segunda-feira, 25 de março de 2019

O Diabo também se veste de Anjo



      
Tenho lido as notícias que aqui na Europa chegam do Brasil, pois o mundo inteiro acompanha pasmo o que anda acontecendo por lá, deparo-me com a lista de Ministros que irão ajudar o novo Presidente a governar. Olho, incrédula, a que ponto nós chegamos? Cinco militares estão entre eles. Nada tenho contra esses, que lutam garbosa e intensamente, por um país digno e soberano (?), e como diz a canção, “lhes ensinam a morrer pela Pátria e a viver sem razão”, mas depois de uma ditadura truculenta, perversa e assassina, voltarmos a esse tempo... Eu acho doentio, esse retrocesso medonho.
       A nossa história, infelizmente, nasceu com o sangue derramado dos nossos índios, a defenderem o que já era a Sua Nação. Chegaram os “navios negreiros” abarrotados de dor e molhados de lágrimas, morrendo de “banzo”, até que a liberdade rompeu os elos de ferro que os faziam escravos da ganância dos homens. Por centenas de anos lutamos contra o jugo dos de fora e expulsamos os invasores. Perderam-se cabeças exibidas em postes, por uma Independência que custou muitas vidas. Viramos uma República partida por uma ditadura que ceifou vidas, direitos e a liberdade de ser e fazer, dentro da própria casa. As lutas e as vidas dos idealistas, que hoje devem sangrar novamente de desilusão, muitos desses, ainda em cova rasa, nos deram direitos, opinião, opção e liberdade para usá-los, como cidadãos de uma Nação exemplo de grandiosidade.
       Acredito na liberdade como única forma de se viver a vida e ser feliz, e é para isso que estamos cá na terra. Há uma disparidade e inconstância de ideias e frases feitas nesses últimos meses, que mete medo a qualquer bomba atômica que esteja preparada para acabar com o mundo. Sei que estou exagerando na comparação e até sendo irônica e sarcástica, mas tal como se encontram as coisas, bizarras e diabólicas, no contexto político da minha Nação, me vejo obrigada falar-vos nos mesmos termos. Há uma incoerência tão grande em tudo o que se diz e se faz, que este amado país, é agora, motivo de piadas e risos do mundo, junto ao medo do seu incerto e temeroso futuro, porém, ainda quero acreditar no improvável, apesar de ver o esnobismo, a vaidade e a arrogância a permear os dias.
       De repente, me surpreende a notícia de que uma mulher, que protagoniza pautas contra os direitos das mulheres, dos LGBT e indígenas, é a escolhida como futura ministra responsável pelas políticas de direitos humanos, mulheres e discriminação racial no governo do “coronel”. A cada dia o meu coração fica menor para suportar tantas tretas e tantos desvarios, e a sensação de impotência apodera-se de mim e certamente de todos os que estão perdidos neste mesmo mar de areia movediça, que afunda cada vez mais, a crença no amanhã.
       Esta “senhora” protagonizou a cena e o assunto mais hilariante dos últimos dias. Ela “viu Jesus se aproximando de um pé de goiaba”. Li e reli a “notícia” para certificar-me que estava enxergando, ainda. Rindo, logo pensei: - Vai ver no Paraíso não há goiabeiras e Jesus, faminto, desceu a terra àquela hora, justo na frente desta mulher, quanto merecimento! Mas também há quem diga que o diabo se veste de Anjo, para enganar os (in) crédulos -, esta, será a nova ministra dos direitos humanos e este, é o retrato do “Novo Brasil”, pobre de valores e grotesco.
       Infelizmente, os ricos e poderosos são blindados por uma justiça que utiliza dois pesos e duas medidas numa balança desgovernada e desajustada, e estes se acham donos do mundo. O berço onde se nasce, neste mundo injusto, por mais que nos mudemos, nos acompanha toda a vida. Uns, precisam viver arrancando as farpas e tentando cicatrizar os cortes da alma. Outros, o seu “ouro” ofusca os imbecis...
                                                                                   Lígia Beltrão

Um comentário: