O primeiro caso de infecção por mucormicose em um paciente que teve a Covid-19 foi registrado em Pernambuco. A informação foi divulgada, neste domingo (6), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES)
Segundo o estado, a mulher de 59 anos está internada, desde a sexta (4), na enfermaria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife
Causada por fungos da ordem Mucorales, a doença é conhecida há mais de um século e pode acometer os pulmões e mutilar os seios da face.
Nas últimas semanas, um surto de mucormicose entre pacientes de Covid-19 na Índia tem chamado a atenção do mundo
O infectologista Demetrius Montenegro, que é chefe do setor de doenças infectocontagiosas do Hospital Oswaldo Cruz, ressaltou que a doença ocorre em pessoas com baixa imunidade. Segundo ele, a diabetes é uma comorbidade de risco tanto para Covid-19 quanto para a infecção por fungos.
Ainda segundo o infectologista, apesar da gravidade, a doença não passa de uma pessoa para outra. No Brasil, este ano, já foram notificados 29 casos da mucormicose, dos quais pelo menos quatro são investigados pela associação com a Covid-19.
Do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário