A promessa de fazer a segunda fase da duplicação da Br 423 que vai de Lajedo a Garanhuns, ainda não saiu do papel e o transito vai travar, do trecho que se estende do 71 BI MTZ, até o viaduto
A promessa do governo federal é de que o segundo trecho da duplicação da BR-423, mais 40 quilômetros entre Lajedo e Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, que teria início até o fim de 2024, ainda não saiu do papel. Durante a solenidade de assinatura, no Palácio do Planalto, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o edital do projeto da segunda etapa está quase concluído e será lançado em breve, mais que até agora nada, nem sai do papel e nem promessas de quando iniciam as obras.
O ministro, inclusive, chegou a pedir ajuda à bancada federal pernambucana, presente em peso na assinatura da OS, para que conseguisse os recursos necessários para o projeto. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, estava presente na assinatura.
Em sua fala, o presidente da República também garantiu o segundo trecho. “Na assinatura da segunda ordem de serviço para continuar a duplicação da 423 eu quero estar em Garanhuns. Essa obra me é cobrada desde o meu primeiro mandato”, afirmou Lula.
E pelo o andar da carruagem, Garanhuns mais uma vez ficará prejudicada, pois sem essa duplicação, o que notamos é que tem muitos acidentes com óbitos, e se não tomar uma providência, a tendência é aumentar esses número. Principalmente com a construção do Hospital Regional Mestre Dominguinhos e da Maternidade, que são obras que exige que tenha uma maior mobilização no trânsito, fica difícil, pois o acesso será o maior prejudicado, pois o transito vai travar, com o engarrafamento todo dia, na faixa do viaduto até o quartel.
Por dia, 17 mil veículos circulam pela BR-423. No total, a duplicação da BR-423 prevê 83,1 quilômetros - entre São Caetano e Garanhuns - e está incluída no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal - JC IMAGEM
Mais cedo, a garantia foi dada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em entrevista ao programa Passando a Limpo, na Rádio Jornal. Segundo o ministro, que como deputado federal atuou para viabilizar a duplicação da BR-423, a segunda etapa da duplicação está garantida no Novo PAC do governo federal.
“A rodovia é fundamental para o escoamento da produção daquela região e o trecho entre Lajedo e Garanhuns também é certo. Vamos avançar nesse projeto e acredito que no fim de 2024 conseguiremos estar lançando a segunda etapa”, afirmou. O trecho da rodovia federal a ser duplicado é um dos principais acessos ao Agreste meridional de Pernambuco e via de escoamento da produção da bacia leiteira da região. A requalificação da rodovia deve impulsionar, ainda, o crescimento dos setores de serviços, turismo e comércio.
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