


São 41 sistemas entregues através do Programa Água Doce, do governo federal, em parceria com o Governo do Estado
Mais de 12 mil pessoas do Agreste Meridional de Pernambuco estão agora com acesso à água potável. A melhoria na qualidade de vida dos moradores de comunidades rurais de Iati, Águas Belas e Itaíba tornou-se uma realidade com a entrega de 41 sistemas de dessalinização feita pela governadora Raquel Lyra, nesta quinta-feira (3), ao lado da vice-governadora Priscila Krause, na região que sofre com escassez hídrica. A iniciativa é executada através do Programa Água Doce, que conta com investimento total de R$ 41,5 milhões e é realizado pelo governo federal, em parceria com o Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA). A ação foi iniciada em 2013, teve suas obras paradas, e foi retomada e concluída pelo Governo Raquel Lyra.
”Aqui no Agreste entregamos água de qualidade para uma população que nunca teve acesso e que vai poder ter economia e melhoria da qualidade de vida. Esses sistemas dessalinizadores levarão à população água tratada, para beber, cozinhar, lavar roupa e garantir dignidade às famílias. É importante dizer que era um projeto que estava assinado há 12 anos, e nós, em 2025, tivemos a oportunidade de tirar do papel e virar realidade sem desperdiçar dinheiro público. O Programa Água Doce junta-se a outras iniciativas, como o Águas de Pernambuco, e obras grandes, como a Adutora do Agreste, Adutora do Alto Capibaribe e Adutora de Serro Azul, que causam um impacto positivo muito grande na comunidade”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
Outros 33 sistemas estão em fase de conclusão e deverão ser entregues nos próximos 30 dias, também por meio de convênio firmado entre a SDA e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). “O Programa Água Doce é fantástico. Ele foi planejado e iniciado com o objetivo de aproveitar poços que já foram perfurados e que, por algum motivo, não estavam sendo utilizados, principalmente pela água não ter qualidade para o consumo humano. O poço gera uma expectativa na comunidade e, quando a água não tem qualidade para consumo, as pessoas ficam frustradas. O programa veio para gerar uma nova expectativa positiva e proporcionar dignidade para essas famílias”, comentou o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira.
Ao todo, serão implantados 170 sistemas de dessalinização em Pernambuco, ampliando o abastecimento de água potável nas comunidades rurais do Semiárido, com previsão de atender 57,8 mil pessoas. “O convênio prevê, desde então, 170 dessalinizadores para toda a comunidade do Agreste. Tivemos a determinação de ir buscar esse recurso, de resolver questões burocráticas e técnicas que existiam e, agora, o Governo do Estado faz essa primeira grande entrega do Programa Água Doce. São 41 sistemas que estão sendo entregues neste momento e nos próximos 40 dias serão mais 33 sistemas entregues”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.
Os sistemas do Programa Água Doce utilizam tecnologia avançada para transformar água salobra (salgada) em água potável, adequada ao consumo humano, promovendo a segurança hídrica e o bem-estar das comunidades atendidas. Fabiano Teixeira da Silva, 40 anos, agricultor e morador de Iati, disse que, antes da entrega desses sistemas, tinha que percorrer cinco quilômetros para pegar água. “Íamos de carro pequeno e, quando não tínhamos carro, alugávamos para manter água em casa. Agora melhorou a situação e temos água todos os dias”, contou o morador.
Cada sistema é composto por equipamentos essenciais, como dessalinizadores, bombas dosadoras, reservatórios, chafarizes e tanques de concentração, além de abrigos que protegem a infraestrutura, garantindo sua durabilidade e eficiência.
"Com esses dessalinizadores que foram entregues à nossa população, vamos conseguir chegar a mais munícipes trazendo água de qualidade, que é o que a gente precisa entregar para o nosso povo. É dignidade para cada um deles, uma conquista que a gente tem junto ao Governo do Estado”, comemorou a prefeita de Iati, Camila Souza.
“Esse sistema é importante porque vai trazer água para os pequenos agricultores que sofrem há anos com a falta de água. Governo só é governo quando faz a entrega. Esse programa foi iniciado em 2013 e só agora está saindo do papel”, destacou o prefeito de Águas Belas, Elton Martins.
“Agradeço ao Governo de Pernambuco por essa entrega que vai beneficiar milhares de pessoas. A chegada da água é um sonho da nossa população, que trabalha incansavelmente para produzir, principalmente, leite, e a água vai proporcionar uma qualidade de vida melhor para quem vive e produz na região”, celebrou o prefeito de Itaíba, Pedro Pilota.
“A seca assola nossa região, mas agora com os dessalinizadores, teremos água potável para a comunidade rural, que vai atender as famílias e os pequenos agricultores”, pontuou o deputado estadual Claudiano Martins Filho. “É necessário ter vontade política para levar água para o povo do interior, principalmente em comunidades da zona rural. Essa região ainda sofre com a seca, mas o povo, os prefeitos e as prefeitas já conseguem ver as obras e entregas realizadas pelo Governo”, finalizou a deputada estadual Débora Almeida.
Participaram da entrega do Programa Água Doce no Agreste de Pernambuco os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar). Também estiveram presentes os prefeitos de Jucati, Clelson Peixoto; de Paranatama, Dr. Henrique Gois; de Saloá, Júnior de Rivaldo; de Terezinha, Arnóbio Gomes; de Lagoa do Ouro, Edson Quebra Santo; de Tupanatinga, Professor Ronaldo; de Sertânia, Pollyanna Abreu; de Belém de Maria, Beto do Sargento; de Caetés, Tirri; e de Brejão, Saulo Maruim, entre outras lideranças.
![]() |
Footo: Caíque Cunha |
Unidade hospitalar recebeu investimentos da Secretaria Estadual de Saúde para otimizar atendimento e fortalecer assistência à população
Entre as mudanças implementadas, destaca-se a readequação de salas, aprimoramento da logística interna e o fluxo de atendimento. Essas adequações foram planejadas para proporcionar mais organização e eficiência nos serviços prestados.
Outro avanço significativo foi a inauguração do Espaço Acolher, um ambiente destinado ao atendimento de vítimas de violência doméstica, garantindo suporte especializado e acolhimento humanizado. Além disso, também foi implantado na unidade a Ouvidoria para garantir mais transparência e um canal direto para escuta e aprimoramento dos serviços.
A diretora geral da unidade, Luciana Santos, ressaltou a relevância dessas melhorias. “Estamos promovendo mudanças essenciais para fortalecer a estrutura do HRDM e garantir um atendimento cada vez mais qualificado. A chegada de novos equipamentos e a reestruturação do espaço reforçam nosso compromisso com a população e com os profissionais da unidade”, explica a diretora.
Na área assistencial, foram adquiridos monitores de parâmetros fisiológicos, reprocessador de endoscopias, esfigmomanômetros, além de um aparelho de ultrassonografia com novos transdutores para exames de diferentes especialidades, incluindo modelos linear, endocavitário, pediátrico/transfontanela e cardíaco. Também foram incorporados focos cirúrgicos e carrinhos para transporte de material, melhorando o suporte durante os procedimentos médicos.
A unidade também recebeu camas hospitalares com suporte para soro, leitos infantis, colchões e macas (incluindo para ambulância), escadas e poltronas, proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes.
No setor de apoio e logística, a unidade foi equipada com televisores, refrigeradores, micro-ondas e fogões, além da instalação de refletores parabólicos e novos aparelhos de ar-condicionado, garantindo um ambiente mais adequado para pacientes e colaboradores.
A gerente administrativa, Maria Edilza, também destacou o impacto dessas melhorias. “Esses investimentos representam um grande avanço para a unidade. Com mais estrutura e melhores condições de trabalho, podemos oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente aos pacientes, além de garantir um ambiente adequado para os profissionais”, completou Edilza.
Novos Residentes
O HRDM também recebeu novos residentes multiprofissionais, reforçando a equipe de atendimento e ampliando a assistência à população.
Ações de humanização
Além das melhorias estruturais, o HRDM promoveu diversas ações voltadas para o reconhecimento e valorização de seus profissionais e pacientes.
Entre as iniciativas realizadas em março, destacam-se: Celebração do Dia do Maqueiro, homenageando esses profissionais essenciais para o funcionamento do hospital. No dia Internacional da Mulher, foram realizadas atividades voltadas ao bem-estar e valorização das colaboradoras e pacientes.
A Qualivida também promoveu um dia especial de autocuidado, com palestra sobre “Autocuidado e Auto Valorização”, ministrada pela psicóloga clínica Juliane Rolim, além de serviços como massagem, ventosa, limpeza de pele e corte de cabelo.
Fotos: Ascom HRDM
Assessoria de Comunicação
Hospital Regional Dom Moura
Vereador Juca Viana
Lutar sempre.
Desistir nunca!
Em contato com o Blog, o prefeito Edimilson da Bahia (PT) disse que até o momento não existe nenhuma decisão na ação judicial cassando o seu mandato e nem o do seu vice-prefeito.
Segundo o gestor, foi informado pelo cartório eleitoral que houve um erro ao ser inserida uma decisão ontem (1 de abril) que cassava o seu mandato e o de seu vice.
"O prefeito de Correntes, Edimilson da Bahia e seu vice-prefeito Demilton Júnior vem a público informar que não há, no âmbito da justiça eleitoral, qualquer sentença ou decisão que determine a cassação dos seus mandatos, democrática e generosamente outorgados pelo povo de Correntes-PE.
Ressaltam que após a emissão de certidão, pelo cartório eleitoral, onde a justiça reconhece o erro ao incluir no sistema decisão equivocada, entendem por superado o episódio e continuarão firmes no propósito de empreender o desenvolvimento que a população de Correntes deseja.
Reiteram ainda a confiança na justiça eleitoral, guardando a certeza, de que os processos em que são parte, serão julgados com imparcialidade e observância aos princípios da ampla defesa e contraditório, sempre considerando a vontade do povo correntino" informa a nota.
Por Edmar Lyra
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revela um cenário preocupante para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pela primeira vez desde o início do mandato, a desaprovação do governo ultrapassou os 50%, chegando a 56%, enquanto a aprovação caiu para 41%. Esse é o pior índice registrado até agora e reflete um acúmulo de insatisfações da população, especialmente em relação à economia. O levantamento, realizado entre os dias 27 e 31 de março, ouviu 2.004 brasileiros e indica que 56% dos entrevistados acreditam que a economia do país piorou nos últimos 12 meses. Além disso, 56% consideram que o Brasil está indo na direção errada, enquanto apenas 36% avaliam que o país segue no caminho certo.
A queda na aprovação do governo atingiu segmentos que historicamente demonstravam maior apoio a Lula. No Nordeste, onde o petista sempre teve vantagem expressiva, a aprovação e a desaprovação agora estão tecnicamente empatadas, com 52% de aprovação e 46% de desaprovação. Entre os mais pobres, que ganham até dois salários mínimos, o índice de aprovação também caiu e está em 52%, enquanto 45% desaprovam a gestão. No Sudeste, a desaprovação subiu para 60%, contra 37% de aprovação. No Sul, 64% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto no Centro-Oeste e Norte a desaprovação chegou a 52%, contra 44% de aprovação.
O desgaste também avançou entre as mulheres, que agora desaprovam mais do que aprovam o governo (53% a 43%). Entre os jovens de 16 a 34 anos, a reprovação cresceu 12 pontos percentuais, atingindo 64%, enquanto a aprovação caiu para 33%. Outro fator que pesa contra o governo é a percepção econômica. Segundo a pesquisa, 81% dos entrevistados afirmam que o poder de compra diminuiu, enquanto 53% dizem que está mais difícil conseguir emprego. A inflação também impacta diretamente o humor dos consumidores: 88% afirmam que os preços dos alimentos subiram no último mês, e 70% dizem o mesmo sobre os combustíveis.
O levantamento ainda aponta que a aprovação de Lula caiu entre os que votaram nele no segundo turno de 2022. Agora, 72% desses eleitores aprovam seu governo, uma queda de nove pontos percentuais em relação aos 81% registrados em janeiro. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 92% desaprovam a atual gestão. Com esse cenário, o governo precisa reagir para evitar um desgaste ainda maior, especialmente no que diz respeito à economia, principal fator da insatisfação popular.
Nota de oficial
A Executiva Nacional do PSDB, resolve intervir no Diretório Regional de Pernambuco onde constatou tanto ingerência externa e desvio da política nacional do partido, como aspectos que violaram a integridade partidária. Fruto dessa decisão, houve por bem nomear uma comissão interventora presidida pelo deputado Álvaro Porto de Barros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para que, juntamente com os outros membros designados, num prazo de 180 dias - podendo este prazo ser prorrogado - tenham a atribuição de organizar e dirigir o partido no âmbito estadual.
A Executiva Nacional determinou a alteração da composição do Diretório estadual junto à Justiça Eleitoral, inclusive no sistema de gerenciamento de informações partidárias, e designou também o secretário geral da Executiva Nacional, deputado Paulo Abi Ackel, como relator e responsável pelo acompanhamento do processo de forma permanente.
Álvaro Porto, presidente da Comissão Interventora do PSDB/PE
Do Blog do Silvinho
Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável. Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, a decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo.
Por discordarem fortemente desta decisão sem legitimidade política, a partir deste momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido.
A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios.
É importante destacar que essa caminhada se deu através de diálogo, compromissos e convergências, fortalecendo o partido em todas as regiões do Estado.
Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas.
Subscrevem esse comunicado:
Frederico Loyo Filho
Vice- Governadora Priscila Krause
André Raimundo - prefeito de Cachoeirinha
Aninha da Ferbom - prefeita de Nazaré da Mata
Berg de Hacker - prefeito de Rio Formoso
Beto do Sargento - prefeito de Belém de Maria
Biu Abreu - prefeito de Orobó
Dió Filho - prefeito de Riacho das Almas
Diógenes Patriota - prefeito de Tuparetama
Diogo - prefeito de Barra de Guabiraba
Dona Graça - prefeita de Catende
Dr. Pedro Alves - prefeito de Iguaracy
Duguinha - prefeito de São Joaquim do Monte
Eder - prefeito de Vicência
Elizinho - prefeito de Carnaubeira da Penha
Fátima Borba - prefeita de Cortês
Izalta - prefeita de Ibirajuba
Joelda Pereira - prefeita de Tacaimbó
Joia - prefeito de Salgadinho
Júnior de Rivaldo - prefeito de Saloá
Júnior Pinto - prefeito de Exu
Luciano Bonfim - prefeito de Triunfo
Márcia Barreto- prefeita de Joaquim Nabuco
Marlos Henrique - prefeito de Maraial
Paulo Galvão - prefeito de Itamaracá
Pollyanna Abreu - prefeita de Sertânia
Professora Elcione - prefeita de Igarassu
Rael- prefeito de Vertentes
Ramos - prefeito de Paulista
Rodrigo Pinheiro - prefeito de Caruaru
Simãozinho - prefeito de Alagoinha
Teto Teixeira - prefeito de Moreilândia
Wellington - prefeito de Ibimirim
Xicão Tavares - prefeito de Verdejante