Um projeto de lei do Governo Municipal de Garanhuns que trata da destinação de recursos para a Magia do Natal 2018 tem provocado questionamentos na Câmara Municipal onde está sendo apreciado. É que alguns vereadores estranharam o aumento no valor do repasse de verba destinado à Associação Casa do Artesão, entidade responsável pela decoração natalina que tem encantado adultos e crianças ao longo dos últimos anos.
A questão central é que, para o ano passado, a prefeitura repassou para a Casa do Artesão cerca de 539 mil reais de recursos próprios para o custeio da decoração, o que inclui pagamento dos artesãos, gastos com alimentação e compra de material. Já para 2018, com a mesma planilha de obrigações, o valor subiu para 845 mil reais, um aumento de 306 mil reais para executar basicamente o mesmo trabalho feito em 2017.
Um dos parlamentares que questiona esse aumento é Tonho de Belo. Segundo o blog apurou, assim que o Projeto de Lei 005/2018 chegou à Câmara ele pediu vistas, que no jargão legislativo significa uma análise mais minuciosa que pode ser pedida por qualquer vereador com o objetivo de dirimir algum tipo de dúvida, irregularidade ou até mesmo corrigir alguma inconstitucionalidade que possa existir no PL. Para Tonho não é suficiente colocar no projeto somente o valor a ser gasto, mas sim detalhar em que materiais será investido o vultuoso recurso.
"Quando eu vi o projeto tava detalhado um valor absurdo, um aumento de 539 mil para 845 mil reais. Aqui o prefeito manda na Câmara e os vereadores às vezes nem leem e já aprovam. Não sei porque os vereadores têm tanto medo do prefeito," disse tonho de Belo ao V&C. Ele revelou que o projeto de lei tramitou nas comissões e desceu para o plenário, mas, como foi pedido vistas, a votação não ocorreu. Ainda segundo Belo, a Secretária de Turismo de Garanhuns, Neile Barros, deve comparecer esta semana na Casa Raimundo de Moraes para explicar o aumento da verba repassada para a Casa do Artesão.
A MAGIA DO NATAL 2018
De acordo com o PL enviado à Câmara, a Magia do Natal 2018 ocorre de 02 de novembro deste ano a 06 de janeiro de 2019, com produção feita pelos artesãos da Casa do Artesão perfazendo um total de 66 dias de evento.
O blog encaminhou e-mail ao Governo Municipal de Garanhuns solicitando um esclarecimento sobre o aumento do referido recurso.
PLANILHA MOSTRA AUMENTO NO REPASSE DE RECURSOS À CASA DO ARTESÃO
Hummmmmmmmmm!
ResponderExcluir