Nesta quarta, 02 de junho, o Governo do Estado prorrogou o fechamento do comércio de Garanhuns, Caruaru, e das outras mais de 50 cidades em seus entornos até o dia 13 de junho. Com isso, na semana que antecede a uma das datas de maior chamariz de vendas, que é o Dia dos Namorados, o comércio lojista em todo o Agreste estará fechado.
"Vamos estar lá de preto em protesto, inclusive pedindo cestas básicas à prefeitura para nossos funcionários, porque dia 05 não vamos ter salário para pagá-los", disse uma empresária que confirmou presença no protesto.
Segundo outro comerciante, a ideia de ir de preto simboliza o luto por todos os trabalhadores autônomos, comerciantes e feirantes de Garanhuns. "A luta agora é de todos que apoiam os trabalhadores de Garanhuns. "Estamos preservando vidas e lutando pelo pão de cada dia", frisou outra comerciante que confirmou presença na manifestação.
Cerca de 30 estabelecimentos já confirmaram presença na manifestação. A indignação da grande maioria dos comerciantes é com a decisão do Governo Municipal de ter proibido a retirada de produtos e as vendas on-line para as lojas do comércio de Garanhuns.
Com a prorrogação do decreto do Governo do Estado, (determinando que as medidas atualmente em vigor sejam estendidas até o dia 13 de maio), os comerciantes querem que o prefeito Sivaldo Albino, ao menos, não renove a parte do Decreto 045/2021 que restringe as vendas delivery das lojas do município.
ENTENDA A SITUAÇÃO
O decreto do Governo do Estado determinando a prorrogação das medidas restritivas de fechamento de vários segmentos da economia no Agreste, entre eles o do comércio, foi prorrogado até 13 de junho.
Caso o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, reedite os decretos municipais com restrições mais amplas para o município, a situação do comércio permanece a mesma até o dia 13. Caso Sivaldo resolva flexibilizar as restrições municipais (mais duras que as impostas pelo estado), a partir da próxima segunda, oficinas, óticas, casas de material de construção, lojas de acessórios, entre outros serviços (não abrangidos pelas restrições do decreto estadual) poderão reabrir, bem como a permissão de vendas delivery para as lojas).
(Do V&C Garanhuns )
Nenhum comentário:
Postar um comentário