segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Cerca de 500 pessoas passam por triagem de catarata em Garanhuns

Do total, 127 pacientes serão encaminhados para cirurgia

por AQUILLES SOARES


Durante a última semana, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), realizou o processo de triagem que irá viabilizar cirurgias de catarata para a população necessitada. A ação teve início na última segunda-feira (11), no Centro de Especialidades de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), resultando em um total de 491 atendimentos até essa sexta-feira (15). O projeto busca identificar as necessidades oftalmológicas da população previamente, encaminhando para triagem aproximadamente quinze pacientes de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

Para triagem, foram tratados com prioridade pessoas
acima de 60 anos e os pacientes que já passaram pela operação este ano. Do contingente inicial, foi confirmada a necessidade de cirurgia em 127 pacientes. Desse total, 114 procedimentos acontecerão na Unidade Móvel de Cirurgia Ocular da Fundação Altino Ventura, e os demais serão encaminhados para sede do serviço, em Recife. A expectativa é que os procedimentos sejam realizados a partir da próxima segunda-feira (25).

Para o projeto, foi disponibilizada uma equipe especializada com um médico e três técnicos da FAV, responsáveis por realizar o teste de acuidade visual, aferição da pressão ocular e encaminhamento para o médico especializado. “Nosso trabalho é em função de pacientes que não tem condições de pagar por uma cirurgia de catarata. Beneficiando uma população de baixa renda de diversas cidades”, afirmou o articulador de projetos da Altino Ventura, Cleiton Melo.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shisneyda Furtado, esta é uma ação de grande importância para que sejam atendidas as demandas oftalmológicas do município. “A parceria foi viabilizada justamente nesse intuito, para encaminhar os pacientes das unidades que precisavam identificar tais patologias oculares. Agora nosso setor de regulação irá trabalhar para agendar e viabilizar as cirurgias dos casos em que a operação é necessária”, completou a titular da pasta.

Fotos: Divulgação Fundação Altino Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário