quarta-feira, 26 de outubro de 2016

CrossFit é seguro? 3 riscos pouco falados da modalidade que virou febre


© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA

Caracterizado por grande intensidade e atividades intervaladas, o CrossFit se tornou uma verdadeira febre em academias por promover grande gasto calórico e definição de todo o corpo. Estima-se que, em apenas uma aula, seja possível perder cerca de 800 calorias. Mas é exatamente em sua potência que vive alguns riscos pouco falados da modalidade.
CrossFit: perigos da atividade
Um dos principais e mais comuns riscos do CrossFit é o de lesões em pessoas que não estão preparadas para a atividade exigente. Iniciantes na modalidade normalmente contam com músculos imaturos que não conseguem distinguir um treino eficiente de um desgaste físico excessivo.
Por normalmente não serem capazes de avaliar de maneira exata a intensidade e o alto impacto da atividade, os novos atletas podem acabar exagerando nos exercícios sem conseguir ouvir os limites do corpo. O resultado é o comprometimento de articulações e lesões musculares causadas por exaustão excessiva.

© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA

Qualquer tipo de exercício feito de maneira incorreta resulta em prejuízos ao corpo, mas por se tratar de uma atividade de alta intensidade e impacto, o CrossFit pode ser ainda mais arriscado sem orientação clara de um instrutor ou personal trainer.
A popularização do CrossFit fez com que academias corressem para incluir aulas em seus estabelecimentos e, em alguns casos, equipamentos e profissionais não são exatamente ideais e qualificados para a função, o que torna a atividade ainda mais perigosa para pessoas que não estão acostumadas a praticar exercícios.
Além de treinadores inexperientes, é válido ainda evitar aulas de CrossFit com muitos alunos se exercitando ao mesmo tempo. A atividade pede atenção extra do profissional, algo que raramente acontece em um ambiente lotado.

© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA

Menos comum, mas também muito perigoso, o risco de rabdomiólise também aumenta entre pessoas que praticam atividades intensas, como o CrossFit, de forma incorreta e exagerada. A rabdomiólise é o nome dado à morte de fibras musculares que, causada por lesões, libera na corrente sanguínea uma substância chamada mioglobina.
A liberação da mioglobina, quando provocada por danos aos músculos, faz com que a substância seja filtrada pelos rins, sobrecarregando os órgãos e podendo provocar insuficiência renal aguda. Dores e fraqueza muscular, urina de coloração escura, falta de ar e inchaço de mãos e pés são alguns dos sintomas da condição.

Fonte: Msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário