sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Justiça reprova contas do prefeito de Águas Belas

 

O juiz em exercício da 64ª Zona Eleitoral, Enéas Oliveira da Rocha, desaprovou a prestação de contas do prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT), relacionada às eleições de 2020. Em sentença proferida, ontem, o magistrado seguiu a recomendação do Ministério Público Eleitoral pela reprovação “face a existência de irregularidades encontradas nas doações recebidas” pelo gestor, que disputava a reeleição.

“O relatório preliminar extraído do sistema apontou inúmeras doações realizadas por funcionários de uma mesma pessoa jurídica, que no caso em apreço, se refere à Prefeitura Municipal de Águas Belas/PE”, afirmou o juiz. “Do total arrecadado, como bem ventilado pelo Ministério Público Eleitoral, mais de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil) foram doações recebidas de funcionários da Prefeitura”, prosseguiu.

Ainda segundo o magistrado, as doações irregulares recebidas por Luiz Aroldo “deveriam ter sido devolvidas aos respectivos doadores ou na impossibilidade, transferidas ao tesouro nacional, conforme art. 32, §1º, IV da Resolução 23607/2019. O sistema apontou, bem como o analista das contas, várias doações de um mesmo valor, feitas por um mesmo doador, num mesmo dia, totalizando valores expressivos que se caracterizam RONI (Recursos de Origem não Identificada) e que foram utilizados pelo prestador de contas”.

De acordo com a decisão, “o montante recebido de forma irregular (depósito) totaliza R$ 30.700,00”. O juiz Enéas Oliveira determinou que esses valores sejam enviados ao Tesouro Nacional, via Guia de Recolhimento da União (GRU), em até cinco dias do trânsito em julgado da determinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário