sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde fortalece combate ao aedes aegypti nos bairros

Ações de Educação em Saúde e de bloqueio viral têm o intuito de reverter o quadro de infestação do mosquito

por AQUILLES SOARES


A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta quinta-feira (22) uma ação de Educação em Saúde, realizada pelo Centro de Controle Ambiental e pela Coordenação do Programa Nacional de Combate à Dengue em Garanhuns (PNCD-GUS), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista II. Na ocasião, houveram palestras temáticas sobre o mosquito Aedes aegypti, distribuição de peixes ornamentais e de material informativo para população.

Foram esclarecidas dúvidas acerca da dengue, febre chikungunya e zika, bem como da
transmissão destas doenças pelo seu agente causador. Além da distribuição de material informativo para os pacientes e de peixes ornamentais da espécie Poecilia reticulata, que são colocados em caixas d’água desprovidas de tampas. De acordo com a coordenadora do PNCD-GUS, Cilene Espinhara, o principal intuito da ação é reverter o quadro obtido no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial do Aedes aegypti (LIRAa), que na localidade foi de 17,7%.

A próxima ação será realizada na terça-feira (27), e tem como público-alvo a
comunidade atendida na UBS Bela Vista I. “É uma atividade de curto prazo que seguimos desenvolvendo gradativamente naquelas localidades onde há uma maior incidência de larvas do mosquito. Queremos mostrar que a melhor forma de prevenir tais doenças, é não deixando as condições viáveis para sobrevivência do mosquito”, afirmou a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Anne Cotias.

Bloqueio viral — A Secretaria de Saúde atuou ao longo da semana também na Vila do Quartel e no bairro do Magano, por meio do bloqueio viral, onde foi utilizado o sistema de Ultra Baixo Volume (UBV), com a bomba costal; com a finalidade de interromper o ciclo das doenças transmitidas pelo mosquito e que foram notificadas até um raio de 150 metros.

Fotos: Camila Queiroz e Aquilles Soares — Secom/PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário