A 1 ano e 8 meses das eleições para o Governo do Estado, a agenda eleitoral já está na pauta dos principais candidatos a governador e às duas vagas no Senado. O governador Paulo Câmara, por exemplo, logo após a eleição do Recife reuniu um grupo de assessores e decretou: “Já resolvemos a vida de Geraldo Júlio, agora vamos cuidar da nossa”. Insere-se nesse contexto a reunião que ele presidiu no último sábado com o seu secretariado para definir o roteiro de visitas que pretende fazer ao interior ao longo deste ano, mais para fazer política do que para inaugurar obras, já que essas, em função da crise, não existem. Já o principal candidato da oposição, senador Armando Monteiro, arranjou uma “visita institucional” a Igarassu na última sexta-feira, como forma de botar o bloco na rua, e o ministro Bruno Araújo uma briga política com o Governo do Estado por causa da paternidade de uma adutora no município de Canhotinho.
Quem vai reparar o dano?
A pedido de Rodrigo Janot, o STF mandou arquivar um inquérito que apurava o suposto envolvimento dos senadores Lindberg Farias (PT-RJ) e Fernando Collor (PSC-AL) com a Lava Jato (outros contra Collor estão em andamento). Já havia feito isto em relação a Humberto Costa (PT-PE) que também era investigado. Pergunta-se: quem vai reparar o dano causado à imagem dos três senadores pelo Ministério Público Federal?
Alerta > Embora o presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco, Albérisson Carlos, não descarte a possibilidade de a PM cruzar os braços no carnaval, é pouco provável que isto ocorra em razão do que houve no ES: 1.151 PMs indiciados por crime de motim e ameaçados de serem expulsos corporação.
Bloco > O bloco “Bicho Maluco Beleza” de Alceu Valença arrastou milhares de pessoas pelas ruas de SP, sábado, após pagar, com ajuda da Empetur, os 250 mil exigidos pela prefeitura para poder desfilar.
Prazer > Não é comum cidades do interior como Ingazeira, Iguaracy e Solidão receberem a visita de um ministro de estado, mas esse tabu foi quebrado, sexta, por Fernando Filho (Minas e Energia).
Visita > A visita que o ministro Marx Beltrão (Turismo) fez na última sexta-feira a Pernambuco não passou de simples visita porque recursos que seriam bem vindos para Pernambuco, nada! Só conversa.
Apoio > Líder regional do MST, Jaime Amorim fez questão de fazer uma visita ao novo prefeito de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho (PMDB), para garantir o apoio do movimento à gestão municipal. Amorim cerrou fileiras ao lado do prefeito, desde a eleição, por tê-lo na conta de um aliado dos “sem terra”.
Ciclo > A troca de comando nas Polícias Civil e Militar, na última sexta-feira, foi encarada pelo deputado Waldemar Borges (PSB) como “fim de um ciclo”. Ambas iniciam 2017 com um novo padrão de recomposição salarial e a experiência ensina que, nesses casos, é bom que estejam sob novos comandos, diz o parlamentar.
Boas práticas > A prefeita Raquel Lyra (PSDB) continua viajando dentro e fora de Pernambuco para conhecer “boas práticas” administrativas que podem ser implantadas em Caruaru. Esteve em Petrolina, antes da campanha, para conhecer o programa de creches do então prefeito Júlio Lossio (PMDB) e neste final de semana em Salvador (BA) para ser apresentada ao programa habitacional do prefeito ACM Neto (DEM), que não pode acompanhá-la na visita.
Por Inaldo Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário