quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PORQUE AGOSTO É MÊS DE DESGOSTO




Agosto é conhecido popularmente como mês de desgosto. A crença é antiga e teria sido trazida para o Brasil pelos portugueses. 
Mas em outros países também se acredita que agosto é um mês de azar e alguns fatos colaboram com isso.
No Brasil, Getúlio Vargas se matou, Juscelino Kubitschek morreu em acidente de carro e o presidente Jânio Quadros renunciou no mês de agosto (o vice João Goulart assumiu e foi tirado do poder pelos militares).



A cantora Carmen Miranda, o roqueiro Raul Seixas e o cineasta Glauber Rocha também se foram no oitavo mês do ano.
Em termos mundiais perdemos em agosto a diva Marilyn Monroe, Elvis Presley e o ator Rodolfo Valentino.




E tem mais: os fatos que precipitaram a primeira Grande Guerra aconteceram três dias de iniciar agosto, Hitler preparou a invasão da Polônia no mês fatídico e no dia 1º de setembro as tropas nazistas tomaram o país europeu, dando início ao novo conflito mundial. 


Para completar, a primeira bomba atômica, que apressou o fim da II Guerra Mundial, foi jogada na cidade japonesa de Hiroshima em seis de agosto de 1945, matando mais de 100 mil pessoas só no primeiro momento.


PERNAMBUCO - Aqui no Estado perdemos em agosto os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos, com 88 e 49 anos de idade.


O escritor Maximiano Campos, que publicou 12 livros, se foi no mês aziago, aos 57 anos. Era pai de Eduardo e Antônio, que disputou a prefeitura de Olinda em 2016, sem sucesso.


As famílias Arraes e Campos (que estão entrelaçadas) não têm nenhum motivo, portanto, para gostar do mês em curso.



*Fotos: Eduardo Campos, Juscelino Kubitschek, Marilyn Monroe, Miguel Arraes e Maximiano Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário