Locais como Asa Norte e Sul, Noroeste, Sudoeste e Lago Norte serão atingidas. Além do rodízio das águas, a redução dos limites de vazão de captação será implementado nas duas barragens
O crítico cenário da crise hídrica se intensifica no Distrito Federal. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) decidiu reduzir os limites da vazão de captação de água dos sistemas do Descoberto e de Santa Maria/Torto. Com a decisão, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) prepara a implantação do rodizio de águas nas demais regiões da capital do país. As medidas foram publicadas no Diário Oficial do DF nesta segunda-feira (20/2) Um estudo realizado pela Adasa, Caesb e Agência e Nacional das Águas (ANA) apontam dificuldades de recuperação dos reservatórios. A determinação limitará a captação no reservatório do Descoberto para 3,5 m³ por segundo por mês. A Caesb terá um prazo de sete dias para implementar as decisões.
Já para o reservatório de Santa Maria, a vazão média mensal captada pela Caesb será limitada para 500 litros por segundo. As medidas deverão ser estabelecidas até o dia 6 de março. Técnicos da companhia. Técnicos da companhia analisam as medidas.
A barragem de Santa Maria abastece as regiões: Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul, Jardim Botânico, Paranoá, Itapoã, Setor de Mansões Lago Norte, SOF-Sul Condomínio Park Sul Prime Residence Living e Superquadra Park Sul. No dia 30 de janeiro, este locais começaram a ter a redução da pressão da água reduzida.
Nesta segunda-feira (20/2), o reservatório do Descoberto apresentou nível de abastecimento de 37,49% e o de Santa Maria 45%. Mesmo com um aumento nos demonstrativos em relação aos meses anteriores, o cenário ainda é considerado crítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário