sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Família pernambucana é morta durante tentativa de assalto no Ceará

Seis reféns — dentre eles duas crianças — e seis criminosos morreram durante troca de tiros no município de Milagres, na região do Cariri cearense

Por: Portal FolhaPE com Agência Brasil

Troca de tiros ocorreu quando policiais militares frustraram tentativa de assaltoFoto: Reprodução/Facebook
Pelo menos 12 pessoas morreram durante um tiroteio na cidade de Milagres, na região do Cariri cearense, na madrugada desta sexta-feira (7). Segundo a Secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, a troca de tiros ocorreu depois que policiais militares frustraram uma tentativa de assalto a duas agências bancárias que funcionam na região central da cidade de cerca de 28 mil habitantes. Cinco das 12 vítimas pertenciam a uma família de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco.

Seis pessoas feitas reféns morreram durante o tiroteio – entre elas, duas crianças. Além da família, foi morto um homem, que também foi sequestrado na mesma rodovia pelos assaltantes.

O empresário João Batista Magalhães, de 49 anos, partiu de Serra Talhada com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará, com o filho Vinícius Magalhães, de 14 anos, buscar três parentes que chegaram de São Paulo: a cunhada Claudinei Campos de Souza, 42; o filho dela, Gustavo Tenório dos Santos, 13; e o esposo, Cícero Tenório dos Santos, 60, natural de Alagoas. Todos foram feitos reféns e morreram durante troca de tiros entre policiais e suspeitos.

Os corpos das cinco pessoas devem chegar a Serra Talhada na noite desta sexta (7), segundo informações da Rádio Cultura. De acordo com Anderson Tennens, coordenador da rádio, João Magalhães era um empresário muito conhecido na cidade e era dono de uma loja de informática no centro de Serra Talhada. Familiares confirmaram que pai e filho serão sepultados no cemitério da cidade. Ainda não há informações sobre o local de sepultamento dos parentes que vieram de São Paulo. 

Crime
Além da família, seis criminosos morreram na troca de tiros. Alguns corpos já estão sendo periciados no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte, a cerca de 60 quilômetros de Milagres, mas, até as 13h, nenhum dos 12 mortos teve sua identidade confirmada. Dois suspeitos de participar da ação já estão detidos. Além disso, policiais que tentam localizar outros participantes da ação criminosa encontraram um homem morto dentro de uma caminhonete abandonada, usando colete à prova de balas.

Uma das agências que o bando tentou assaltar, do Banco do Brasil, fica a apenas cinco quarteirões de uma unidade policial. De acordo com a Secretaria de Segurança, equipes especializadas da Polícia Militar (PM) já estavam realizando diligências na região, justamente para tentar identificar e prender assaltantes a bancos que atuam no estado. Daí a ação rápida contra os criminosos.

Em entrevista à imprensa, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, informou que policiais encontraram armas, farta munição e explosivos nos veículos apreendidos e no local do confronto. Costa destacou também a importância da integração entre as forças de segurança dos estados do Nordeste.

“Há quadrilhas que atuam em vários estados, principalmente da Região Nordeste. O que aconteceu hoje reforça a necessidade da instalação de um centro regional de inteligência para termos informações em tempo real, fornecidas pelos serviços de inteligência dos nove estados.” De acordo com o secretário, um dos suspeitos detidos teria admitido ter atirado contra os reféns. “É uma informação preliminar que ainda vamos investigar. O momento é de sermos responsáveis, não fazermos prejulgamento e aguardarmos a conclusão das apurações”, acrescentou Costa.

A Polícia Civil pede que quem tiver qualquer informação que a ajude a chegar aos bandidos ou que contribua de alguma forma com as investigações, entre em contato pelos telefones (88) 3531.4841, da Delegacia Regional de Brejo Santo; (85) 3101-1140, 3101-1141, 3101-1142 e 3101-1143, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). O sigilo é garantido.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco informou, por meio de nota, que entrou em contato com o Estado do Ceará para firmar apoio às investigações do crime. O secretário da pasta, Pedro Eurico, solicitou agilidade no processo de liberação das perícias tanatoscópicas dos corpos, já que cinco das 12 pessoas mortas pertenciam a a mesma família de Pernambuco.

Confira a nota na íntegra:

"O Governo de Pernambuco, por intermédio do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, realizou contato com a secretária de Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França, para pactuar ações de apoio relacionadas ao fato ocorrido na madrugada desta sexta (07 de dezembro), no município dos Milagres, a 140 quilômetros de Serra Talhada/PE. O fato vitimou 12 pessoas, sendo cinco pertencentes a uma mesma família de Pernambuco.

O secretário solicitou uma maior agilidade na liberação das perícias tanatoscópicas das vítimas pernambucanas. Pelas informações obtidas até o momento, serão solicitados esclarecimentos do fato que deverá ficar sob responsabilidade da Corregedoria Geral de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. Para o secretário Pedro Eurico “São vítimas que foram chacinadas numa operação aparentemente infeliz”. 

No mesmo sentido, a equipe da SJDH atuará no apoio psicológico, assistencial e jurídico aos familiares das vítimas e, neste momento, a equipe do Centro Estadual de Apoio a Vítimas de Violência (Ceav) se desloca para o município"

Nenhum comentário:

Postar um comentário