quinta-feira, 24 de abril de 2025

Projeto de lei nº 46/2025 do Vereador Juca Viana é apresentado na Câmara, onde Institui no âmbito do Município de Garanhuns, o dia 24 de abril como o “Dia Municipal da Luta da Comunidade Surda pelo Uso da Língua de Sinais e por uma Educação Bilíngue”, e dá outras providências.


O projeto de lei nº 46/2025 do vereador Juca Viana, foi apresentado na Câmara, e segue para aprovação nas Comissões e depois na plenária da Casa Raimundo de Moraes, e  que Institui, no âmbito do Município de Garanhuns, o dia 24 de abril como o “Dia Municipal da Luta da Comunidade Surda pelo Uso da Língua de Sinais e por uma Educação Bilíngue”, e dá outras providências.

Além do projeto de lei, o Vereador Juca também teve o seu requerimento aprovado por unanimidade, onde  pede ao Sr. Prefeito que  faça a construção de um prédio para o funcionamento do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas).

Juca alegou que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) é um serviço público de saúde mental que oferece atendimento especializado a pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. O CAPS AD é importante porque garante assistência e cuidado a pessoas com necessidades decorrentes do consumo de álcool e outras drogas; promove a reabilitação e reinserção na sociedade; contribui para minimizar o estigma social; mantém os indivíduos perto de suas famílias e comunidades; realiza o tratamento de forma humanizada; promove o protagonismo de cada usuário frente à sua vida. A iniciativa é oferecida pela Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Saúde e atualmente atende 68 pessoas, com idade acima de 18 anos. O funcionamento do CAPS AD é de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, na R. Padre Agobar Valença, 336 - Severiano Moraes Filho. Os usuários são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, formada por um Psiquiatra, um médico clínico; uma enfermeira; 2 técnicos de enfermagem; 2 terapeutas ocupacionais; 1 assistente social e 2 psicólogas. 

Hoje o CAPS AD funciona em prédio locado, que não atende a necessidade e sem condições de prestar um bom atendimento à comunidade local. Com a construção de um espaço mais moderno e com uma infraestrutura melhorada, será oferecido um atendimento mais eficiente para a população, numa estrutura mais adequada e moderna para os servidores municipais trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário