Roda de conversas, sarau e recital poético compõem a grade, que tem início nesta quinta-feira (18/05) na Praça Mestre Dominguinhos
Facilitar o acesso a produção literária, a troca de experiência com autores, além de incentivar o hábito da leitura entre o público de todas as idades é o foco do Sesc Garanhuns. A Unidade, através do seu Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, leva programação para a III Bienal Internacional do Livro do Agreste Meridional a partir desta quinta-feira (18/05) até o dia 21 de maio. As atividades acontecem das 10h às 21h na Praça Mestre Dominguinhos, no centro. Organizada pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), a iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal e da instituição.
A abertura das atividades acontece às 10h com um recital poético comandado pelo músico e compositor Alexandre Revoredo e pela atriz Stephany Metódio. A dupla, que se apresenta novamente às 16h, integra o Coletivo Tear. Já às 20h acontece o projeto Arte da Palavra com o circuito Oralidades e, logo após, o sarau “Quebrando o Silêncio” com o poeta Jânio Silva, do Espírito Santo. A performance cria um espaço onde o público tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos ou declamar versos de outros autores.
Na sexta-feira (19/05), a contadora de histórias Yalle Feitosa aporta no auditório da Bienal às 16h para roda de leitura de autores pernambucanos para crianças. À noite, às 19h, o espaço recebe o grupo de contação de histórias do Sesc para nova roda de leitura, dessa vez direcionada aos adultos.
“Propomos uma programação que favoreça a reflexão, a discussão e a experimentação da literatura. O Sesc tem uma política de literatura voltada ao engajamento do público que permanece à margem da produção literária”, explica o supervisor de Cultura da Unidade de Garanhuns Josimar Araújo.
O stand do Sesc recebe no dia 20 de maio a técnica de Literatura da instituição, Marcilene Pereira, para roda de leitura de autores pernambucanos para crianças às 11h e às 16h. O encerramento da programação da Unidade acontece na Praça Mestre Dominguinhos no dia seguinte (21/05) com Yalle Feitosa. A contadora realiza duas rodas de conversas para o público infantil, a primeira às 11h e a última às 16h. A programação completa pode ser conferida no site da instituição (www.sescpe.org.br).
Laboratório - Em 2008 foi implantado em Garanhuns o Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte que atua como espaço permanente de criação e desenvolvimento literário. Durante o ano, são desenvolvidos projetos que incluem encontros e conversas com escritores, rodas de leituras, debates, ações formativas e apresentações artísticas, atendendo os moradores de Garanhuns e de regiões vizinhas. As ações divulgam e reforçam o valor da literatura produzida no Brasil com ênfase nos escritores pernambucanos. Em 2016, a Unidade foi contemplada com o Prêmio Sesc de Literatura na categoria Conto. O concurso premiou o garanhuense Mário Rodrigues que terá sua obra em circulação nacional.
Serviço:
Programação do Sesc na III Bienal do Livro do Agreste Meridional
Data: 18 a 21 de maio de
Local: Praça Mestre Dominguinhos
Programação completa: www.sescpe.org.br
Acesso gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário