Governadora Raquel Lyra inicia minirreforma esta semana e deve mexer em outras pastas
Por Betânia Santana
Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e o ex-secretário Daniel Coelho - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Ex-secretário de Turismo e Lazer no governo Raquel Lyra (PSD), Daniel Coelho vai voltar à gestão. Dessa vez como secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. Vai substituir Ana Luiza Ferreira, que deve permanecer no governo em outra função.
Com olhos voltados para as eleições do próximo ano, a mudança faz parte de uma minirreforma na gestão, na tentativa de ajustar o que não vem funcionando a contento. A ideia é fortalecer a administração para enfrentar o prefeito do Recife, João Campos (PSB), seu potencial adversário nas eleições de 2026.
Daniel Coelho deixou a pasta do Turismo em junho do ano passado, no último dia de desincompatilização, para ser o candidato da governadora à Prefeitura do Recife. Ficou em quarto lugar na disputa, atrás de João Campos, Gilson Machado (PL) e Dani Portela (PSOL). Teve 29.788 votos (3,21% dos votos válidos).
Apesar do resultado desfavorável, fez uma campanha arrojada. Nas peças publicitárias, mostrou o "Recife sem filtro", expondo mazelas que a cidade ainda enfrenta, como falta de saneamento, pontos críticos de alagamento, pessoas em situação de rua, desigualdade social.
O ex-secretário vai assumir a pasta que tem sido um dos calcanhares de Aquiles nos últimos meses, especialmente em relação ao Arquipélago de Fernando de Noronha. A ilha está sendo administrada oficialmente pelo adjunto Virgílio Oliveira porque a Assembleia Legislativa não sabatinou nem colocou para votação o projeto do Executivo que indica o advogado como titular.
Noronha também registrou no último domingo, pela segunda vez em uma semana, outra aeronave atolada no pátio do Aeroporto Governador Carlos Wilson, após o asfalto ceder durante o taxiamento.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco informou que a área afetada passará por restauração emergencial nesta segunda-feira (30). As obras serão retomadas no dia 15 de julho.
Daniel Coelho chega à Secretaria de Meio Ambiente no ano em que a COP30 será realizada no Brasil, e tem a responsabilidade de deixar o estado bem representado no encontro sobre meio ambiente e sustentabilidade, no mês de novembro, em Belém do Pará.
Em 2022, na disputa para a Câmara Federal, Daniel Coelho conquistou 110 mil votos, mas não se elegeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário