Por Edmar Lyra
Cinco vezes candidato a presidente da República, Lula obteve duas vitórias para o Palácio do Planalto em 2002 e 2006, e tornou-se um dos principais nomes da política brasileira. Em 1989, 1994 e 1998, Lula foi derrotado porque passava uma imagem extremamente radical para o eleitor, que as vezes tinha medo de uma eventual vitória sua por conta das teses e dos discursos proferidos por ele e pelo PT.
Para chegar a sua primeira vitória em 2002, Lula contou com uma repaginada em seu visual, adotou uma postura mais comedida e consolidou sua mudança de postura ao apresentar a Carta aos Brasileiros comprometendo-se a manter o tripé macroeconômico do câmbio flutuante, das metas de inflação e da responsabilidade fiscal, o que foi um aceno extraordinário para o mercado financeiro. Um dos principais responsáveis pela mudança de postura foi o seu marqueteiro Duda Mendonça que transformou Lula num candidato mais palatável a setores da sociedade que acabou culminando na sua vitória há vinte anos.
Líder absoluto nas pesquisas de 2022, Lula precisará fazer movimento semelhante para consolidar sua vitória contra o presidente Jair Bolsonaro, sobretudo se precisar ir ao segundo turno contra o seu principal adversário. Mas o grande calo de Lula não é necessariamente as questões macroeconômicas e o medo de um governo seu como em 2022, e sim o desgaste do PT perante parte significativa da sociedade. A eleição de Lula passa, sobretudo, por diminuir o protagonismo do Partido dos Trabalhadores na sua campanha. Apesar de as histórias de Lula e do PT se confundirem, é indiscutível que Lula conseguiu suplantar o tamanho da sua criação, e o lulismo é muito mais representativo que o petismo.
Caminhar para o centro e evitar um discurso sectário do PT e de setores da esquerda será uma medida extremamente interessante no sentido de conquistar partidos e eleitores mais inclinados ao centro, e a partir de então consolidar sua vitória num provável segundo turno contra Jair Bolsonaro nas eleições de outubro deste ano.
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