segunda-feira, 13 de março de 2023

A consolidação política dos Gouveia

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Nas eleições de 2016, Marcelo Gouveia venceu a disputa pela prefeitura de Paudalho, quebrando um hiato de vários anos do seu grupo político longe do poder no comando da cidade. Dois anos depois, em 2018, ele decidiu lançar o seu irmão, Gustavo, como candidato a deputado estadual. Com a abertura das urnas, mais de 50 mil votos e o início da construção regional do grupo na Mata Norte.

Nas eleições de 2020, nova importante vitória, Marcelo foi reeleito com uma expressiva votação, e ampliou a presença de Gustavo em diversas regiões do estado. Em 2022, eles ensaiaram um apoio a Miguel Coelho mas depois migraram para o palanque de Marília Arraes, e Gustavo acabou reeleito com mais de 66 mil votos. Apesar de ter apoiado Marília, Gustavo não encontrou obstáculos na construção de sua candidatura ao cargo de primeiro-secretário da Alepe, e acabou eleito com a unanimidade dos votos para o segundo cargo mais importante da Casa de Joaquim Nabuco.

Extremamente disciplinados, os Gouveia subiram de patamar na política estadual, e poderão ter uma nova construção política a partir de agora, com uma eventual candidatura de Gustavo a prefeito de Carpina, cidade mais importante da Mata Norte em 2024, e posteriormente a construção da candidatura de Marcelo a deputado federal em 2026. Vale salientar que no próximo ano Marcelo será presidente da Amupe, o que conferirá ao grupo uma capilaridade política ainda maior.

Se continuarem no ritmo de trabalho e de crescimento político, não será surpresa em um médio prazo um dos integrantes da família ocuparem posto de destaque ainda maior na política pernambucana, pois ascenderam de forma meteórica mas com um alicerce sedimentado que garante um significativo protagonismo político no estado tanto ao prefeito Marcelo quanto ao primeiro-secretário Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário