sexta-feira, 7 de maio de 2021

Auditoria e gestão de riscos: SCGE conhece sistema da Controladoria do Distrito Federal

Na manhã da quarta-feira, dia 05, servidores de três diretorias da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) conheceram o Sistema de Gestão de Auditoria da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), denominado de SaeWeb. “Estamos buscando experiências exitosas para que possamos fortalecer o processo de gestão de riscos já iniciado em nossa estrutura organizacional”, explicou o secretário-executivo da SCGE, Filipe Castro.

 

Tendo como objetivo permitir a administração e supervisão de atividades inerentes aos trabalhos de apoio e orientação para a implantação da gestão de riscos nas unidades orgânicas da capital federal, o SaeWeb foi apresentado por Vitor Teixeira e Robson Lopes da Gama Júnior, respectivamente, assessor especial da Subcontroladoria de Controle Interno e coordenador de Auditoria de Integridade e Riscos da CGDF.

 

Vitor explicou, em detalhes, a estrutura do modelo. Já Robson mostrou a funcionalidade dos serviços consultivos, com o mapeamento de riscos. “Podemos criar qualquer tipo de documento dentro do sistema”, disse, ressaltando se tratar de um modelo simples, aplicável a qualquer organização.

A partir do SaeWeb, implantado há 13 anos e que vem passando por atualizações ao longo do tempo, é possível aprimorar fluxo, registro, relato, gerenciamento e controle dos riscos corporativos mapeados pelas unidades do Poder Executivo do Distrito Federal.

 

REGISTROS – Realizado de forma virtual, o encontro contou com a participação de Cristiana Borges e Flávio Pereira, que respondem pelas diretorias de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC) e de Auditoria (DAUD) da SCGE. Ainda pela Controladoria de Pernambuco, participaram Daniela Gonzaga, assessora especial de Controle Interno e presidente do Comitê de Gestão de Riscos (CGR); e Renato Cirne, coordenador de Proteção de Dados que, na ocasião, representou a Diretoria de Tecnologia da Informação do Controle Interno (DTCI).

 

Também presentes na reunião, os servidores Tiago Fonseca, Alexandre Carvalho, Pedro Hilário e Vanessa Duarte, que integram a equipe da Coordenadoria de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG/DMAC) e que irão atuar internamente com o tema gestão de riscos. Pela CGDF, além de Vitor e Robson, participou do encontro, Karla Serra, assessora de Relações Institucionais.


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