Durante todos os dias de programação do Viva Dominguinhos 2019, que acontece de 25 a 27 de abril, a Prefeitura de Garanhuns estará desenvolvendo diversas ações para atender as demandas da população e garantir a realização de mais uma edição do evento, já consolidado como “A Abertura do São João do Nordeste”. Vários órgãos definiram a logística para garantir os atendimentos nas áreas de saúde, acessibilidade e defesa dos direitos da população.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) disponibilizará 17 profissionais para atuar no apoio social na Praça Mestre Dominguinhos, por meio de abordagens de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Durante o período noturno os profissionais estarão identificados, conscientizando comerciantes de alimentos e bebidas sobre a importância do combate à venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes e ao trabalho infantil.
A equipe também vai atuar nas portarias de acesso ao principal polo de shows, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal; com o intuito de identificar crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade e risco, e realizando encaminhamentos para o Conselho Tutelar de Garanhuns.
Além disso, a SASDH vai disponibilizar um Centro de Acolhimento Noturno para crianças e adolescentes que apresentarem algum tipo de vulnerabilidade durante o evento; funcionando no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, durante os três dias de programação, a partir das 20h, até o fim dos shows da Praça Mestre Dominguinhos. O espaço conta com dois educadores sociais, incluindo materiais sócio pedagógicos e lúdicos, colchões, cobertores e lanches para os acolhidos.
Uma equipe técnica do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) vai atuar no Palco Canta Dominguinhos durante o dia, buscando a conscientização de garanhuenses, turistas e comerciantes. No local, será realizada a distribuição de material informativo, colagem de cartazes e botons adesivos relacionados à violação dos direitos das crianças e adolescentes.
Saúde — Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estará de prontidão para os atendimentos de urgência e emergência na Praça Mestre Dominguinhos; entre entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.Também ficarão à disposição duas ambulâncias da frota municipal, para casos em que seja necessária a remoção de pacientes. O Palco Canta Dominguinhos vai contar com uma equipe de profissionais da pasta e uma ambulância para eventuais atendimentos. Nos dois dias de programação no local, o setor de Vigilância em Saúde também realiza uma ação de prevenção, repassando orientações sobre tuberculose.
Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai dispôr de uma equipe, com apoio da Unidade de Suporte Básico (USB), na Praça Mestre Dominguinhos. A base do Samu, também estará no suporte das demandas, com equipe atendendo aos chamados por meio do número 192. Durante a sexta e o sábado, os profissionais estarão presentes no Palco Canta Dominguinhos, no Colunata.
A Vigilância Sanitária estará em regime de plantão, fiscalizando as condições higiênicas e sanitárias das barracas dos comerciantes de alimentos e bebidas, além dos bares, restaurantes, hotéis e motéis. Também será analisada a validade e acondicionamento dos alimentos, certificando de que estes estão adequados para o consumo da população.
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário