Desligamentos atingem cargos comissionados no Procon Recife; movimentação já era esperada
Por Blog da Folha
Sebastião Oliveira - Isabelle Barbosa/FolhaPE
A Prefeitura do Recife oficializou, por meio do Diário Oficial do último sábado (12), a exoneração de 21 servidores comissionados que atuavam no Procon Recife e haviam sido indicados pelo Avante. Os desligamentos, retroativos às datas de 26 de março e 1º de abril, ocorreram após a decisão da legenda de integrar a base da governadora Raquel Lyra (PSD).
O grupo de exonerados ocupava funções variadas no órgão, incluindo cargos técnicos e posições de gestão. Entre os nomes, constam quatro gerentes, três gestores, um superintendente e outros servidores vinculados a diferentes unidades do Procon no município.
A mudança de alinhamento do Avante no cenário político estadual foi formalizada no dia 24 de março, quando a governadora nomeou Emmanuel Fernandes, o Manuca, ex-prefeito de Custódia, como secretário estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. A nomeação foi interpretada como um gesto de fortalecimento da base governista visando as eleições de 2026.
Na mesma data, o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, anunciou que colocaria os cargos da legenda na prefeitura do Recife à disposição da gestão municipal. As exonerações foram registradas como “a pedido”.
Além da secretaria, o Avante também assumiu a gestão administrativa de Fernando de Noronha, com a indicação de Virgílio Oliveira para o cargo. Filho do deputado federal Waldemar Oliveira e sobrinho de Sebastião, Virgílio ainda precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) antes de assumir oficialmente o posto. Ainda não há previsão para a sabatina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário