A secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório, destaca que os dados epidemiológicos também impactam diretamente na taxa de ocupação dos leitos clínicos de retaguarda e UTI. “Tivemos uma redução considerável na ocupação dos leitos de retaguarda, que estavam todos lotados no fim de maio e hoje apresentam níveis inferiores a 40%. Esta redução também ocorreu de forma menos significativa, mas não menos importante, nos leitos de UTI, com a taxa de ocupação em níveis superiores a 80%”, completa a secretária.
Ampliação da testagem - Com o aumento da capacidade de testagem de pacientes sintomáticos, e entrega do resultado em até uma hora, é possível ter um diagnóstico próximo ao real do número de pessoas infectadas, por meio da confirmação e monitoramento dos casos positivos no município. Este trabalho confere um maior grau de confiabilidade aos números, possibilitando que sejam planejadas as próximas ações e medidas de combate ao vírus.
Os últimos indicadores vêm após a intensificação da vacinação, além da adoção de medidas mais restritivas pelo Governo Municipal durante as semanas com maior número de casos. “Este é um momento fundamental, onde estamos acelerando a vacinação em nosso município, e também não podemos relaxar nas medidas de prevenção. Os números não querem dizer que estamos em uma situação tranquila, mas este é o caminho a seguir para superar a pandemia e salvar vidas em Garanhuns”, finaliza o prefeito Sivaldo Albino.
Texto: Aquilles Soares
Arte: Lucas Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário