Uma verdadeira falta de respeito para com e a saúde pública de Garanhuns e com os garanhuenses está sendo, vergonhosa e descaradamente, praticada por parte do governo municipal desta cidade.
Chegou ao conhecimento da redação do Blog do Cisneiros, na manhã desta quinta-feira (05), que no lugar de distribuir remédios a população, a prefeitura, por puro descaso, ou incompetência, deixa vencerem. Jogando milhares de reais dos contribuintes garanhuenses no lixo. E o mais grave...
No lugar de preencher os relatórios necessários junto aos órgãos competentes, estaduais e municipais, e seguir os procedimentos para o devido descarte de medicamentos vencidos, a prefeitura está escondendo estes remédios no Centro de Controle de Zoonoses do município.
Segundo nossa fonte, a prefeitura esconde estes remédios vencidos, para que a população não tome conhecimento de quanto dinheiro está sendo jogado no lixo.
Remédios vencidos não devem ser descartados diretamente no lixo comum. Como são produtos químicos, eles têm um potencial enorme de causar impactos ambientais, principalmente se entrarem em contato com recursos hídricos. Lembrando que Garanhuns tem uma grande quantidade de nascentes.
Com a palavra, a prefeitura, para explicar a população do porque desta falta de responsabilidade, respeito e competência. Ou melhor, para explicar a população de quem é a responsabilidade por este descaso.
Modo correto de descarte
Os medicamentos vencidos devem ser tratados por processos térmicos, geralmente queimados em usinas de incineração, diminuindo o volume dos resíduos e sua periculosidade.
É importante lembrar que a incineração também apresenta riscos para o meio ambiente e para a saúde, já que os gases emitidos pela queima e as cinzas produzidas podem conter substâncias tóxicas. Isso exige um extremo controle e equipamentos modernos com alta eficiência de filtração e lavagem de gases para diminuir os riscos. Por enquanto, é a melhor opção para destinação final dos resíduos de serviço de saúde (RSS) - método também usado amplamente no exterior.
Veja o vídeo sobre a questão de descarte de medicamentos e suas legislações
|
Clique na images para ampliar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário