segunda-feira, 31 de maio de 2021

Estado presta assistência a pessoas que sofreram ferimentos graves em manifestação no Centro do Recife

 

Foto: Heudes Regis

O governador Paulo Câmara determinou, na manhã deste domingo (30.05), que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) acompanhe a assistência médica aos dois homens feridos no rosto durante a manifestação do último sábado, no Centro do Recife. Além disso, o governador acionou a Procuradoria Geral do Estado para, em conjunto com a SJDH, iniciar o processo de indenização aos atingidos.

“Assim como estamos acompanhando a investigação que está sendo realizada pela Corregedoria, também vamos seguir de perto a assistência às pessoas que resultaram feridas”, afirmou Paulo Câmara.

O adesivador Daniel Campelo da Silva, 51 anos, e o arrumador Jonas Correia de França, 29, foram atingidos no rosto por balas de borracha disparadas por policiais militares. Ambos tiveram lesões permanentes. Daniel, no olho esquerdo, e Jonas, no olho direito.

Ainda no sábado, o governador afastou o comandante da operação e os policiais que agrediram a vereadora do Recife Liana Cirne. A Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social já iniciou a tomada de depoimentos sobre o ocorrido.

Ministro da Saúde visita Garanhuns e ouve de Sivaldo Albino pedidos por mais vacina, mais testes e mais aporte de oxigênio para o Agreste Meridional

 


O ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, visitou Garanhuns neste domingo, 30 de maio, e teve um encontro com o prefeito Sivaldo Albino no Palácio Celso Galvão. Queiroga estava acompanhado do também ministro Gilson Machado, do Turismo. Antes eles tinham passado por Bezerros, Gravatá, Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.  Na reunião aqui no município participaram secretários e vereadores da cidade. 

Em Garanhuns, Queiroga verificou in loco o problema regional e a suspeita de no Agreste estar circulando uma variante nova do novo coronavírus, esta mais contagiosa. 

De Sivaldo, o Ministro da Saúde recebeu protocoladas diversas solicitações por parte da Prefeitura, Secretaria de Saúde, e entidades que representa os secretários municipais de saúde do Agreste Meridional. Foi pedido pelo gestor mais testes para a população, mais vacinas, e um aporte maior de oxigênio para a região, que sofreu recentemente com a falta desse item, sobretudo em Lajedo

 O ministro disse que o objetivo destas visitas ao interior de PE é acompanhar de perto a situação do Agreste, já que há um aumento de casos de Covid-19 e uma pressão sob o sistema de saúde. Ele afirmou que o Ministério da Saúde já providenciou concentradores de oxigênio para ajudar. 








FOTOS: DANIELA BATISTA

VEREADORA AGREDIDA FOI PROFESSORA DE POLICIAIS MILITARES

 


Vereadora recifense Liana Cirne (PT), vítima de agressão por policiais militares, neste sábado, na capital pernambucana, gravou um vídeo sobre o ocorrido e elogiou a atitude do governador Paulo Câmara, que afastou os PMs envolvidos em atos de violência, durante os protestos de ontem.

Ela ponderou, no entanto, que é preciso criar mecanismos para que fatos como o deste sábado não se repitam.

Parlamentar afirmou que a polícia é paga para agir protegendo a sociedade e não praticando atos de brutalidade, como os que aconteceram no Recife.

Liana lembrou que foi professora de direito durante 25 anos, revelou que na sala de aula teve muitos alunos integrantes da Polícia Militar, homens íntegros que não compactuam com as atitudes tomadas por alguns neste sábado.

Vereadora disse que os envolvidos na agressão mentiram descaradamente, querendo dar a entender que ela provocou. “As fotos e os vídeos gravados registram o que de fato aconteceu. Estou com a verdade e não tenho medo”, frisou Liana Cirne.

*Foto: Metrópoles. 

AMSTT fará de forma experimental, mudança de sentido de trânsito em trecho da Rua Ferreira de Azevedo, no centro

 Teste de adaptação ocorrerá inicialmente em dias e horários específicos



A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte – AMSTT, informa aos condutores de veículos e população em geral, que no período de 01 à 04/06 (terça à sexta-feira), será realizada em caráter experimental, uma mudança no sentido do trânsito na Rua Ferreira de Azevedo, no trecho entre a Rua Quinze de Novembro e a Av. Afonso Pena.

A Rua Ferreira de Azevedo que hoje possui o sentido Av. Afonso Pena > Rua Quinze de Novembro, terá seu trânsito invertido, onde os veículos poderão subir por esta rua para ter acesso à Av. Afonso Pena ao invés de terem que se deslocar até a Av. Nilo Peçanha (Praça Dom Moura). Esta ação visa aumentar o tempo para a passagem de veículos na Rua Quinze de Novembro, que possui fluxo intenso em diversos horários.

A passagem de pedestres não será prejudicada, pois o semáforo continuará no local, com funcionamento mediante o acionamento de botoeira para pedestres. Durante todo o período de teste haverá agentes de trânsito no local para auxiliar a ação e para informar aos condutores, moradores e transeuntes destas ruas. A ação servirá para obter dados quanto à viabilidade do projeto. A AMSTT informa ainda que a ação ocorrerá em dois horários, o primeiro das 07h às 08h30 e o segundo das 11h às 12h30.
 
Os condutores que desejarem seguir pela Rua Ferreira de Azevedo (parte de cima) com destino à Av. Afonso Pena devem utilizar a faixa central da Rua Quinze de Novembro; os condutores que desejarem seguir pela Rua Ferreira de Azevedo (parte de baixo) para acessar a Rua Dr. José Mariano devem utilizar a faixa da esquerda da Rua Quinze de Novembro; já os condutores que desejarem seguir em frente pela Rua Quinze de Novembro com destino à Av. Nilo Peçanha devem utilizar a faixa central.

Texto: Allan Gustavo
Arte: Lucas Monteiro

Garanhuns recebe nova visita da caravana Pernambuco Pela Prevenção

 Programa do governo  estadual roda os quatro cantos de Pernambuco, conscientizando as pessoas sobre os riscos da Covid-19



O Município de Garanhuns recebeu neste fim de semana a caravana Pernambuco Pela Prevenção. O Programa do Governo do Estado, tem como objetivo levar informações sobre o combate a Covid-19 à população. Vários pontos comerciais receberam a visita, entre eles, o Mercado 18 de Agosto. A caravana é um projeto da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas e tem a direção de Flaviano Damacena.

A pedido do prefeito do município, Sivaldo Albino, ações educativas e de fiscalização acontecem com o intuito de alertar a população sobre a necessidade de conter o avanço da pandemia.

O presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes - AMSTT, que coordena parte das ações de fiscalização, Rodolpho Almeida, ressalta a importância da colaboração da população no combate ao novo coronavírus. "Se cada um fizer sua parte, estaremos mais fortes para enfrentarmos a pandemia", destaca Rodolpho.

Texto: Allan Gustavo
Imagens: Reprodução Internet

Para conter avanço do vírus, Garanhuns amplia medidas restritivas a partir de terça-feira (01/06)

 Medida vem após análise dos números crescentes de contágios e mortes no município



Um novo decreto municipal que trata da ampliação de medidas restritivas será publicado nesta segunda-feira (31/05), para vigência da terça ao domingo (06/06), em Garanhuns, agreste do estado. O município vem sofrendo com o avanço da pandemia da Covid-19, com a totalidade de leitos de UTI ocupados há várias semanas, crescente número de pessoas infectadas diariamente, confirmadas pelos laboratórios das redes pública e privada, e infelizmente, mortes. O agreste tem sido motivo de preocupação da Secretaria Estadual de Saúde, que suspeita de uma variante mais letal em circulação na região, e que levou a um decreto estadual específico para combater o avanço do vírus.

O Ministro da Saúde, dr. Marcelo Queiroga, e o ministro do Turismo, Gilson Machado, estiveram em Garanhuns, verificando o problema regional. O Ministro da Saúde recebeu protocoladas diversas solicitações por parte da Prefeitura, Secretaria de Saúde, Codeam e Cosems, entidade que representa os secretários municipais de saúde.

Definido em reunião do prefeito com equipe técnica, que envolve diversos setores da administração, o novo decreto restringirá ainda mais o funcionamento  de segmentos econômicos, a fim de evitar a circulação das pessoas. Segundo Catarina Tenório, secretária municipal de saúde, as medidas tomadas na semana passada foram importantes, mas os números da pandemia continuam em alta. “Somente com o esforço coletivo, a diminuição drástica de pessoas nas ruas, evitando a propagação da Covid-19, teremos uma diminuição dos casos. O momento não é fácil, mas precisamos de coragem para enfrentar a pandemia e salvar vidas”.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, ouvindo os especialistas, resolveu ampliar as medidas restritivas publicadas no Decreto Municipal 045/2021. “Precisamos de uma resposta rápida para impedir que o vírus continue se multiplicando em Garanhuns e região, e isto só se dará diminuindo o contato entre as pessoas. Estamos abrindo mais leitos de UTI, mas se não barrarmos o avanço do vírus, de nada adianta. A população deve entender que a luta contra a Covid-19 é de todos, por isto é importante ficar em casa, proteger a família e tomar os cuidados preventivos”, afirma o prefeito.

Somente estarão autorizados a funcionar os seguintes segmentos considerados essenciais, listados no novo decreto.










Boletim Covid-19 – 30/05/2021 | Prefeitura de Garanhuns


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados oito óbitos por Covid-19 neste domingo (30). Seis óbitos ocorreram em unidades da rede pública, nos  dias 02, 07, 08, 16, 17 e 19/05, sendo de pessoas com 83, 65, 61, 38, 45 e 52 anos, respectivamente. Outros dois óbitos ocorreram em unidades da rede particular, nos dias 14 e 15/05 sendo de pessoas com 60 e 83 anos.

Também foram notificados 36 casos positivos da Covid-19. Outros 13 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação. Até hoje, 31197 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 13137 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19.

 

Mais 17 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros 36 óbitos estão em investigação. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

 

Ao todo, já foram confirmados 11393 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 209 pessoas vieram a óbito, 9238 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 659 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 14308 testes pela rede municipal.

 

Atualmente, o município dispõe de 40 leitos clínicos, sendo 22 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos clínicos de enfermaria municipais encontra-se em 72%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Unidade de Tratamento Covid-19 encontra-se em 100%.

 

Arte: Lucas Monteiro

domingo, 30 de maio de 2021

NOTA DE PESAR - Cleide Rodrigues Pinho


Neste momento de dor e de perda mútua, a Câmara de Vereadores de Garanhuns se solidariza com os familiares e amigos de Cleide Rodrigues Pinho, a nossa Dona Cleide, por tão precoce partida.

Com muita competência e compromisso, Dona Cleide atuou por vários anos na Diretoria de Recursos Humanos da Casa Raimundo de Moraes, e infelizmente, veio a falecer no início da noite deste sábado, dia 29, por complicações da COVID-19. O cortejo fúnebre partirá neste domingo, dia 30, às 8h, do Hospital Monte Sinai em direção ao Cemitério Parque das Rosas.
O Poder Legislativo de Garanhuns reconhece a contribuição de Cleide Rodrigues Pinho e se solidariza com seus familiares, ao passo em que rogamos as bênçãos de Deus para que sigamos livres desse mal; pela cura dos enfermos; pela ampliação do processo de vacinação e pelo conforto aos familiares que perderam pessoas queridas.
Garanhuns-PE, 29 de maio de 2021.
SENIVALDO RODRIGUES ALBINO (Johny Albino)
Presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns

Copergás confirma a Sivaldo Albino a implantação da rede de Gás Natural em Garanhuns

 Em reunião com André Campos, presidente da companhia, prefeito conhece projeto de implantação do gás natural no município



O diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás – Copergás, André Campos, e o diretor técnico-comercial, Fabrício Bomtempo, apresentaram o projeto de Rede Local que será implantado em Garanhuns, no Agreste Meridional, ao prefeito do município, Sivaldo Albino, que esteve em visita à sede da empresa, nesta sexta-feira (28). O projeto foi dividido em duas fases. A primeira etapa iniciará as obras em breve e será concluída em setembro deste ano.

Nessa largada, será feita a interligação da primeira indústria: a DPA Nestlé. A segunda fase tem conclusão marcada para agosto de 2022, iniciando o fornecimento do gás natural para três condomínios residenciais e um posto de combustíveis – este beneficiando diretamente taxistas e motoristas de aplicativo da região.

André Campos disse que uma das principais recomendações que o governador Paulo Câmara lhe fez, ao convidá-lo para assumir a Copergás (em 2019), foi investir na interiorização da rede de gasodutos. “Estamos cumprindo essa determinação com projetos como este de Garanhuns. É uma medida que beneficiará toda a região, criando oportunidades para atração de novos empreendimentos e favorecendo a economia local”, afirmou.

O prefeito compartilha da mesma visão e lembrou que a expansão do gás natural para Garanhuns foi uma reivindicação sua, durante o período em que foi deputado estadual (2019-2020). “Tenho certeza que a iniciativa da Copergás representará um novo momento no desenvolvimento de Garanhuns e região, abrindo novas perspectivas econômicas em diversas áreas”, argumentou.

O projeto de Garanhuns é resultado da parceria entre a Copergás e a Golar Power – que fornecerá o combustível. O gás natural liquefeito (GNL) será transportado pela Golar até Garanhuns, em caminhões contêineres. No local, o produto será regaseificado e entregue à Copergás, por meio de uma estação de transferência de custódia. Caberá à empresa pernambucana a distribuição local através de gasodutos. Serão atendidos os segmentos industrial, comercial, residencial e veicular. O projeto Rede Local – pioneiro no Norte/Nordeste – contempla também Petrolina, no Sertão do São Francisco.

*Com informações da assessoria de comunicação da Copergás

Garanhuns inicia vacinação de novos grupos prioritários neste sábado (29

Agendamento está disponível para professores da ativa de 45 a 59 anos, além de trabalhadores das forças de segurança e salvamento de 40 a 59 anos e outros grupos


A Prefeitura de Garanhuns vai iniciar a vacinação dos novos grupos prioritários autorizados em Pernambuco. O agendamento está disponível na Plataforma Vem Vacina Garanhuns (vemvacinagaranhuns.site). Podem se inscrever pessoas de 59 anos; funcionários do sistema de privação de liberdade; trabalhadores da educação, iniciando por professores da ativa de 45 a 59 anos; forças de segurança e salvamento, iniciando por policiais federais, militares, civis e rodoviários, bombeiros militares e civis, e guardas municipais de 40 a 59 anos; trabalhadores do transporte coletivo de passageiros urbano de 45 a 59 anos e caminhoneiros de 55 a 59 anos.

Os trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos serão vacinados in loco, de acordo com relação nominal da instituição onde trabalham. “Vamos iniciar a vacinação dos novos grupos anunciados ontem pelo Governo do Estado em paralelo às pessoas com comorbidades. Por esse motivo, será realizada uma divisão em etapas. Gradativamente, com o recebimento de mais doses, todas as pessoas que fazem parte desta fase serão contempladas”, pontua o prefeito Sivaldo Albino.

As pessoas que pertencem aos grupos prioritários desta fase deverão comprovar esta condição, através um dos documentos a seguir: declaração de vínculo profissional da empresa ou instituição, contracheque, ou outro documento que comprove o exercício da função e/ou vinculação com o serviço onde atua. Além de documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca ainda que os grupos serão contemplados de acordo com o local de atuação. Desta forma, serão vacinadas exclusivamente as pessoas que trabalham no município de Garanhuns. “Reforçamos a importância de que as pessoas estejam portando a documentação necessária no ato da vacinação, este processo é fundamental para que as doses sejam aplicadas”, reforça a secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório.

Mais doses – Garanhuns recebeu nesta semana, mais mil unidades da vacina Astrazeneca/FioCruz. Estas vacinas serão destinadas para primeiras e segundas doses de trabalhadores de saúde do município, seguindo a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES).


Texto: Aquilles Soares

Arte: Lucas Monteiro 

Nota informativa Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico




A Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico informa sobre o funcionamento durante a vigência do Decreto Municipal que restringe as atividades como medida de combate à pandemia.

A parte de Planejamento e Gestão funcionará às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h; enquanto Desenvolvimento Econômico será às terças e quintas, das 8h às 12h. Os horários serão mantidos até o fim do Decreto, com data de 06 de junho.

Arte: Lucas Monteiro

Garanhuns/ Loteamento Viana e Moura recebe ação da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos


A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos atendeu mais uma solicitação da população, desta vez no encontro dos loteamentos Viana e Moura e Antônio Cordeiro. Havia uma barreira que não permitia a passagem de veículos, aumentando o trajeto em um quilômetro a mais. Com a melhoria, o percurso diminuiu para 200 metros. As máquinas fizeram a desobstrução da via e o nivelamento da passagem, garantindo mais conforto e tranquilidade aos moradores dos dois loteamentos.


Boletim Covid-19 – 29/05/2021 | Prefeitura de Garanhuns


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados quatro óbitos por Covid-19 neste sábado (29). Três óbitos ocorreram em unidades da rede pública, nos  dias 12, 19 e 22/05, sendo de pessoas com 55, 31 e 91 anos, respectivamente. Outro óbito ocorreu no dia 18/04 em unidade da rede particular, sendo de uma pessoa com 73 anos.

Também foram notificados 58 casos positivos da Covid-19. Outros 39 casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação. Até hoje, 30985 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 13137 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19.

 

Mais 19 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença. Outros 41 óbitos estão em investigação. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

 

Ao todo, já foram confirmados 11344 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 201 pessoas vieram a óbito, 9221 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 644 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 14308 testes pela rede municipal.

 

Atualmente, o município dispõe de 40 leitos clínicos, sendo 22 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos clínicos de enfermaria municipais encontra-se em 85%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Unidade de Tratamento Covid-19 encontra-se em 100%.

 

Arte: Lucas Monteiro


NOTA DE PESAR Cleide Rodrigues Pinho


Lamentamos com tristeza a morte da servidora pública municipal Cleide Rodrigues Pinho, profissional dedicada e competente, querida por todos e todas com quem conviveu.


Cleide era servidora da prefeitura, cedida à Câmara Municipal, onde desempenhava suas funções há alguns anos, onde pudemos conhecer sua simpatia e competência, construindo uma amizade verdadeira. Temos certeza de sua contribuição ao município, e a falta que fará a todos.

Que Deus conforte a família e amigos, aos quais expressamos nossa solidariedade e pêsames.

Garanhuns, 29 de Maio de 2021

Sivaldo Albino
Prefeito de Garanhuns

sexta-feira, 28 de maio de 2021

GARANHUNS: CREMEPE Inspeciona UPA COVID e atesta Segurança nos Serviços. Vice-presidente alerta que Pessoas que tentam Descredibilizar Serviços de Saúde podem ser Presas por Crime Sanitário

Diante do aumento no número de óbitos por COVID-19 aqui em Garanhuns e também pela existência de mensagens de descrédito ao trabalho dos Profissionais e das Unidades de Saúde locais, principalmente da Unidade de Tratamento COVID-19, mantida pela Prefeitura de Garanhuns e funcionando na Cohab 2, muitos cidadãos da Cidade e da Região vêm questionando a qualidade do serviço prestado no atendimento aos pacientes acometidos pela COVID-19, sobretudo àqueles que apresentam quadros graves da doença e que precisam ser internados em leitos de UTI ou até intubados.


Para esclarecer a situação e tranquilizar a população, o 2º Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE), o médico Pedro Geraldo de Souza Passos, esteve em Garanhuns realizando uma inspeção técnica, à pedido do Ministério Público de Pernambuco, através do Promotor Domingos Sávio, e concedeu entrevista ao programa ‘O Arraiá do Gláucio Costa’, da Marano FM, trazendo detalhes dessa vistoria.



Segundo o representante do Órgão Responsável por fiscalizar o serviço de saúde no Estado, o trabalho realizado na Unidade de Tratamento COVID-19, conhecida como UPA COVID, apresenta materiais e medicamentos adequados, bem como profissionais com plena qualificação para tratar doentes acometidos pela COVID-19.

  

“Se tranquilizem porque a UPA está extremamente adequada. Ela está equipada. Ela tem medicamentos. O pessoal está fazendo um trabalho muito dedicado (...); a UPA de Garanhuns está pronta para receber a população. Então não deixem de ir. Ao contrário, no inicio dos sintomas procure o serviço médico (...); confiem, porque a Cidade (Garanhuns) de vocês tem locais adequados para tratar da doença e profissionais que apesar de estarem com esgotamento físico absurdo, como toda população médica está, mas não se negam a fazer um trabalho digno para com a população”, registrou o Dr. Pedro Passos.  


RESPONSABILIZAÇÃO PARA PESSOAS QUE DIVULGAM INFORMAÇÕES SEM CONFIRMAÇÃO TÉCNICA – Ainda durante a entrevista ao radialista Gláucio Costa, o 2º Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE), o Dr. Pedro Passos, registrou que as pessoas que divulgam informações sem a devida confirmação técnica, levando o trabalho dos profissionais e das Unidades de Saúde ao descrédito, estão cometendo crime sanitário e poder vir a ser presas.

“Nós instamos o Ministério Público porque isso é Crime Sanitário! Isso é muito grave! Estão fazendo uma coisa sem saber o que estão fazendo, falando o que não conhecem e isso é crime sanitário contra a população! Essas pessoas tem que saber que vão responder criminalmente, porque isso não pode. O CREMEPE não tem como fazer do ponto de vista criminal, mas nós instamos o Ministério Público a acionar essas pessoas no ponto de vista criminal, que isso é crime sanitário. Isso é muito grave! Essas pessoas podem ser e devem ser presas! Estão falando bobagem. Não pode! Nós vivemos num País democrático, não podemos julgar e condenar, sem dar o direito democrático de defesa ao acusado, não podemos fazer isso. Não é função do CREMEPE, mas nós solicitamos junto ao Ministério Público que atue perante esse tipo de pessoas”, registrou o Dr. Pedro Passos.

PROMOTOR FAZ ALERTA - Também durante o programa ‘O Arraiá do Gláucio Costa’, todavia na edição de ontem, dia 27, o Promotor Domingos Sávio já havia alertado quanto a prática que vem sendo adotada em Garanhuns por, segundo Ele, pessoas e comunicadores, gerando medo na população.

 

“É preciso um respeito muito grande aos profissionais de saúde que estão nessa linha de frente. É preciso responsabilidade. É preciso que se reconheça o trabalho realizado pelas Unidades de Saúde de Garanhuns e não passar a fazer acusações infundadas, gerando medo na população, levando o cidadão e a cidadã doente a deixar de procurar um hospital, porque se cria uma fantasia a respeito do não funcionamento”, registrou o Promotor, que fez um alerta: “é preciso ter responsabilidade, enquanto comunicadores, para que haja, sobretudo nesse momento, que é de um drama coletivo e até da humanidade como um todo, o mínimo de bom senso, para que o cidadão, a cidadã, possa procurar a assistência médica”.

Ainda segundo o Dr. Domingos, mesmo diante das mortes, é fundamental ter responsabilidade na hora de informar a população. “Não pode, diante da ocorrência de mortes, que infelizmente acontecem, passar a fazer acusações infundadas e irresponsáveis, gerando no seio da população, desconfianças infundadas em relação ao funcionamento do serviço de saúde, porque está gerando uma situação muito mais grave, de pessoas que (por conta dessa prática) podem deixar de procurar assistência médica, elevando a tendência da fatalidade”, chamou a atenção o Promotor Domingos Sávio.


COMISSÃO SE REÚNE COM SECRETÁRIA DE SAÚDE E FISCALIZA ATENDIMENTOS NA CASA COVID


A Comissão Especial de Representação Parlamentar de Combate a COVID-19, instituída pela Câmara de Garanhuns, esteve reunida na tarde de hoje, dia 27, com a secretária de Saúde, Catarina Tenório. Em pauta, medidas visando conter o avanço da COVID-19, aqui em Garanhuns.


Os vereadores Alcindo Correia (PTB); Darliane Rodrigues (Cidadania); Nelma Carvalho (PTB) e Matheus Martins (PSD) solicitaram informações a cerca de implantação dos novos leitos de UTI e referentes a vacinação no Município. Também foram apontadas sugestões para otimizar as ações de testagem e de entrega de resultados por parte da Secretaria. “A meta é evitar que as pessoas se aglomerem no momento que buscam a testagem, bem como os resultados”, registrou o vereador Alcindo Correia, membro da Comissão.


VISITA A CASA COVID-19 – Após a reunião junto a Secretária, a Comissão esteve fiscalizando o atendimento realizado na Casa COVID-19, localizada na Avenida Rui Barbosa. Na ocasião, os Parlamentares conversaram com Profissionais de Saúde e com cidadãos contemplados pelo serviço. “A avaliação foi bastante positiva, sobretudo quanto a qualidade do atendimento, inclusive os Cidadãos atendidos elogiaram o serviço. A partir dessa visita, a Comissão vai formular solicitações e encaminhá-las à Secretaria de Saúde. Queremos tornar o serviço ainda mais ágil, sobretudo nesse momento crítico que atravessamos”, registrou o vereador Matheus Martins, que integra a Comissão.



Boletim Covid-19 – 27/05/2021 | Prefeitura de Garanhuns


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados cinco óbitos por Covid-19 nesta quinta-feira (27). Quatro óbitos ocorreram nos dias 13/05, 15/05, 18/05 e 25/05 em unidades da rede pública, sendo de pessoas com 31, 58, 76 e 65 anos respectivamente. Outro óbito ocorreu no dia 22/05, em unidade da particular, sendo de uma pessoa com 77 anos

Também foram notificados 62 casos positivos da Covid-19. Mais 59 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença.

 

Outros 43 óbitos estão em investigação. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

 

Até hoje, 29727 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 12992 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para população com 60 anos ou mais, povos tradicionais quilombolas, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos.

 

Ao todo, já foram confirmados 11050 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 196 pessoas vieram a óbito, 9164 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 661 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 14116 testes pela rede municipal.

 

Atualmente, o município dispõe de 40 leitos clínicos, sendo 22 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos clínicos de enfermaria municipais encontra-se em 82%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Unidade de Tratamento Covid-19 encontra-se em 100%.

 

Arte: Lucas Monteiro

Garanhuns/ Prefeitura segue realizando reparos nas ruas de Garanhuns


A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos também está trabalhando nas ruas que ficam na proximidade do Castelo de João Capão, no bairro de Heliópolis. As ruas João Carlos de Oliveira e Ana Cristina ganharam uma terraplenagem, deixando tudo nivelado, facilitando a vida de pedestres e motoristas. As vias estavam muito esburacadas, tendo piorado bastante após as chuvas.


A equipe da Secretaria ainda atendeu uma solicitação antiga dos moradores da localidade, que foi reabrir a travessa que liga a João Carlos de Oliveira à Ana Cristina. Não era possível nem perceber que ali existia uma rua, com tanto mato que cresceu. As máquinas limparam a via e também fizeram a terraplenagem, garantindo o acesso da população.

A Prefeitura de Garanhuns segue trabalhando para trazer um novo tempo para todos!

Arte: Lucas Monteiro
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns vai avançar na vacinação dos novos grupos prioritários

 Público-alvo será contemplado de acordo com categorias autorizadas nesta quinta (27), pelo Governo do Estado



Após anúncio de ampliação dos grupos prioritários feito nesta quinta-feira (27), pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Garanhuns vai avançar na imunização contra a Covid-19, com a inclusão de novos públicos, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização (PNO).


“Logo após o anúncio do governador Paulo Câmara, nos mobilizamos para que seja iniciada a vacinação dos novos grupos prioritários em Garanhuns. Vamos avançar em uma nova fase, com a certeza de que a cada dia mais vidas estão sendo salvas em nosso município”, destaca o prefeito Sivaldo Albino.


A vacinação dos novos grupos será dividida em duas etapas, e o agendamento será disponibilizado amanhã (28), na Plataforma Vem Vacina Garanhuns.


Grupos que serão contemplados na 1ª etapa:


- População de 59 anos

- Funcionários do sistema de privação de liberdade

- Trabalhadores da educação (professores de 45 a 59 anos)

- Forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários, bombeiros militares e civis; e guardas municipais de 40 a 59 anos)

- Trabalhadores de transporte coletivo de passageiros urbano (45 - 59 anos)

- Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

- Caminhoneiros (55 - 59 anos)


Texto: Aquilles Soares

Arte: Lucas Monteiro