terça-feira, 25 de julho de 2017

Debate no VII Casarão dos Pontos de Cultura abre oficinas


Roda de conversa teve como tema ‘Políticas públicas dos pontos de cultura’, ministrado por Taciana Portela



por DANIELA BATISTA
e GABRIELA RAMOS

O 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) conta com diversas opções para entretenimento do público que visita a cidade, e também está oferecendo cursos de formação cultural. Para dar um marco de início a essas formações, nesta segunda-feira (24), foi realizado um debate em um dos locais dos cursos, no VII Casarão dos Pontos de Cultura, localizado na Escola Estadual Henrique Dias. Além do Casarão, a Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e Praça Souto Filho também recebem as oficinas.

Oficineiros, artistas e fazedores de cultura de Garanhuns marcaram presença na roda de conversa, ministrada por Taciana Portela, gerente de Políticas Culturais da Secretaria Estadual de Cultura. “Sabemos que o grande desafio das organizações culturais é não esmorecer diante das dificuldades e buscar oportunidades para levar adiante a sua arte, a sua cultura, com a sua beleza e sua riqueza”, disse. O debate teve como tema principal “Políticas Públicas dos pontos de cultura”. Taciana fez parte do Ministério da Cultura durante as duas gestões do Governo Lula. “Trabalhamos a cultura sobre três prismas: perspectiva sobre o simbólico, a perspectiva da cidadania e sobre a perspectiva da economia da cultura”, finalizou.
Inês Sobral é empresária de uma loja online e está participando da oficina “Foto Celular no Mundo Cultural” e comenta que o curso vai ajudar numa maior produção de renda. “Minha expectativa é melhorar as formas de fotografar nas redes sociais para ajudar no desenvolvimento e desempenho da minha loja”, afirmou. Oficinas nas áreas de gestão cultural, fotografia, audiovisual, dança, literatura, música e artesanato estão sendo oferecidas. A iniciativa é da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns.
Foto: Daniela Batista – Secom/PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário