terça-feira, 13 de abril de 2021

Aniversário de Arlindo dos Oito Baixos é lembrado em live sobre seu fole nesta terça (13)

 Conversa sobre legado e salvaguarda do instrumento acontece às 19h, nos canais da Secult-PE e do Cais do Sertão

 


No dia 16 de abril, o sanfoneiro pernambucano Arlindo dos Oito Baixos completaria 79 anos, se vivo estivesse. Patrimônio Vivo de Pernambuco, in memorian, o músico continua sendo uma grande referência para os adeptos e apreciadores de uma tradição musical que teve expoentes como Januário e Luiz Gonzaga, citando os mais famosos. Para marcar a data, a Secult-PE/Fundarpe realiza, nesta terça (13), a transmissão virtual de uma conversa sobre o instrumento que virou símbolo do artista. “O fole de Arlindo dos Oito Baixos - Legado e salvaguarda” está marcada para as 19h, nos canais do Youtube da Secult-PE/Fundarpe (https://www.youtube.com/secultpee do Cais do Sertão (https://www.youtube.com/channel/UCZhfnCCdEV5JoHK6czpmbCQ).


Participam da transmissão Ivison dos Oito Baixos, um tocador caruaruense entusiasta da formação em Oito Baixos, o produtor cultural Anselmo Alves e o músico e pesquisador Leo Rugero. A mediação será feita por Leda Dias, que é pesquisadora da sanfona e atualmente gerente de políticas culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

“A passagem do aniversário de Arlindo traz a possibilidade de conversarmos sobre o instrumento que ele representava como expoente maior aqui no estado de Pernambuco. O fole de oito baixos tem uma importância fundamental para nossa música nordestina, como base para expressões musicais do Nordeste, vinculadas basicamente ao forró, e vemos que grandes nomes começaram com o fole de oito baixos, como Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Sivuca”, afirma a mediadora do encontro virtual desta terça.

Segundo Leda Dias, a relação do fole com o Nordeste brasileiro vai além da simples adoção do instrumento. “Aqui ele recebeu uma a afinação diferenciada. Ou seja, existe uma característica peculiar para o fole de oito baixos no Nordeste brasileiro. Então a gente deve conversar um pouco sobre isso, a importância como patrimônio e também a situação atual. Discutir o que a gente espera no mercado da música para o fole de oito baixos, quando a gente vê artistas jovens, como Ivison, que é um excelente tocador, desenvolve um trabalho sobre o instrumento e reinventa essa arte do fole dos oito baixos”, concluiu.


Serviço

O fole de Arlindo dos Oito Baixos - Legado e salvaguarda

Terça (13/4), às 19h

Canais do YouTube da Secult-PE/Fundarpe e do Cais do Sertão

Acesso livre


--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3118 / 3184.3107 / 3184.3089

Nenhum comentário:

Postar um comentário