As incertezas econômicas do país estão deixando os consumidores mais cautelosos neste Natal. As famílias estão dispostas a gastar menos do que em edições anteriores tanto nos presentes quanto nas comemorações. As informações são da pesquisa da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) divulgada nesta quarta-feira (23/11). Os gastos com presentes, por exemplo, devem cair em 26,36%, o que indica poder de compra reduzido para o Natal e consumo tímido e seletivo.
Segundo a federação, o consumidor deve gastar, aproximadamente, R$ 682,68 – R$ 341,30 para presente e R$ 341,38 para comemorações. Em 2015, o valor do presente foi de R$ 463,56, com acréscimo de inflação. A pesquisa mostrou ainda que o vestuário, calçados e brinquedos são os presentes preferidos dos consumidores. A maioria deles (54,9%) devem fazer compras em lojas de shopping centers e pagar com dinheiro (58,5%) ou cartão de crédito (25,4%)
A baixa expectativa dos consumidores em relação ao consumo para o Natal não desanimou os lojistas. De acordo com a estimativa de vendas para o Natal de 2016, o índice aponta para alta de 11,7% em relação ao ano anterior, quando foi medido queda de 7,28%. Entre as estratégias para atrair a clientela, os comerciantes estão apostando em manter preços (88,2%) e fazer promoções.
Segundo o levantamento, 53,1% dos comerciantes apostam que em dezembro deste ano as vendas serão maiores do que em 2015, enquanto 32,4% esperam vendas iguais e apenas 14,5% acreditam em vendas menores.
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