sábado, 1 de janeiro de 2022

As credenciais dos aspirantes ao Palácio do Campo das Princesas

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

O ano começa com a expectativa para as eleições gerais em outubro, em disputa os cargos de presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual. 2022 completará dezesseis anos de hegemonia socialista em Pernambuco, iniciada em 2006 com a vitória de Eduardo Campos sobre Mendonça Filho no segundo turno por uma diferença de mais de um milhão de votos. Até o último pleito foram mais três vitórias socialistas, uma com o próprio Eduardo, reeleito em 2010 com mais de três milhões de votos, e duas com Paulo Câmara, eleito em 2014 e 2018 derrotando o mesmo adversário, Armando Monteiro.

Em 2022, uma dúvida ainda permeia o PSB sobre quem será o sucessor de Paulo Câmara para tentar manter a hegemonia, no páreo, os deputados federais Danilo Cabral e Tadeu Alencar e os secretários José Francisco Neto (Casa Civil) e Geraldo Julio (Desenvolvimento Econômico). O governador Paulo Câmara já afirmou que até o final do mês define o nome, e aquele que for o escolhido terá o apoio de uma robusta Frente Popular, fortalecida após a vitória de João Campos em 2020 na capital pernambucana.

Na oposição, quatro nomes atuam no sentido de disputar o Palácio do Campo das Princesas, os prefeitos Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB), e o ministro do Turismo, Gilson Machado (PSC) são as opções para a disputa de outubro. Enquanto Anderson e Raquel ensaiam entendimento, Miguel trabalha correndo por fora, e Gilson sonha em ser o nome de Bolsonaro em Pernambuco.

Todos possuem suas credenciais políticas, administrativas ou eleitorais para o jogo de outubro, e ao longo dos próximos meses a situação tende a se afunilar, a medida que as definições e as pesquisas qualitativas e quantitativas forem realizadas. Até abril, data para a desincompatibilização dos prefeitos, secretários e ministros, deveremos ter definições mais claras não só para os nomes para governador como também para senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário