Evento tem como tema os “Caminhos para a ressocialização”, e está sendo realizado no auditório do Ministério Público de Pernambuco
Com o tema “Caminhos para a Ressocialização”, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Vara Regional da Infância e da Juventude, e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), realiza, nesta segunda (10) e terça-feira (11), no auditório do Ministério Público de Pernambuco em Garanhuns, a 8ª Semana da Ressocialização.
No dia de hoje, foi realizada a abertura do encontro; com a
apresentação cultural do Grupo “O Som do Coração”, do Centro de Atendimento Educacional Especializado do Lions Club de Garanhuns. Após o momento, houve a formação da mesa com participação da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral, que na ocasião representou o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Yaci Novaes; da presidente do Conselho Tutelar em Garanhuns, Socorro Carvalho; do tenente Muricy, representante do 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BIMTz); da promotora Regional da Vara da Infância e Juventude em Garanhuns, Marinalva Almeida; e do juiz Maurício Gusmão, também da Vara Regional da Infância e da Juventude.
Os dois representantes do órgão de Justiça, foram responsáveis pelas palestras iniciais, a primeira sobre o tema central do evento, e a segunda abordou as “Contribuições da Família para o Processo de Ressocialização”. O dia teve ainda homenagens aos parceiros do Programa de Liberdade Assistida, ao longo deste ano. Já pela tarde, será realizada uma palestra sobre Prevenção ao Uso de Drogas, com Jairo Ricardo, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Em seguida, haverá uma mesa redonda sobre a “Educação no Processo de Ressocialização”, com a mediação do professor do Instituto Presbiteriano de Heliópolis (IPH), João Paulo Carvalho, com participação do gestor do IPH, Alexandre Cavalcanti e da coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do Instituto, Maria do Socorro Vilela.
Já nesta terça-feira, a partir das 09h, com a palestra
“Redução de danos: Uma estratégia para a vida”, com a psicóloga Vanessa Braga. Em seguida, encerrando a programação, o tema abordado será o “Protagonismo Juvenil”, com a participação da advogada Heloísa da Silva Santos. O evento ainda vai contar com relatos de experiências de socioeducandos egressos; e será finalizado com a apresentação cultural do Projeto Batuque.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Célia
Sobral, destacou a validade da discussão por meio do evento. “São momentos como este, na data de hoje, em que se completam 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que destacam a importância de se discutir tais assuntos. Por isso, a nossa Secretaria está empenhada na ressocialização, através da Liberdade Assistida, e com o apoio de órgãos essenciais como a Vara da Infância e da Juventude, todos engajados nesse propósito de dar vez e voz às crianças e adolescentes”, afirmou a titular da pasta.
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Com informações da SASDH
Nenhum comentário:
Postar um comentário