O Vereador Juca Viana tem “VOTO DE APLAUSOS” ao ex-prefeito IVO TINÔ DO AMARAL e ao professor MARCILIO LINS REINAUX, o criador e o idealizador, respectivamente, do Festival de Inverno de Garanhuns, que irá realizar a sua 30ª edição neste 2022, aprovado por unanimidade.
Em sua justificativa Juca Viana falou que, quando vivemos a expectativa da realização da 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, não podemos deixar de reverenciar o fervoroso empenho do ex-prefeito Ivo Tinô do Amaral e o professor Marcílio Lins Reinaux, na idealização e na criação deste evento que é considerado um dos maiores circuitos do calendário multicultural de Pernambuco, e que colocou o município de Garanhuns no mapa cultural Nacional.
A história nos conta que desde a década de 80, o garanhuense Marcílio Reinaux já pensava além das flores, ele estava sentindo falta de um festival multicultural, como ele tinha conhecido em outro estado. Ainda, enquanto professor da Universidade Federal de Pernambuco, lecionando a disciplina de história das artes, sempre era convidado para fazer conferências em outras faculdades. Um certo dia, a Universidade Federal de Sergipe o convidou para participar do Festival de Inverno da Universidade. Mas, chegando lá não tinha de inverno. Ao regressar à Garanhuns mostrou ao então prefeito, Ivo Amaral, a ideia arriscada no papel de criar um festival de inverno em Garanhuns. A partir daí começou-se a ser trabalhada para sua implementação.
Em 1991, o então prefeito, Ivo Tinô do Amaral, celebrou uma parceria entre a prefeitura da cidade e o governo do estado para realização da primeira edição do Festival de Inverno de Garanhuns. No primeiro material de propaganda do FIG, o anúncio de que o festival teria espaço pra artes plásticas, teatro, dança e música, com shows de Zé Ramalho, Alceu Valença e Dominguinhos.
Com o passar dos anos, o FIG se consolidou no calendário multicultural de nosso estado, cresceu e atraiu grandes nomes da música brasileira.
O FIG é hoje uma importantíssima ferramenta cultural, turística e geradora de emprego e renda para o nosso município e para a região. Em torno de 600 mil pessoas circulam pelo município, durante os dias do evento, o que equivale a mais de cinco vezes a população de Garanhuns. Apenas o palco principal chega a registrar um público em torno de 60 mil pessoas. A programação conta ainda com diversos palcos de música, além de espaços de teatros, galerias, tenda de circo, pavilhões, cinemas e auditórios dispersos pela cidade, e quase sempre lotados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário