domingo, 28 de fevereiro de 2021

COVID-19: Pernambuco registra 1.455 novos casos da Covid-19 e 29 mortes

 Por: Portal da Folha de Pernambuco



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sábado (27), 1.455 casos da Covid-19. Entre os novos infectados, 62 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.393 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 298.859 casos confirmados da doença, sendo 32.430 graves e 266.429 leves.

Também foram confirmados 29 óbitos, ocorridos entre os dias 1º de setembro de 2020 e 26 de fevereiro de 2021. Com isso, o Estado totaliza 10.974 mortes pela Covid-19.

As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Araripina (2), Brejo da Madre de Deus (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Camaragibe (1), Carpina (1), Caruaru (1), Garanhuns (1), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (4), Olinda (1), Ouricuri (1), Passira (1), Paulista (1), Petrolina (1), Recife (7), Riacho das Almas (1), São Caitano (1), São Lourenço da Mata (1), Timbaúba (1). Com isso, o Estado totaliza 10.974 mortes pela doença.

Já os pacientes tinham idades entre 35 e 101 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (1), 40 a 49 (4), 50 a 59 (2), 60 a
69 (2), 70 a 79 (8) e 80 ou mais (12). Do total, 18 tinham doenças pré-existentes: diabetes (6), doença cardiovascular (14), hipertensão (1), doença renal (2), doença respiratória (1), doença hepática (1), tabagismo/histórico de tabagismo (1), imunossupressão (1) e obesidade (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais seguem em investigação.

ERRATA - A Secretaria de Saúde de Pernambuco retifica o número de pessoas vacinadas divulgados na última sexta-feira (26.02). A quantidade correta de trabalhadores da saúde que já foram imunizados é de 233.335 e não de 283.607 como foi divulgado no boletim epidemiológico de ontem. Por conta disso, o número total de pernambucanos imunizados até a última sexta no Estado é de 390.880. O número de doses aplicadas até este sábado ainda será atualizada ao longo do dia.

Mais da metade dos recifenses a partir dos 75 anos já tem vacina agendada

 

Foto: Marcos Pastich

No primeiro dia de vacinação para idosos a partir de 75 anos, na capital pernambucana, o prefeito João Campos acompanhou, na tarde deste sábado (27), o processo de imunização nos novos drives-thru e salas de vacinação. No Parque de Exposições de Animais, no Cordeiro, o gestor municipal comentou que mais de 50% do novo público contemplado pelo Plano Recife Vacina já está com a imunização agendada pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. Também hoje, novos pontos para vacinação dos grupos prioritários começaram a funcionar na cidade, totalizando 16, com ampliação de cinco para nove pontos de drive-thru, garantindo maior descentralização do serviço.

“Nós já temos, em menos de 24 horas, mais da metade das pessoas com mais de 75 anos já agendadas para se vacinar nos próximos dias. Isso mostra a eficiência do nosso time e a coragem de fazer aquilo que é certo, poder antecipar decisões e salvar vidas”, destacou o prefeito. “Hoje é um dia de muita esperança. Nós tomamos uma decisão desde o início de poder fazer tudo de maneira digital, com isso, a gente consegue organizar o fluxo de pessoas e garantir que todos os recifenses terão direto à vacina. Com isso, a gente consegue antecipar decisões. Aqui eu quero parabenizar a toda a nossa equipe que conseguiu fazer um trabalho dedicado, ousado e com muita responsabilidade. A vacina é a única forma de a gente conseguir vencer essa pandemia e temos que ter muita responsabilidade, defender e dizer aos recifenses que vamos juntos vencer a pandemia”, completou o prefeito.

O Recife chegou a 91.584 doses da vacina aplicadas, totalizando 75.095 recifenses vacinados, dos quais 16.489 já tomaram a primeira e a segunda dose, completando o esquema vacinal. A vacinação drive-thru agora está disponível no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; e Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira. Os drives também continuam funcionando no Parque da Macaxeira, no Geraldão, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; e no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.

Seu João Liberato, de 75 anos, fez o agendamento no Conecta Recife assim que o sistema foi liberado, no início da noite da sexta, e hoje pela manhã já estava no local escolhido por ele. “Foi muito fácil o processo, consegui na segunda tentativa, sem dificuldade. Vim animadíssimo, com muita esperança, porque nos últimos meses eu estava tolhido em casa. Esse dia já está guardado na memória desde quando cheguei a este local”, declarou, enquanto aguardava a técnica de enfermagem preparar a dose no Parque de Exposições de Animais, no Cordeiro.

Além dos pontos onde a pessoa não precisa descer do veículo, a Secretaria de Saúde oferece salas de vacina em outros pontos: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo. Os outros centros continuam funcionando na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

A aposentada Darci Bezerra, de 78 anos, mora no Espinheiro e também foi se vacinar no Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro, no fim da tarde deste sábado. Acompanhada por duas irmãs, foi para casa aliviada: “achei que as profissionais conduziram tudo da melhor forma, está tudo bem organizado. Estou muito feliz, isso para mim é um presente, já fico mais sossegada. Nesse tempo todo o que tenho feito é confiar em Deus, porque na minha casa somos três pessoas de idade, três irmãs”.

Já a aposentada Maria do Socorro Pessoa, também de 78 anos, mora em Dois Irmãos, e ficou emocionada durante o processo de imunização no Cordeiro. “Graças a Deus chegou a minha vez, fiquei emocionada, ainda estou, estou trêmula! O atendimento foi ótimo”, disse ela.

No drive-thru do Parque, quem foi vacinada também foi Marluce Leal, 76 anos. “Eu estou muito bem, esperei muito por isso, porque eu gosto é de passear. Agora vou ficar menos medrosa e receosa. Não doeu nada e eu não sou medrosa para tomar remédios não. Estou doida para me livrar dessa agonia essa pandemia, porque a pessoa vive agoniada, sem poder nem esbarrar nos outros”, desabafou.

O agendamento deve ser realizado através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. A população residente no Recife poderá fazer o cadastro e, se estiver entre os grupos prioritários, agendar o dia, hora e local para receber a imunização. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

Proposta de iniciativa do vereador Thiago Paes proibe uso da linguagem neutra ou não binária dentro do ensino da Língua Portuguesa em escolas públicas e privadas de Garanhuns; cursos de Letras da UPE e UFAPE criticam

 Com informações do Portal V&C Garanhuns



Um projeto de lei apresentado pelo vereador Thiago Paes começou a tramitar pela Câmara Municipal de Garanhuns e já está causando polêmica.

De acordo com o texto, o projeto visa proibir a denominada “linguagem neutra” do dialeto não binário ou de qualquer outra que descaracterize o uso da norma culta, na grade curricular e no material didático das instituições públicas municipais do ensino básico e/ou no ensino infantil das instituições privadas de Garanhuns.

Ainda segundo o projeto de Paes, a medida, se aprovada, visa garantir ao estudante de Garanhuns o aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta e orientações legais de ensino estabelecidas com base no Vocabulário da Língua Portuguesa (Volp), nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e no Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, de 16 de dezembro de 1990, ratificado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O projeto ainda estabelece sanções aos órgãos municipais de ensino, as instituições privadas de ensino e aos profissionais de educação que  ministrarem a linguagem neutra ou não binária nas escolas, o que, segundo ele, prejudicaria direta ou indiretamente, seu aprendizado da norma culta da língua portuguesa.



CURSOS DE LETRAS DA UPE E UFAPE CRITICARAM DURAMENTE A INICIATIVA DO VEREADOR THIAGO PAES

Em nota conjunta, os cursos de Letras da UPE e UFAPE fizeram duras críticas ao projeto de lei capitaneado pelo vereador Thiago Paes, chamando a iniciativa de um claro ataque às minorias sobretudo aos transexuais e não-binários, ou seja, pessoas que não se identificam nem com o gênero masculino, nem com o feminino ou ainda, alguém que está entre os sexos ou além, ou é uma combinação de gêneros.

 Na nota, os dois cursos afirmam que não há sentido vedar a prática da linguagem neutra ou não binária no ensino da Língua Portuguesa nas escolas de Garanhuns simplesmente porque essa forma de comunicação não faz parte da grade curricular do ensino de Português nas escolas. 



O QUE É A LINGUAGEM NEUTRA:

A linguagem neutra, ou linguagem não binária, é uma discussão que propõe uma modificação na língua portuguesa para incluir pessoas trans não binárias, intersexo e as que não se identificam com os gêneros feminino e masculino. A ideia é criar um gênero neutro para ser usado ao se referir a coletivos ou a alguém que não se encaixa no binarismo.

O portal fez contato com o vereador para esclarecer a proposta, mas, até o fechamento desta reportagem, não havíamos obtido resposta

PREFEITURA DE GARANHUNS DÁ CARGA TOTAL NO DISTRITO DE SÃO PEDRO

 



Depois do Viana & Moura e do Loteamento Manoel Camelo, na área da Cohab II, a Operação Carga Total chega ao distrito de São Pedro.

Servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, à frente Fá Albino, estão no distrito desde sexta-feira, retirando entulhos, fazendo capinação, terraplenagem em ruas sem pavimentação e desenvolvendo outras ações que irão beneficiar os moradores da comunidade.

A operação, idealizada pelo prefeito Sivaldo Albino também levou caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento de água em casas mais afastadas do distrito.

Logos os serviços irão beneficiar outros bairros da cidade. Com informações do Roberto Almeida.


Sargento do 71º BI Mtz Morre em Acidente de Moto em Lagoa do Ouro

 

Um acidente ocorrido por volta das 17h30min desse sábado, dia 27, levou a óbito um Militar do 71º BI Mtz.

O sargento Robislan Araújo Barbosa, de 22 anos, conduzia uma moto pela zona rural de Lagoa do Ouro em direção ao Povoado Campo Alegre quando perdeu o equilíbrio ao passar por umas pedras e caiu. Robislan morreu devido à gravidade dos ferimentos.

O Instituto de Criminalística compareceu ao local e após perícia, o corpo do Sargento foi encaminhado para o IML, em Caruaru. (Com informações do Comando Policial. CONFIRA)

Garanhuns / IPSG participa de Curso Preparatório de Certificação de Gestores

 Curso visa formação e qualificação na área de investimentos e obtenção da certificação do CGRPPS  



Durante os dias 24 e 25 deste mês de fevereiro, a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns, Claudomira Andrade e a assessora especial da presidência, Jullye Diniz, participaram do Curso Preparatório de Certificação de Gestores de CGRPPS - Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social, imprescindível à gestão do RPPS. O curso, que aconteceu em João Pessoa-PB, foi uma realização da Lema - Consultoria de Investimentos, onde o principal objetivo foi a formação e qualificação na área de investimentos dos recursos de RPPS. 


O Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, é um sistema de previdência, estabelecido no âmbito de cada ente federativo, que assegura por lei, a todos os servidores titulares de cargo efetivo, os benefícios de aposentadoria e pensão por morte, previstos na Constituição Federal. 


Claudomira fala da importância de qualificações como esta: “Para que possamos cumprir  nossas funções com o máximo de aproveitamento e colocarmos o IPSG nos trilhos, precisamos cada vez mais de cursos específicos como este”, explica a presidente do instituto.


Texto: Mayara Carrilho 

Fotos: Secom/IPSG

Boletim Covid-19 – 27/02/2021 | Prefeitura de Garanhuns



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram notificados 18 casos da Covid-19; e mais seis pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros 11 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação.

Até hoje, 3565 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1549 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 80 a 84 anos, trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, e demais trabalhadores atuantes em laboratórios de análises clínicas.

Ao todo, já foram confirmados 6832 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 123 pessoas vieram a óbito, 6437 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 135 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 11386 testes pela rede municipal.

Atualmente, o município dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais encontra-se em 20%.


Arte: Lucas Monteiro

sábado, 27 de fevereiro de 2021

VEREADOR ERIVAN PITA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE RELATÓRIO APRESENTADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GARANHUNS

A Secretaria de Saúde do município apresentou na manhã de ontem, 26/02, um relatório detalhado do quadrimestre anterior da referida secretaria. Foram apresentados dados sobre recursos aplicados, auditorias realizadas bem como os serviços e indicadores de saúde dos munícipes, na ocasião o vereador Erivan Pita acompanhou atentamente ás explanações da secretária Catarina Tenório e equipe

O parlamentar se mostrou bastante empenhado em trabalhar mais pela saúde pública em Garanhuns, inclusive o mesmo já havia apresentado o Requerimento 007/21 que solicita agilidade e o aumento da oferta de exames para a população, que uma vez atendido vai ajudar ás pessoas a realizarem seus procedimentos médicos mais rápidos, melhorando assim a continuidade de seus tratamentos.

Cinquentinha roubada é recuperada durante fiscalização em Venturosa

 O ciclomotor, roubado há 2 anos em Arcoverde, não tinha placa e era conduzido por uma mulher


Uma condutora inabilitada foi detida com uma cinquentinha Shineray pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta sexta-feira (26/02/2021), na BR 424 em Venturosa, Agreste de Pernambuco. O ciclomotor havia sido roubado em junho de 2018 em Arcoverde.

Ao ser abordada, a condutora relatou que havia pegado a cinquentinha emprestada com uma amiga, vizinha sua, e que não tinha conhecimento acerca da situação do veículo. 

Diante dos fatos, a mulher e o ciclomotor foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Arcoverde, que investigará o caso.

Prefeitura vai Instalar 200 Novos Contêineres em Garanhuns

  

Buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, está trabalhando para ampliar o número de contêineres de coleta de lixo no Município. A medida atende à solicitação de moradores de vários Bairros da Cidade.

A Ação acontece em parceria com a Locar Saneamento Ambiental, empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos em Garanhuns há cerca de 24 anos. Ao todo, 200 unidades de contêineres serão distribuídas em pontos estratégicos da Cidade, a serem definidos pela pasta de Infraestrutura a partir da solicitação da população.

“Está sendo realizado um mapeamento das necessidades de cada bairro, para divisão dos equipamentos. Alguns deles já foram instalados no Viana e Moura e no Manoel Camelo, durante a Operação Carga Total, que vem sendo realizada nas localidades neste mês de fevereiro”, registrou a Assessoria. Os distritos de Iratama e Miracica também já foram beneficiados com a instalações dos coletores de lixo. O telefone da Prefeitura de Garanhuns é o 3762-7000.  (Com informações de André Vinícius Ferreira e imagens de Thomas Ravelly/SECOM/PMG)

Sesc encerra fevereiro com atividades de lazer e recreação no interior de PE

 Unidades de Arcoverde, Caruaru e Garanhuns realizam o projeto Sesc Lazer neste domingo (28/02). Ingressos podem ser adquiridos por antecipação 

 


O último domingo do mês de fevereiro será de lazer e recreação para o público em quatro cidades do Interior pernambucano. O Sesc promove em Arcoverde, no Sertão, e em Caruaru e Garanhuns, no Agreste, o projeto Sesc Lazer, neste dia 28. Em Arcoverde, as atividades começam às 9h e seguem até as 15h; em Caruaru e Garanhuns, das 10h às 15h.

 

Nas unidades, o público tem à disposição as áreas de lazer e os parques aquáticos. As cantinas abrem para a compra de bebidas e petiscos. Cada uma delas tem uma programação de atividades recreativas. Em Arcoverde, tem sinuca, pebolim e tênis de mesa; Caruaru promove brincadeiras lúdicas para as crianças e jogos recreativos como o Twister e o Jogo da Velha!; e Garanhuns realiza sessões de Hidrodance e desafios divertidos.

 

Os ingressos custam R$ 10; os trabalhadores do comércio e seus dependentes com o Cartão do Sesc atualizado têm desconto e pagam R$ 5. Em Caruaru, os preços das entradas são de R$ 4 para os comerciários e dependentes e de R$ 8 para o público geral, que ainda paga R$ 10 para o acesso às piscinas. Os ingressos podem ser adquiridos por antecipação nas Centrais de Relacionamento com o Cliente das unidades até sexta-feira (26).

 

Sesc - Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital

(https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas.

Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

 

Serviço: Sesc Lazer em Arcoverde, Caruaru e Garanhuns

Data: 28 de fevereiro

Vendas antecipadas de ingressos na Central de Relacionamento com o Cliente das unidades

 

Arcoverde: Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, Centro

Ingressos: R$ 5 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 10 (público geral)

Horário: das 9h às 15h

Informações: (87) 3821.0864

 

Caruaru: Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis

Ingressos: R$ 4 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 8 (público geral + R$ 10 para acesso às piscinas)

Horário: das 10h às 15h

Informações: (81) 3721.3967

 

Garanhuns: Rua Manoel Clemente, 136, Centro

Ingressos: R$ 5 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 10 (público geral)

Horário: das 9h às 15h

Informações: (87) 3761.2658

Audiência pública da Secretaria de Saúde foi realizada na Câmara Municipal de Garanhuns

 Prestação de contas referente aos meses de setembro a dezembro de 2020 foi apresentada hoje (26)


A Secretaria de Saúde de Garanhuns apresentou, nesta sexta-feira (26), o relatório de gestão referente ao terceiro quadrimestre de 2020, que compreende os meses de setembro a dezembro do ano passado. A prestação de contas obrigatória atende às determinações do artigo 36º da Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012, e seguiu as normas preventivas de contágio pela Covid-19 vigentes.

A audiência foi conduzida pela secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório, e pelo secretário-adjunto da pasta, Paulo Mendonça. Estiveram presentes na apresentação o presidente da Câmara, Johny Albino, além de demais vereadores, conselheiros municipais, servidores da Secretaria de Saúde e população em geral 

Na ocasião, foram apresentados dados de atuação ao longo dos últimos quatro meses de 2020, com foco em áreas como enfrentamento à pandemia da Covid-19; Atenção Básica, Saúde Bucal, Saúde Mental, Centro de Especialidades de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), entre outros. Após a apresentação, a equipe da Secretaria esclareceu dúvidas dos participantes acerca dos dados expostos. 

“Estamos aqui para que seja realizada esta prestação de contas, conforme previsto em lei. Mas sobretudo, nosso desejo é ouvir as demandas da população e as críticas construtivas, para que de forma conjunta possamos estruturar e melhorar a saúde em Garanhuns”, pontuou a secretária Catarina Tenório.

Texto e fotos: Aquilles Soares

Rede de Ouvidorias de Pernambuco tem primeira reunião de 2021

Realizada na manhã da última quinta-feira, dia 25, a 1ª Reunião da Rede de Ouvidorias Estadual no ano de 2021. Promovido de forma virtual pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), o encontro foi marcado pela apresentação detalhada do planejamento estratégico para o triênio 2021-2023; orientações sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD); lançamento de programa motivacional; além de homenagens para as 62 unidades que fazem parte da rede.

Aberta pela secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e ouvidora-geral, Érika Lacet, a reunião contou com mais de 50 participantes. Ao dar as boas-vindas, ela agradeceu ao empenho dos ouvidores no trabalho realizado em 2020, ressaltando ter sido um ano de desafios e superação por conta da pandemia da Covid-19. Na ocasião, Érika Lacet reforçou a necessidade de engajamento de todos também na execução das estratégias estabelecidas para a Rede, que corresponde ao período de 2021 a 2023.


“A partir de agora, temos objetivos bem definidos, construídos com a colaboração das ouvidorias e o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). É uma nova forma de gerir, que vem fortalecer a estrutura já eficaz e eficiente de atendimento ao cidadão pernambucano”, frisou, enfatizando ser importante ter em mente que esse não é um processo estático e, por essa razão, deverá sofrer ajustes sempre que necessário.


Detalhes no mapa do planejamento estratégico da Rede foram apresentados pela diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE/SCGE), Elisa Andrade. “Organizado de forma participativa, o plano propõe que as ouvidorias atuem com um objetivo único, tendo como foco a missão, a visão e os valores estabelecidos. A proposta é crescer em conjunto, de maneira estruturada”, explicou.


Durante a reunião, a diretora também falou sobre a postura a ser adotada pelas ouvidorias para o cumprimento da LGPD. De acordo com Elisa, na primeira quinzena do próximo mês de março deverá ser disponibilizado nos canais de Ouvidoria do Poder Executivo estadual um formulário específico para atender as demandas referentes à LGPD. “Faremos uma oficina para o repasse de orientações sobre os procedimentos dos registros e tramitação dos pedidos relacionados a dados pessoais”, reforçou.


TREINAMENTO – Na sequência, a gestora governamental da DOGE, Luciana Silva, apresentou o “Programa Simplificado de Alta Performance”, que será desenvolvido com um grupo de 12 ouvidores da Rede. “Por meio desse programa, os participantes terão maior clareza dos seus resultados atuais e do caminho que precisarão percorrer para conquistar objetivos pessoais e profissionais”, esclareceu.


Ela destacou, ainda, que a atividade tem como objetivos o autoconhecimento; o aumento do nível de satisfação e autorresponsabilidade; a troca de experiência entre os participantes; a melhoria dos relacionamentos interpessoais; a elevação da performance individual e da equipe; e a solução de problemas e no atingimento dos objetivos estratégicos institucional. Ao todo serão cinco encontros, com início no dia 23 de março próximo.


TRIBUTO – Finalizando a programação, a diretora Elisa Andrade conduziu a cerimônia em homenagem para as 62 ouvidorias que integram a Rede. “Especialmente num ano atípico, quando conseguimos vencer desafios com excelência, nosso reconhecimento vai para todas as ouvidorias e suas equipes. O trabalho não parou, muito pelo contrário, ampliamos o atendimento para responder, num prazo de 24 horas, as demandas relacionadas às ações do Governo do Estado no combate ao novo coronavírus. A todas as ouvidorias, nosso agradecimento”, enfatizou.


Em momento de muita emoção, a coordenadora da Rede de Ouvidorias da DOGE, Maria Luiza Trindade, fez a leitura do texto da “Menção Honrosa” e do cordel criado especialmente para corroborar a homenagem aos ouvidores. Da equipe da DOGE, também estiveram presentes na reunião, Zélia Correia, Vanessa Lins e Ana Luiza Trapiá, que respondem, respectivamente, pela Coordenação de Atendimento ao Cidadão, Coordenação do Serviço de Informação ao Cidadão e chefe da Rede de Ouvidorias.


Boletim Covid-19 – 26/02/2021 | Prefeitura de Garanhuns


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um óbito por Covid-19, nesta sexta-feira (26), em Garanhuns. O óbito foi de uma pessoa com mais de 91 anos, que já havia sido diagnosticada com a doença, e ocorreu na terça-feira (23), em unidade da rede particular.

Também foram notificados outros 16 casos da Covid-19; e mais oito pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros oito casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação.


Até hoje, 3565 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1549 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para idosos com 80 a 84 anos, trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais, profissionais que trabalham no modelo de assistência ‘home care’, e demais trabalhadores atuantes em laboratórios de análises clínicas.


Ao todo, já foram confirmados 6803 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 123 pessoas vieram a óbito, 6431 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 132 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 11368 testes pela rede municipal.


Atualmente, o município dispõe de 50 leitos clínicos, sendo 32 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos municipais encontra-se em 14%.


Arte: Lucas Monteiro

Érika Lacet faz palestra para empresários da construção civil

convite da diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE), a secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet, faz palestra nesta segunda-feira, dia 1 de março, para empresários do setor. No encontro, que será realizado a partir das 12h, na sede da instituição, na Ilha do Leite, ela abordará o tema “Programa de Integridade nas contratações públicas”.

Recentemente, a secretária Érika recebeu em seu gabinete, o presidente do Sinduscon-PE, Érico Furtado Filho, e seu vice, Antônio Cláudio Sá Barreto Couto, onde trataram de assuntos de interesse da categoria, como ações de compliance e cronologia de pagamento das obras públicas. Projetos em parceria, vêm por aí.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Motorista inabilitado e com carro adulterado é detido em Garanhuns

 Documentação do veículo estava adulterada; Veículo havia sido roubado no Ceará


Um homem inabilitado foi detido com veículo adulterado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (25/02/2021), na BR 424, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco. O carro havia sido roubado na cidade de Fortaleza, Ceará em fevereiro de 2016. 

Em uma ação de fiscalização de combate ao crime, realizada do quilômetro 100 da rodovia, policias abordaram um veículo. O motorista apresentou o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) com indício de falsificação, após análise dos sinais identificadores do veículo, ficou constatado que ele havia sido roubado no estado do Ceará.   

O condutor informou aos policiais rodoviários federais que havia comprado o veículo em um leilão, tendo pago a quantis de R$35.000 mil, em espécie e que não possuía o Certificado de Registro de Veículo (CRV), pois não havia quitado o veículo ainda. 

Diante da contradição das informações, das provas de adulteração do veículo e no documento, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil de Garanhuns, que investigará o caso.

Vereadora Luzia da Saúde apresenta requerimento que defende a revisão da lei 3.620/2008

 

A vereadora Luzia da Saúde – PTB apresentou esta semana na casa Raimundo de Moraes um requerimento que defende à revisão da lei municipal 3.620/2008, que rege o plano diretor participativo de nosso município.

O que justifica este requerimento é a necessidade da realização de uma manutenção do mesmo, uma vez que esta lei deveria ter sido revisada ao completar 10 anos, ou seja, em 2018, conforme prevê o estatuto da cidade, a lei federal nº 10.257, de 28 de março de 2001. Por se tratar de um instrumento da política urbana ambiental, a revisão do plano diretor possibilitará entre outras ações a orientação de agentes públicos e privados no que se refere a projetos urbanísticos como construções, leis que protejam o meio ambiente, projetos de mobilidade urbana e acessibilidade, bem como fortalecer a economia de nossa cidade; pontua a vereadora.

A vereadora solicitou ainda aos demais vereadores a aprovação do mesmo, bem como o emprenho na cobrança para que o poder executivo acate com urgência esta solicitação, visto que a revisão deste plano diretor está com o prazo de validade vencido há cerca de três anos, e sua aprovação certamente contribuirá com o avanço do crescimento de nosso município.

Por Thiago Lukas – Assessor parlamentar

CORONAVÍRUS: Veja serviços que podem funcionar em Pernambuco durante restrições em todo o território

 Apenas serviços essenciais poderão funcionar no horário determinado pelo Governo do Estado

Por Portal Folha de Pernambuco

Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Com a suspensão de atividades não essenciais entre 22h e 5h em todo o território de Pernambuco, anunciada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (26), apenas serviços como farmácias, postos de gasolina, postos de saúde e repartições públicas podem funcionar no horário determinado.

Segundo decreto do Governo do Estado, a partir deste sábado (27), os serviços estarão proibidos entre 22h e 5h do dia seguinte.

Em 63 municípios do Agreste e do Sertão, a medida é mais abrangente: as atividades não podem funcionar entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e das 17h às 5h aos finais de semana.

A decisão, anunciada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, tem como objetivo conter o novo avanço da doença no Estado. De acordo com o governador, a taxa de ocupação da UTI atingiu 90% nesta sexta-feira.

Veja a lista completa de serviços permitidos, segundo o Governo do Estado:

I - serviços públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os outorgados ou delegados, nos âmbitos dos Poderes
Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas;
II - farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;
III - postos de gasolina;
IV – serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à
prestação de serviços na área de saúde, observados os termos de portaria ou outras normas regulamentares editadas pelo Secretário Estadual de Saúde;
V - serviços de abastecimento de água, gás e demais combustíveis, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet;
VI - clínicas e os hospitais veterinários e assistência a animais;
VII - serviços funerários;
VIII - hotéis e pousadas, incluídos os restaurantes e afins, localizados em suas dependências, com atendimento restrito aos hóspedes;
IX - serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio;
X - serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição, para assegurar a regular atividade dos
estabelecimentos cujo funcionamento não esteja suspenso;
XI - estabelecimentos industriais e logísticos, bem como os serviços de transporte, armazenamento e distribuição de seus
insumos, equipamentos e produtos;
XII - oficinas de manutenção e conserto de máquinas e equipamentos para indústrias e atividades essenciais previstas neste
Decreto, veículos leves e pesados e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos;
XIII - restaurantes, lanchonetes e similares, por meio de entrega a domicílio e para atendimento presencial exclusivo a
caminhoneiros, sem aglomeração;
XIV - serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com defi ciência e/ou difi culdade de locomoção e do grupo de risco, realizados em domicílio ou em instituições destinadas a esse fi m;
XV - serviços de segurança, limpeza, vigilância, portaria e zeladoria em estabelecimentos públicos e privados, condomínios, entidades associativas e similares;
XVI - imprensa;
XVII - serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
XVIII - transporte coletivo de passageiros, devendo observar normas complementares editadas pela autoridade que
regulamenta o setor;
XIX - supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento
alimentar da população