Por Michelle Assunção
Foto: Ytallo Barreto
O ano repleto de celebrações e homenagens à rainha da ciranda, Lia de Itamaracá, continua intenso e longe de acabar: no próximo dia 30, a artista comanda o evento Lia in Rio, uma celebração multilinguagens na Embaixada da Ciranda, na Ilha de Itamaracá, que promete mobilizar pessoas da Ilha e visitantes com ações de artes visuais, audiovisual, música e empreendedorismo, com o lançamento da loja virtual de Lia. E essa não será a última festa do ano! Em dezembro, Lia já se prepara para a Ciranda de Natal, um evento para encerrar 2024 em grande estilo e anunciar os importantes projetos que serão implementados na Embaixada da Ciranda no ano de 2025
O destaque da noite do próximo sábado (30) será a inauguração da instalação Lia in Rio, que celebra a profunda conexão de Lia com a cidade do Rio de Janeiro. Uma relação que começou nos anos 1970 e culminou, em setembro deste ano, com sua icônica participação no Rock in Rio. Classificada pelo site TMDQA (Tenho Mais Discos Que Amigos) como um dos cinco melhores shows nacionais do festival, a apresentação reafirmou o lugar de Lia como uma das grandes representantes da música brasileira.
A instalação multimídia na Ilha de Itamaracá contará com projeções de vídeos variados, efeitos especiais, músicas, fotos, objetos e até mesmo o figurino inédito e especial, produção do estilista Júlio César, que Lia usou no Rock in Rio. Para Lia Letícia, uma das curadoras da exposição (que conta também com os trabalhos de Beto Hees), a proposta é celebrar essa relação histórica e cultural.
“A instalação reflete o amor de Lia pelo Rio de Janeiro, que não começou ontem. Desde os anos 70, Lia leva a ciranda para o Rio, cantando as belezas da cidade em músicas como ‘Copacabana’ e ‘Santa Teresa’. A recente participação no Rock in Rio é a consagração de uma história de resistência e de forte vínculo cultural entre Pernambuco e a cidade maravilhosa, por meio da arte de Lia de Itamaracá”, coloca Lia Letícia.
CineClube O Canto da Sereia - Além da instalação, o evento marca a estreia da segunda temporada do CineClube O Canto da Sereia. Com coordenação do fotógrafo Ytallo Barreto e curadoria de Lia Letícia, o Cineclube O Canto da Sereia nasceu como desenvolvimento das atividades audiovisuais do Centro Cultural Estrela de Lia, e também como uma forma de suprir a deficiência de acesso ao cinema na Ilha de Itamaracá.
“Nesta segunda edição do cineclube estamos contando com a participação dos jovens que participaram do curso de formação em cineclubismo, realizado pelo Centro Cultural Estrela de Lia, entre março e maio deste ano. Estamos portanto num momento de celebração porque cada vez mais a Embaixada da Ciranda se consagra como um centro cultural multilinguagem e de expressivo impacto para a população de Itamaracá, composta sobretudo de jovens e mulheres”, coloca Beto Hees, produtor executivo.
Nesta edição serão exibidos quatro filmes que abordam temas como resistência, território, identidade e cultura popular.O filme “Mutirão”, de Lincoln Péricles (SP), traz à tona a luta popular pela moradia no Capão Redondo, São Paulo, destacando o papel fundamental das mulheres, em sua maioria indígenas e pretas. Narrado por uma criança, o filme revisita documentos históricos sobre os mutirões na Cohab Adventista.
“Dente”, de Rita Luna (PE), é uma crônica que retrata os costumes de uma família negra em Camaragibe, Pernambuco, liderada por uma mulher forte que conduz sua família com firmeza e amor. Já “Mulher Maracatu”, de Carlota Pereira e Dani Cano (PE), aborda as pioneiras que ocuparam o posto de caboclas de lança em maracatus, rompendo barreiras em uma tradição dominada por homens e marcando a história da cultura popular pernambucana.
Encerrando a sessão, “O Canto da Sereia”, da Jacaré Filmes, documenta o festival que celebrou os 80 anos de Lia de Itamaracá, em janeiro de 2024, registrando a festa e a força de uma das maiores artistas da Ilha de Itamaracá, que segue sendo um símbolo vivo da cultura brasileira.
Show: Lia de Itamaracá e o Quarteto da Ciranda - A noite será coroada com o show Lia de Itamaracá e o Quarteto da Ciranda, um mergulho nas raízes da ciranda e dos cocos de roda, gêneros que fazem parte da trajetória da artista. O repertório inclui clássicos como “Minha Ciranda”, “Preta Cirandeira” e uma homenagem especial à saudosa Dona Selma do Coco. Durante o evento, será lançada a loja oficial de Lia, cujo link já pode ser encontrado no perfil do Instagram de Lia, o @liadeitamaracaoficial, oferecendo produtos como camisetas, cangas, livros, CDs e itens exclusivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário