sábado, 25 de abril de 2020

Nota oficial — Secretaria Municipal de Saúde

Diante do cenário caracterizado pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emite novas recomendações para a categoria dos Agente Comunitários de Saúde (ACS’s), levando em consideração, sobretudo, a importância da atuação destes profissionais no desenvolvimento das estratégias de saúde da família.

Fica então, recomendado aos profissionais, a adoção de modalidades de trabalho em domicílio (home office), considerando ser um plano de trabalho emergencial, visando acompanhar/monitorar, junto com as equipes de saúde da família, os casos suspeitos, pessoas em isolamento domiciliar, grupos de risco e as condições de distanciamento social, priorizando o contato remoto e/ou por aplicativos de mensagens e ligações telefônicas, minimizando o contato direto com outros públicos. 

Recomenda-se ainda que o planejamento das atividades destes profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), sejam realizadas em esquema de rodízio, onde um servidor desta categoria, permanecerá na unidade, atuando junto aos demais profissionais. 

Por fim, a secretaria destaca que as recomendações citadas anteriormente são válidas exclusivamente à categoria de agentes comunitários de saúde. Os agentes de combate às endemias (ACE’s) devem permanecer desempenhando suas atividades normalmente, haja vista a importância deste grupo nas ações de combate à dengue, febre chikungunya, zika vírus e outras arboviroses no município.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário