O partido que mais faturou prefeituras nas capitais brasileiras foi o PSDB. No total, foram oito cidades, incluindo São Paulo (SP), a maior capital, e Porto Alegre (RS), que será administrada pela primeira vez por um tucano. Presidente do PSDB, o senador Aécio Neves disse neste domingo (30) que uma "onda azul" varreria o País.
"O PSDB será o partido político que governará o maior número de brasileiros. Isso é uma resposta clara da sociedade brasileira ao papel que o PSDB vem desempenhando ao denunciar as irregularidades e irresponsabilidades do governo petista ao liderar uma agenda de reformas para o País."
Aécio conseguiu emplacar seu candidato na capital gaúcha — Nelson Marchezan Jr, eleito com 60,5% dos votos válidos. Entretanto, não fez o prefeito de Belo Horizonte, seu domicílio eleitoral. João Leite (PSDB) foi derrotada por Alexandre Kalil (PHS).O PSDB também conquistou Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Maceió (AL).O desempenho das legendas nas capitais foi o seguinte:
PSDB: 7PMDB: 4PDT: 3PSB: 2PSD: 2PRB: 1PHS: 1DEM: 1PMN: 1PPS: 1PT: 1Rede: 1PCdoB: 1
Se o PSDB foi o maior vitorioso do pleito municipal, 2018 é uma incógnita para o partido: quem será escolhido para representá-lo na próxima disputa presidencial?Aécio sai parcialmente derrotado desta eleição, enquanto o governador Geraldo Alckmin ganhou tônus eleitoral com a vitória de João Doria à prefeitura de São Paulo em primeiro turno.O nome do chanceler José Serra, atualmente no governo de Michel Temer, tampouco está descartado pela cúpula da sigla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário