sexta-feira, 2 de junho de 2017

Organização espera 650 mil pessoas por dia na 18ª edição do Pentecostes

A maior festa católica do DF começa nesta sexta-feira e vai até domingo no Taguaparque, com o lema "Em Pentecostes, vinde a mim todos vós, faz alusão a um convite de Jesus, Vinde a mim"

Giselle e o filho Arthur: menino teria tido um tumor curado graças a um milagre
 Thiago SoaresMilagres, louvores, adoração e a celebração da Igreja Católica. É com esse sentimento que, até domingo, o Taguaparque recebe milhares de fiéis na 18ª edição do Pentecostes. A data lembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos. O lema deste ano, Em Pentecostes, vinde a mim todos vós, faz alusão a um convite de Jesus, Vinde a mim. A expectativa da organização é de que, em cada um dos três dias, compareçam mais de 650 mil pessoas.

 
Haverá mudanças no trânsito da região. Quem costuma passar pelo local deve ter atenção redobrada. A partir das 16h de hoje e de amanhã, equipes do Departamento de Trânsito (Detran) vão alterar o fluxo de veículos na via principal do Taguaparque. No domingo, a intervenção será a partir das 13h. Nos cinco primeiros dias, de domingo até ontem, as atividades ficaram concentradas na Paróquia de São Pedro, em Taguatinga Sul, responsável pela organização da tradicional celebração cristã.

A Festa de Pentecostes ocorreu pela primeira vez, em 1999, idealizada pelo padre Moaciar Anastácio, ainda na porta da igreja. A partir de 2000, o templo não comportou mais a crescente quantidade de participantes. Por oito anos, a celebração foi realizada no antigo Pistão Park Show e, em 2011, acabou transferida para o Parque Leão, no Recanto das Emas. No entanto, foi necessário um espaço maior. Desde então, o palco da festa é o Taguaparque.
 
Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press
 
 
Ao longo dos tempos, o evento se tornou exemplo de diversos testemunhos. É o caso de Arthur Xavier, 9 anos. Há menos de dois anos, ele estava disputando uma partida de futebol, quando, de repente, caiu. No hospital, os médicos detectaram que ele estava com um tumor maligno de grande extensão no crânio. Com o avançar da doença, o menino perdeu os movimentos de partes do corpo. A família se viu em um desespero, porém, eles se apegaram à fé e tiveram o quadro mudado. Fruto de círculo de orações, o menino hoje está totalmente curado. “Um milagre alcançado na graça de Jesus Cristo”,ressalta a mãe, Giselle Alves Xavier, 37, que participa ativamente da Semana de Pentecostes.

O menino recebeu orações de familiares e até de desconhecidos. Os pais acenderam a vela de Pentecostes em busca do milagre. “Sempre orei pela melhora dele, assim como a minha filha e gente do Brasil inteiro”, lembra Giselle. A cura foi revelada na celebração do ano passado. “Durante o Pentecostes, foi revelado que uma criança estava muito mal, com tumor no cérebro, e foi dito que, a partir daquele dia, o Arthur estava curado. Depois disso, a cada dia ele foi melhorando. Ele não tem mais nada, foi curado. Um milagre”, repetiu a mãe.

O estudante de educação física Ricardo Pacheco, 27 anos, teve os pedidos atendidos em três ocasiões. Na primeira vez, a mãe, que se encontrava na Unidade de Terapia Intensiva após um derrame cerebral, se recuperou após alguns dias de orações. O segundo milagre com acender das velas foi a cura de uma sobrinha que sofreu diversas enfermidades. No ano passado, o jovem orou depois de ficar desempregado e desenvolver  síndrome do pânico. “Depois que acendi a vela de Pentecostes deu tudo certo na minha vida. Tudo que estava dando errado, Deus fez uma restauração”, contou.

A designer de interiores Emiliane Dantas, 24, está em busca do milagre. Há 10 anos, ela sofreu um problema que acarretou manchas em parte do corpo. Os médicos ainda não conseguiram fazer o diagnóstico. Ao longo dos anos, a jovem desenvolveu depressão. Por meio do Pentecostes, ela espera ser curada. “Acredito que Deus ainda vai me dar a bênção. Sofro com isso, mas, a cada dia, sei que serei curada”.


Transporte

Com o evento, os semáforos dos cruzamentos de Taguatinga Centro, do Taguacenter, da Rua das Palmeiras com a Comercial Norte e da Praça do Bicalho com a Comercial Norte terão os tempos alterados, segundo o Detran. Os sinais ficarão intermitentes após os horários dos eventos. No fim de cada dia de evento, a terceira entrada do Taguaparque no sentido norte do Pistão Norte terá mão única em direção à Colônia Agrícola Samambaia. A interseção dessa via ficará com sentido único para Taguatinga Centro, enquanto que a saída para a Estrutural será de mão dupla.

Para facilitar o acesso ao Taguaparque, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) terá viagens extras para as linhas principais que ligam as regiões administrativas com o Pistão Norte de Taguatinga e com a Rodoviária do Plano Piloto de acordo com a demanda. Uma linha especial de número 351.7, com tarifa de R$ 2,50, circulará entre a Praça do Relógio e o Taguaparque. Na sexta-feira e no sábado, ela atenderá das 17h30 à meia-noite. Já no sábado, será das 15 às 21 horas.


Consagração

É um dos momentos mais emocionantes da celebração. Os fiéis têm as suas velas de pentecostes consagradas. Eles levam de casa para serem abençoadas durante as missas ministradas pelo padre Moacir. Na sexta-feira, as velas brancas são consagradas em nome do Pai. No sábado, em nome do Filho. No domingo, em nome do Espírito Santo. Depois, as famílias levam as velas para casa e fazem pedidos à Santíssima Trindade.


Programe-se


Sexta-feira (2/6)
Início às 8h Missa de cura, às 19h 

Sábado (3/6)
Início às 8h Terço da misericórdia e shows com bandas religiosas à tarde. Missa de libertação, às 19h. 

Domingo (4/6)
Início às 8hShows com bandas religiosas à tarde. Missa de cura, às 16h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário