sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Black Friday toma conta do país: momento de aproveitar as ofertas

Lojistas se preparam para um dos dias mais importantes do ano. É o momento de renovar o estoque e seduzir o consumidor com preços baixos.


Lojas cheias, vendas a todo vapor e muitas negociações na internet. Essas são as principais características da Black Friday, data em que o comércio oferece produtos com descontos aos consumidores. Desde 2011, quando desembarcou no Brasil, o evento ganha força ano após ano.

Nesta edição, não será diferente. Somente hoje, no comércio eletrônico —  o e-commerce —, a Blackfriday.com.br, empresa organizadora, prevê um faturamento de R$ 2 bilhões. O valor é 33,3% maior em relação ao ano anterior. Considerado o volume acumulado nesse período de seis anos, incluindo a projeção para 2016, o montante chega a R$ 5,11 bilhões. É, disparado, o melhor dia para o varejo digital.

Tamanha é a expressividade da Black Friday que, em 2015, apenas na data do evento, o comércio eletrônico vendeu sete vezes mais em relação a uma sexta-feira comum, aponta a Cielo, empresa de meios de pagamento.

Embora não hajam muitos dados para o dia no varejo físico, lojistas asseguram que as vendas disparam. Principalmente em um cenário de crise econômica, hoje é um dia em que os varejistas estão apostando as fichas para reverter a queda nas vendas.

Em um país com um mercado consumidor crescente, como o e-commerce — que mantém um crescimento anual médio de dois dígitos há duas décadas —, faz sentido a Black Friday ser um sucesso. É a ocasião perfeita para os varejistas desovarem os estoques e preparem as lojas para o Natal. A ideia foi importada dos Estados Unidos, onde as ofertas de mercadorias ultrapassam 50% do valor normal. No Brasil, as promoções vão de, no mínimo 20%, a 80%.

No calendário

Há muitas hipóteses de como o evento se consolidou nos Estados Unidos. A mais aceita é de que a data surgiu em 2005, quando a polícia de Filadélfia apelidou a quarta sexta-feira de novembro daquele ano de Black Friday, depois de um tumultuado dia de vendas após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, a data passou a ser incluída no calendário comercial pelo enorme potencial de negociações.

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