terça-feira, 14 de janeiro de 2025

João Paulo sugere Raquel Lyra como possível candidata do PT ao Governo de Pernambuco em 2026

 Do Blog do Mário Flávio

O deputado estadual João Paulo (PT) trouxe declarações que movimentaram os bastidores políticos de Pernambuco durante entrevista à Rádio Folha, nesta segunda-feira (13). Segundo ele, a governadora Raquel Lyra (PSDB) pode ser a candidata do PT para o Governo do Estado nas eleições de 2026, contrariando especulações de apoio automático à possível candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

“O PT não assumiu um compromisso que achei precipitado, antes mesmo da eleição do Recife, com sua campanha ao governo”, afirmou João Paulo, deixando claro que o partido não fechou questão sobre a aliança com Campos.

João Paulo destacou que a decisão sobre o apoio do PT será tomada com base na conjuntura de 2026 e no alinhamento dos candidatos com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ressaltou que não há compromisso firmado com João Campos, reforçando a possibilidade de um apoio à governadora.

“Vamos ver como vai ser a conjuntura política de 2026. Como o PT e Lula vão estar, e quem vai estar comprometido com a candidatura de Lula. Não há nenhum compromisso do partido, até porque a governadora pode ser a candidata do PT”, complementou.

A fala do deputado também reflete uma insatisfação na corrente majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB), com a aliança com João Campos. A única indicação relevante do grupo na gestão do prefeito foi o nome de Vinicius Castello (PT), em um convite pessoal que não passou pela legenda.

A aproximação entre Raquel Lyra e Lula

Enquanto isso, sinais de um possível alinhamento entre Raquel Lyra e o PT continuam. Embora não tenha feito declarações oficiais, Raquel já demonstrou proximidade com o governo Lula, destacando os investimentos federais em Pernambuco.

João Paulo reforçou essa percepção:
“Acho que ela já faz o L sem precisar fazer um gesto com os dedos. Ela tem reconhecido os investimentos e a preocupação do governo Lula com Pernambuco e com o governo dela. O ministro já colocou que ela estaria na base do governo. Ela tem dito em depoimentos que Lula e todos os ministérios têm a porta aberta pra ela.”

Com as eleições de 2026 ainda distantes, o cenário político em Pernambuco promete ser marcado por reconfigurações e alianças inesperadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário