quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Prova de títulos: saiba como sair na frente dos concorrentes


Professor ensina como transformar os estudos preparatórios em pontos na prova de títulos. Confira!


O preparo para concursos públicos pode ser um desafio complicado. Além de estudar as matérias cobradas como conhecimentos gerais e os temas específicos da área para a qual o candidato está concorrendo, é necessário também ficar de olho nas provas outras fases do concursos.


Há certames compostos por duas, três, quatro ou até mais fases de seleção. E em vários deles uma etapa que pode garantir a tão sonhada nomeação é a prova de títulos. Nela o candidato deve apresentar diplomas e certificados de cursos extracurriculares que possam aumentar a pontuação e colocá-lo em uma posição mais à frente na lista de convocação. Os títulos apresentados podem ser o diferencial para quem está em busca de subir posições e ser nomeado mais rápido.

Mas uma pós-graduação “Latu Sensu”, um mestrado ou um doutorado são cursos que demandam tempo e atenção do candidato. E nem sempre é possível conciliar os estudos para as provas do concurso com a especialização. O professor do IMP Concursos Deodato Neto defende que não é vantajoso para um candidato em busca de aprovação entrar de cabeça em um curso de especialização. “Se você fizer um mestrado você perde totalmente o foco do preparo para o concurso”.



O professor Deodato Neto dá uma dica para quem quer sair na frente na etapa da prova de títulos: buscar cursos em que é possível se preparar para o concurso e garantir pontos a mais no concurso. “Muitos cursos preparatórios de concursos públicos valem como título. Existem cursos que auxiliam a preparação do candidato e ao mesmo tempo contam pontos para a prova”.

Para garantir os pontinhos extras da prova de títulos o candidato precisa ficar de olho no contrato dos cursos específicos de cursinho e saber exatamente o que a banca considera válido como título para essa etapa da prova. “Tem cursos específicos de Português, Direito Constitucional, que valem como título. Dá pra conciliar as duas coisas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário