sexta-feira, 22 de novembro de 2024

PE-177 que liga Garanhuns a Quipapá precisa urgentemente também ser recuperada

A Pe 177 que liga Garanhuns a Quipapá deverá ser totalmente recuperada pelo plano do Governo do programa PE na Estrada

Trecho da PE 177

Em 2021 ela apareceu entre as 10 piores rodovias do país, a quarta pior para ser mais exato. Em 2023, subiu seis posições no ranking insólito, mas, mesmo assim ainda continua com menção péssima em todos os quesitos avaliados.

A PE-177, que liga Garanhuns no Agreste à cidade de Quipapá, na zona da mata, apareceu como a 11ª pior rodovia do país, a terceira pior do estado de Pernambuco, na 26ª edição da Pesquisa CNT Rodovias, divulgada nesta quarta (29) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e pelo SEST SENAT .

A PE-177 tem 55 km e um índice altíssimo de acidentes em seu perímetro.

Recuperação da PE 177

Foto: Marina Torres/DP

Com o programa do PE na Estrada, a rodovia que liga Garanhuns a Quipapá deve ser totalmente recuperada, pois é uma importante via de acesso ao litoral Sul do estado.

O Governo do Estado lançou recentemente o “PE na Estrada”, o maior programa de investimento em infraestrutura viária da história de Pernambuco. São R$ 5,1 bilhões para recuperar 5.580 quilômetros de estradas pavimentadas.
A iniciativa incluiu a restauração da PE-096, considerada uma das dez piores rodovias estaduais no ranking da CNT em 2022 e 2023. Atualmente, as obras de restauração seguem em andamento no trecho contemplado, que liga Barreiros a Palmares, com extensão de 49,4 quilômetros, na região da Mata Sul, contando com investimento de R$ 52 milhões.


Com relação às rodovias estaduais, sobre a PE-177, em Garanhuns, o DER-PE está elaborando o projeto de engenharia das obras de restauração da rodovia, no trecho que vai do entroncamento com a BR-104, em Quipapá, até o entroncamento com a BR-423, em Garanhuns, com extensão de 54 quilômetros. Enquanto isso, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) concluiu recentemente o projeto de restauração da PE-545, no trecho que vai do entroncamento com a PE-585, no Posto Serra, perto de Exú, até o entroncamento com a BR-316, em Ouricuri.

De acordo com a publicação do ranking da CNT em 2023, no ano de 2022, Pernambuco ocupava o 20º lugar em qualidade de rodovias brasileiras, realidade bem diferente após esse aporte que está sendo investido na requalificação de estradas estaduais e em trechos de rodovias federais por meio de convênio firmado com o DNIT.

Somente em rodovias federais serão investidos R$ 876,3 milhões, sendo 47,1% de recursos do Governo de Pernambuco, entre 14 projetos e obras, que contemplarão 519,1 Km de estradas, recursos aplicados em obras e projetos de engenharia.


As ações conjuntas contemplam as obras de triplicação da BR-232, no trecho que cruza o bairro do Curado entre o viaduto sobre a BR-101, município do Recife, até o entroncamento com a BR-408, em Jaboatão dos Guararapes, com extensão de 6,8 quilômetros e investimento de R$ 171,9 milhões. Para esta obra, já foram concluídas a pavimentação e a drenagem, e a conclusão de toda a obra está prevista para março de 2025

Em outra via federal, a BR-104, o DER-PE está realizando a restauração e duplicação do trecho de 13,2 quilômetros, entre Pão de Açúcar e Toritama, no Agreste. Nesta iniciativa, o investimento é de R$ 122,8 milhões, recursos do Tesouro Estadual, com previsão de conclusão em março de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário