quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Filme sobre trabalho infantil estreia em Caruaru

 O curta-documental "Infâncias Roubadas - Os malefícios do trabalho infantil" com direção de Túlio Beat e Camila Haydee será lançado hoje (27/11) no FALA 2024 - Festival de Artes, Literatura e Atitude em Caruaru-PE.



O filme que conta com diversos depoimentos de especialistas e visa conscientizar a população a respeito dos malefícios do trabalho infantil. Segundo o IBGE, em 2022, o Brasil tinha 1,9 milhão de crianças e adolescentes com 5 a 17 anos de idade (ou 4,9% desse grupo etário) em situação de trabalho infantil. A região Nordeste é a mais afetada por esse tipo de exploração que traz adoecimento, perpetuação do ciclo da pobreza, riscos e vulnerabilidades a diversas outras violações de direitos além de impedir o desenvolvimento saudável e integral das crianças e adolescentes. No Brasil, o trabalho é proibido para menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.

Com uma equipe totalmente caruaruense, o projeto conta com direção e roteiro de Túlio Beat e Camila Haydee, fotografia e som de Renere Barbosa, edição de Paulo Conceição, produção de Cândido Rafael, apresentação de Amanda Tarcilla, depoimentos de Mariana Dutra, Juciara Alves e Tacyana Rosa, pesquisa de Isa Feitosa, Herton Sanchez, Leonardo Hick, Eduarda Macedo, Deusdete Maria, figurino de Poliana Jéssica, arte de Smael Brandão. A obra foi  realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Caruaru (PE) e da Fundação de Cultura de Caruaru. 

O evento FALA 2024 - Festival de Artes, Literatura e Atitude tem como tema ECA: Direitos, Deveres e Desafios no Cotidiano e trará atividades de várias linguagens artísticas, como música, circo, teatro de fantoches, dança, apresentação de coral, poesia e literatura de cordel. Todas as atividades têm como objetivo o debate para a construção de uma sociedade mais justa e consciente, onde os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e promovidos. O evento acontecerá de 13h às 17h, no auditório da SEDUC (Av. Cícero José Dutra, s/n, Petrópolis - antiga FAFICA).

Após a exibição do curta-metragem acontecerá bate-papo entre os realizadores, a equipe do AEPETI - Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da SDSDH - Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o público presente.

Foto: Renere Barbosa
--
Cia Bacurau Cultural
Túlio Beat | Direção artística
Caruaru - Pernambuco - Brasil
55 8198799.3223

Nenhum comentário:

Postar um comentário