segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Homem da Meia-Noite brilha sob o sol do Sertão para comemorar 80 anos

Por: Samuel Calado 
Por: Diario de Pernambuco

Foto: Samuel Clado/DP
O Homem da Meia-Noite viajou 261 quilômetros para comemorar ontem os seus 88 anos de história com grande festa sob o sol forte do Sertão pernambucano na cidade de Arcoverde. Mais de 20 grupos estiveram presentes na celebração que contou com grande cortejo e shows. O desfile teve início às 17 horas e saiu do Largo do Centro Comercial de Arcoverde até a Matriz do Livramento, onde foi instalado o palco. 

Não é de agora que a festa do calunga tem arrastado uma multidão em lugares nunca imaginados. Em 2019, em um momento histórico, o gigante subiu o Morro da Conceição para fazer ecoar pelas ladeiras “A voz do Morro”. Mais de 50 grupos participaram da celebração. “O Homem da Meia-Noite ultrapassou fronteiras e hoje é conhecido no mundo inteiro. Quando a gente leva um grupo para o Sertão, unimos os laços com o povo pernambucano”, ressaltou Luiz Adolpho, presidente do bloco. 

O tema escolhido para o desfile oficial deste ano foi “Chover”, em referência à canção do Cordel do Fogo Encantado, que é um dos homenageados deste ano, junto ao cantor Rogério Rangel e o Maestro Oséas. E foi justamente o lugar onde o grupo gravou o clipe icônico da música, que o gigante resolveu comemorar mais uma primavera. Na ocasião houve a entrega da roupa oficial do carnaval de 2020. 

“Há muito tempo o calunga vem exaltando a vida e a consciência ambiental, principalmente na preocupação com a emissão do gás carbônico. A ideia do chover nada mais é do que a exaltação à vida. A água é indispensável e sem ela a gente não vive. O nosso tema é um grito de alerta. Ou a gente cuida ou vamos desaparecer. Sem água a gente não vive. Eu espero que este tema seja refletido nos quatro cantos. Será uma festa de muita alegria”, disse Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite. 

“Dificilmente na minha vida eu vou ter uma sensação como essa de acompanhar o Homem da Meia-Noite nas ruas de Arcoverde. É um momento mágico na vida de qualquer artista. Será um lindo carnaval, disso não temos dúvida”, contou o cantor e compositor Rogério Rangel. “Para mim, é uma grande emoção. É um grande prazer e consideração ao meu trabalho. A gente que faz cultura sabe como é sofrido fazer o carnaval e ser homenageado foi um dos melhores presentes que recebi”, disse o Maestro Oséas.

Após o cortejo, houve o tradicional corte do bolo e canto dos parabéns. Mais de 5 mil pedaços de bolo foram distribuídos aos foliões. Em seguida, os homenageados subiram ao palco e fizeram um grande show. O grupo Cordel do Fogo Encantado estreou a música “Homem da Meia-Noite” em homenagem ao calunga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário