De 17 a 21 de maio Garanhuns se tornará também a cidade da leitura. Neste período estará sendo realizada a III edição da Bienal Internacional do Livro do Agreste e o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizará também a 1ª Jornada Pedagógica de Garanhuns. Durante três dias, educadores e equipes gestoras poderão assistir palestras e aprimorar conhecimentos. Nesta edição, a Bienal homenageará o jornalista garanhuense Ronildo Maia Leite, falecido em julho de 2009, e a cordelista Edilene Soares, professora da Rede Municipal de Ensino.
A programação da Jornada Pedagógica de Garanhuns terá início na quinta-feira (18), às 19h, na quadra do Colégio Diocesano. Foi esse o momento escolhido para as homenagens a Edilene Soares, cordelista, contadora de histórias e professora da Rede Municipal de Ensino. Portadora de um vasto currículo na educação, Edilene é uma entusiasta da poesia popular . Formou-se no Magistério e fez Licenciatura em Geografia na Universidade de Pernambuco (UPE). Em Palmeirina (PE), ela foi Diretora de Cultura e posteriormente secretária de Ação Social. Hoje, Edilene coordena a biblioteca Indústria do Conhecimento (IDC), que é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns, através da Seduc. “Homenagear uma professora faz parte da valorização dos professores excelentes que temos na rede. Esta ação faz parte do projeto Arte de Cuidar: Uma rede que reconhece pessoas, que estamos vivenciando durante todo o ano letivo”, explica a secretária de Educação, Kauely Almeida.
Ainda no dia 18, serão premiados os vencedores do Concurso de Declamação de Cordel realizado pela Secretaria de Educação. Também está na programação a participação do escritor e compositor Bráulio Tavares, que tem mais de vinte livros publicados, incluindo romance, conto, ensaio, poesia e literatura de cordel. Por vezes, Bráulio é definido na imprensa como ‘pesquisador em literatura fantástica’. E tal definição é justificada tanto pela última obra, lançada em 2014 (Sete monstros brasileiros, Casa da Palavra), quanto pela vasta premiação a exemplo do Prêmio Femsa de Teatro Infantil, em São Paulo, em 2014, com a peça Lampião e Lancelote.
Na sexta-feira a programação será realizada na Praça Mestre Dominguinhos em três turnos (9h, 14h e 19h), para que todos os professores e gestores da rede municipal que queiram participar possam estar presentes no contra turno do trabalho. O momento terá como facilitador o autor Celso Antunes, que já escreveu mais de 100 livros didáticos e é mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição.
Hugo Monteiro Ferreira encerra a programação da Jornada Pedagógica no sábado (20), também na Praça Mestre Dominguinhos. Às 10h, ele estará junto aos professores com a palestra Construindo uma Cultura Amorosa na Escola - os Trajetos Transdisciplinares. A mesma apresentação será replicada às 16h para a equipe gestora das escolas municipais e da Secretaria de Educação.
A III Bienal Internacional do Livro do Agreste é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros - Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns. A Jornada Pedagógica de Garanhuns está inclusa no evento e é realizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário