O primeiro webinário promovido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro, superou as expectativas de público. Durante a live realizada na tarde da última segunda-feira (5), que abordou a temática da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em Pernambuco, foi ultrapassada a marca de 1,5 mil visualizações no canal do YouTube do órgão, com pico de quase 400 pessoas assistindo ao evento simultaneamente, dentro e fora do Estado.
A secretária Érika Lacet comemorou o alcance da iniciativa. “Essa primeira edição do webinário foi um sucesso! Tivemos um público excelente, muito além do que imaginávamos. É gratificante ver que nossa programação foi prestigiada por tantas pessoas, de tantos locais diferentes, que elogiaram os conteúdos transmitidos pelos palestrantes e interagiram durante toda a duração do encontro. Agora, vamos começar a pensar nas próximas edições, sempre buscando pontos relacionados à atuação do controle interno no Governo do Estado”, avaliou.
Para ela, o tema escolhido para iniciar essa fase de atividades online da Controladoria colaborou para o resultado positivo do webinário. “A LGPD é um assunto que está sendo discutido em todas as esferas organizacionais, seja na iniciativa pública ou privada. E como ainda estamos em uma fase tão inicial de vigência, ainda há muito o que se discutir entre todos os agentes envolvidos em sua implementação. O impacto será grande para a administração estadual e, por isso, precisamos tratar todas as suas peculiaridades”.
Abrindo oficialmente o encontro, a secretária de Administração do Estado, Marília Lins, ratificou a relevância do debate e a necessidade da promoção de estratégias de gestão para a proteção dos dados dos cidadãos. “Estamos vivendo um momento de quebra de paradigmas e de mudança de cultura organizacional e social, que exige comprometimento de todos os envolvidos nessa implantação da lei em Pernambuco. É preciso encarar o desafio da LGPD para garantir o direito fundamental de privacidade das pessoas. Nosso foco, enquanto administração pública, será sempre garantir o exercício da cidadania e a melhoria dos serviços prestados”, colocou, adiantando que em breve será editado um decreto instituindo a política estadual de segurança da informação.
Dentro da programação, a primeira palestra foi ministrada por Renato Cirne, gestor governamental de Controle Interno da SCGE e um dos integrantes do grupo de trabalho que elaborou o decreto da PEPDP. Ele falou sobre “Proteção de dados pessoais no Estado de Pernambuco – conceitos, governança e controles”. Em seguida, Marcílio Braz Júnior, professor e fundador da Privacy Academy, abordou o tema “Implantação da LGPD no ambiente organizacional – sistemas, pessoas, processos”. Fechando o encontro, Paulo Pacheco, gerente da área de Segurança da Informação da Secretaria da Fazenda (STI/SEFAZ), relatou a experiência na inserção da LGPD no órgão. O case mostrou boas práticas, desafios e lições aprendidas.
Todo o conteúdo do webinário continua disponível no canal do YouTube da Controladoria de Pernambuco (https://www.youtube.com/watch?v=bjTQ87htMig).
Nenhum comentário:
Postar um comentário