quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

PERNAMBUCO: Polícia recupera carga de ração roubada em Igarassu. Três homens são detidos


Uma carga de ração roubada foi recuperada nesta quarta-feira (30/12/2020), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, em Igarassu, no Grande Recife. Três homens, de 47, 28 e 21 anos, foram detidos na ação.

O flagrante foi realizado durante uma fiscalização da Operação Fim de Ano, no km 35 da rodovia. 

Segundo a PRF, o motorista informou que não possuía a nota fiscal da mercadoria, e os policiais entraram em contato com a Polícia Civil, que relatou o roubo de uma carga semelhante no dia 23 de dezembro deste ano.

O motorista e os dois passageiros foram encaminhados ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste do Recife. No local, foi constatado que a carga era roubada e um dos homens possuía passagem na polícia por roubo

DUDA DA CEAGA PERDE A LUTA CONTRA A COVID


José Leôncio Sobrinho, conhecido como Duda da Ceaga, morreu ontem, no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,  vítima da Covid.

Natural de Correntes, Seu Duda tinha 78 anos. Morava em Garanhuns há cinco décadas e recebeu em 2014 o título de Cidadão Honorário da cidade, por conta de proposta do ex-vereador Marcelo Marçal.

Por conta da atividade comercial, que exerceu até se aposentar, na Central de Abastecimento de Garanhuns, José Leôncio passou a ser chamado de Duda da Ceaga.

Deixou oito filhos e 17 netos. A esposa, Salomé, também teve a Covid, mas recebemos a informação que ela está bem, se recuperando em casa.

Dois dos seus filhos dão continuidade aos negócios do pai, na Ceaga.

Seu Duda era extremamente católico, ministro da Igreja, ligado à Paróquia da Boa Vista.

Em 1988, quando Ivo Amaral se elegeu prefeito pela segunda vez, Leôncio disputou um mandato de vereador, tendo tido votação suficiente para uma vaga na Câmara, mas como a legenda do partido na época foi alta ele ficou de fora.

Mas permaneceu fiel a Ivo até o fim, inclusive na campanha deste ano votou em Sivaldo Albino para prefeito, acompanhando a mesma posição política do seu amigo de tantos anos.

Duda da Ceaga será sepultado hoje pela manhã em Correntes, sua terra natal.

Muitos em Garanhuns de ontem para hoje externam seus sentimentos pela perda deste homem que era querido por muitos, uma pessoa extremamente correta e bondosa que fará falta à cidade.

“Mais uma vítima desse vírus terrível! Uma pessoa tão boa, humana, vai embora! Enquanto o despresidente faz piadinhas ridículas e de mau gosto com a pandemia”, assim se expressou a garanhuense Graça Barbosa (Gal), ao escrever sobre a morte de Seu Duda. 

WhatsApp deixará de Funcionar em alguns Celulares a partir de 1º de Janeiro. Confira a Lista

O WhatsApp vai parar de funcionar em alguns aparelhos celulares mais antigos a partir desta sexta-feira, dia 1º. A informação foi divulgada pelo Facebook, dono do aplicativo de mensagens desde 2014. O aplicativo irá deixar de funcionar de forma gradativa, até 1º de fevereiro do próximo ano, em aparelhos lançados há mais de sete anos.  


WHATSAPP VAI PARAR EM QUE APARELHOS? - Os smarphones que deixarão de contar com o WhatsApp são: Samsung Galaxy S2, Motorola Droid Razr, LG Optimus Black e HTC Desire, que possuem o sistema Android, e também  iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, que possuem o sistema iOS. 

Além disso, no dia 9 de março, haverá a paralisação do WhatsApp Web no navegador Edge Legacy, e, no dia 17 de agosto, no Internet Explorer. Segundo o Facebook, o motivo para que o Sistema deixe de funcionar é que a probabilidade de acontecer ataques em sistemas antigos é maior, tornando a segurança dos usuários mais complicada. (Com informações do JC Online. CONFIRA) 

PROMOTORAS DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO FAZEM CAMPANHA CONTRA O FEMINICÍDIO

 

As promotoras de justiça de Pernambuco (e de Garanhuns) estão fazendo uma campanha contra o feminicídio, que é o crime praticado baseado no gênero. Na véspera do Natal uma violência brutal atingiu as mulheres em várias capitais, com ocorrências de grande repercussão no Rio de Janeiro, Recife, Vitória do Espírito Santo e outras cidades de porte.

Também em municípios vizinhos, de menor porte, mulheres foram vítimas de maridos ou ex-companheiros.

Foram registrados assassinatos violentos em cidades como Caetés, Lajedo e Belo Jardim.

A luta contra o feminicídio é de todos. Na foto a promotora Marinalva Almeida.


PALMEIRINA: Eudson Catão obtém no TRE decisão favorável para Diplomação

 

O desembargador Carlos Gil Rodrigues Filho, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), concedeu antecipação de tutela a Eudson Catão (MDB), que disputou a Prefeitura de Palmeirina este ano. Ele atendeu, hoje, dia 30, a um recurso impetrado pela defesa do emedebista, que solicita a diplomação de Catão como Prefeito.


"Por todo o exposto, com base no artigo 24, inciso XXI, do Regimento Interno deste Tribunal, defiro a antecipação dos efeitos da tutela recursal para, reconhecendo a superveniência de suspensão de rejeição das contas que embasaram o indeferimento de registro de candidatura, determinar a diplomação no cargo de Prefeito Municipal de Palmeirina/PE do Sr. Severino Eudson Catão Ferreira", sentenciou o Magistrado. A expectativa agora é que Eudson seja diplomado pelo Juiz Eleitoral de Palmeirina e consequentemente venha a ser empossado pela Câmara de Vereadores daquele Município.

A eleição para Prefeito de Palmeirina está sub judice, ou seja, aguarda por decisão judicial. No pleito deste ano, Eudson Catão obteve a maior quantidade de votos (1.824) entre os concorrentes, mas sua candidatura foi indeferida pela Lei da Ficha Limpa. (Com informações do Blog do Magno. CONFIRA)

Mais uma morte por Covid-19 em Garanhuns é confirmado

 

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou um novo óbito por COVID-19 nesta quarta-feira, dia 30, aqui em Garanhuns. Trata-se de uma mulher, de 69 anos, moradora do bairro Boa Vista, que já havia sido diagnosticada com a doença, e que veio a óbito nesse domingo, dia 23, em Unidade da Rede Pública Estadual, em Caruaru. 

Também foram notificados 134 casos positivos de COVID-19 nesta quarta. Os números, segundo a Saúde Municipal, são resultantes de testes realizados ao longo das últimas duas semanas, em laboratórios da rede privada, que encontraram dificuldades em seus sistemas de informação, e hoje, enviaram os dados acumulados para a Secretaria de Saúde. As pessoas que testaram positivo estão em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde. Do domingo, dia 27, até está quarta, dia 30, já foram confirmados 263 Novos Casos da Doença no Município. 


Ao todo, já foram confirmados 4.573 casos de COVID-19 em Garanhuns. Deste total, 86 pessoas vieram a óbito; 4.257 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 230 pessoas que foram confirmadas com COVID-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Nove pacientes estão internados na Unidade de Tratamento COVID-19, sendo cinco deles diagnosticados com a doença. Outros nove pacientes estão internados na Unidade COVID-19 Palmira Sales, sendo dois deles diagnosticados com a doença.

Johny Albino é confirmado por antecipação como novo presidente da Câmara Municipal de Garanhuns para o biênio 2021/2022

Na eleição de 2016, o bacharel em Direito, Jonhny Albino, foi do céu ao inferno. Eleito democraticamente pelo voto de 1077 garanhuenses, ele viu seu mandato de vereador ser cassado por todas as instâncias da Justiça Eleitoral em uma decisão controversa e segundo o próprio, injusta. Quatro anos depois, após uma passagem pela direção da 5ª Ciretran, Johny deu a volta por cima. Foi novamente eleito, desta vez com 1.193 votos. Não é só isso. Em uma articulação política iniciada após o dia 15 de novembro, Albino costurou uma aliança com 14 dos 17 vereadores eleitos e vai ser confirmado no dia 01 de janeiro como presidente da Câmara Municipal de Garanhuns. Câmara, aliás que ele conhece bem. Mesmo sem mandato, participava de quase todas as sessões e audiências da Casa Raimundo de Moraes, colocando o seu conhecimento técnico e jurídico a serviço da população. Agora, vai comandar o legislativo municipal pelos próximos dois anos.



Em um evento nesta quarta, 30, foi fechada a composição da mesa-diretora da Câmara Municipal. Jonhy (PSB) será o presidente, o  vice-presidente será Matheus Martins (PSD), o 1º Secretário será Alcindo Correia do (PTB) e a  2ª Secretaria ficou com Darliane de Natalício, do Cidadania. 

EMPRESA PLENA DEIXA OS FEIRANTES DE GARANHUNS NA MÃO

 


Rayane Lima, filha e neta de feirantes, informa que a empresa Plena, de Caruaru, que administra as feiras de Garanhuns, abandonou o município e deixou os comerciantes na mão.

Com a decisão inesperada da firma contratada pela prefeitura, os feirantes da Rua Oliveira Lima, em Heliópolis, ficaram apreensivos, sem saber o que fazer nesta quinta-feira (31),  pela falta de bancas para comercializar os seus produtos.

A própria Rayane com a família irá tentar conseguir alguns bancos padronizados, mas não há em quantidade suficiente, pois ninguém imaginava que a empresa saísse assim, de forma intempestiva.

"O jeito vai ser completar com as velhas bancas de madeira, não padronizadas", disse Rayane Lima para o blog.

A plena foi contratada pela prefeitura através de licitação, depois contestada até pelo Ministério Público.

Luizinho Roldão, eleito vereador de Garanhuns no dia 15, foi o primeiro a denunciar a firma, que tudo indica a princípio só existia no papel.

Os antigos fabricantes de bancas da cidade foram praticamente expulsos das feiras e alguns ficaram sem o ganha pão.

Agora, com a mudança de governo, a Plena deixa a cidade de uma maneira vexatória. Essa história começou errada e termina da pior maneira possível.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Homem é detido em Garanhuns com carro roubado há 4 anos em Caruaru

 Veículo teria sido adquirido na feira de Caruaru por R$15 mil



Um homem de 26 anos que estava em um carro roubado foi detido nesta terça-feira (29), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 424, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O veículo possuía registro de roubo desde o dia 14 de novembro de 2016, em Caruaru, também no Agreste.

Policiais realizavam uma fiscalização no Km 86 da rodovia, quando abordaram um carro com placas de Caruaru. O motorista apresentou um licenciamento de 2017 e os policiais encontraram indícios de falsificação no documento.

Após uma verificação detalhada, foram identificados diversos sinais de adulteração no carro e constatado que o veículo era roubado. O condutor informou que havia adquirido o automóvel por R$24 mil e que havia pago R$15 mil à vista.

O homem disse também que o vendedor desapareceu e não entregou o Certificado de Registro do Veículo (CRV). Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns e poderá responder por receptação.

AÇÃO RÁPIDA: policiais da Cavalaria da PM recuperam carro que foi furtado no Centro de Garanhuns

 Competentes policiais da RPMOM, ou Cavalaria, como é conhecida, recuperaram na manhã de ontem (29), um veículo que havia sido furtado na noite da segunda (28), nas proximidades da Delegacia Regional.

Além do veículo Fiat Uno, de cor vinho e placas KIY-6476, os marginais ainda levaram a sanfona do proprietário do veículo, avaliada em R$ 6,7 mil reais.

O carro foi localizado na Rua da Prosperidade, nas proximidades da Praça Mestre Dominguinhos, no bairro São José, em Garanhuns e apresentava sinais de arrombamento, a sanfona não foi localizada.

Os policiais mantiveram contato com o proprietário e encaminharam o veículo para à 1ª Delegacia de Polícia, que irá investigar o caso. Após os procedimentos de praxe, o veículo foi restituído ao proprietário.  

Nós que fazemos o portal Comando Policial parabenizamos o empenho e dedicação dos policiais da Cavalaria que vêm se destacando nas ações desenvolvidas na cidade de Garanhuns.

NOGUEIRA ANUNCIA SECRETARIADO PARA MAIS QUATRO ANOS DE MANDATO

 


Prefeito de Calçado, Expedito Nogueira (PP), anunciou hoje o secretariado para o segundo mandato, que começa na próxima semana.


Ao apresentar sua equipe, o gestor informou a criação de duas novas secretarias: a de Meio Ambiente e a de Transportes, que constavam das propostas do plano de governo.


Nogueira manteve alguns nomes da primeira gestão, mas também fez alguns ajustes com o objetivo de manter a agilidade que caracterizou os quatro primeiros anos de trabalho:


Eis a relação das secretarias e seus titulares:


Secretaria de Governo: Maria Eliziane Tavares Lucena


Secretaria de Finanças: Marinez Marcolino da Silva


Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo: Renato Telles Viveiros da Silva


Secretaria de Agricultura: Fellipe Elias Barros Macena


Secretaria de Transportes: Leonardo Almeida Souza


Secretaria de Controle Interno: Emerson Alves de Lima


Secretaria de Saúde: Dayana Pimentel de Melo


Secretaria de Educação, Cultura e Desportos: Maria Iveni Cordeiro da Silva 

Medeiros


Secretaria de Administração e Planejamento: Adauto Andson de Melo Lima


Secretaria de Assistência Social: Karla Gisely Maciel da Silva Guedes


Secretaria de Meio Ambiente: Erly Macena de Morais


Secretaria de Articulação Política: Pedro Nascimento de Melo.

Secretaria de Saúde faz seleção simplificada para contratar 60 médicos intensivistas; duas vagas são para o Dom Moura em Garanhuns

Com informação do Portal V&C Garanhuns


O Governo do Estado Abriu Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de 60 (sessenta) Médicos Plantonistas, assim distribuídos: 44 (quarenta e quatro) Médicos Intensivista Adulto Plantonista e 16 (dezesseis) Médicos Intensivista Pediátrico Plantonista para atender a necessidade de interesse público da Secretaria de Saúde. A remuneração é de R$ 9.886,16 (nove mil, oitocentos e oitenta e seis reais e dezesseis centavos) com uma jornada de trabalho em regime de plantão de 24 (vinte e quatro) horas em um único turno, ou em dois turnos de 12 (doze) horas semanais. Vagas para Garanhuns ( V Geres/Dom Moura) 2, sendo uma para portador de deficiência

A seleção é feita a partir da análise curricular dos candidatos. A divulgação do resultado preliminar acontece em 8 de janeiro . A contratação dos médicos plantonistas tem caráter temporário com duração de até seis meses, podendo ser prorrogada pelo "prazo necessário à superação da situação de calamidade pública ou das situações de emergência em saúde pública, desde que o prazo total não exceda a dois anos".

Inscrições https://ead.saude.pe.gov.br/mod/page/view.php?id=14805 válidas até 04 de janeiro.

Garanhuns registra 70 Novos Casos de COVID-19 nesta Terça

 

A Secretaria de Saúde informou no início da noite de hoje, dia 29, que foram notificados novos 70 casos positivos de COVID-19, aqui em Garanhuns. Os casos são de testes realizados ao longo dos últimos sete dias. As pessoas que testaram positivo estão em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde. Ontem, dia 28, foram registrados 37 casos.

Ao todo, desde o início da Pandemia, já foram confirmados 4.439 casos de COVID-19 em Garanhuns. Deste total, 85 pessoas vieram a óbito; 4.151 pessoas estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 203 pessoas que foram confirmadas com COVID-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Outros 7.549 casos foram descartados, após resultado negativo de testagem.


Ao todo, 14 pacientes estão internados na Unidade de Tratamento COVID-19, sendo oito deles diagnosticados com a doença. Outros dez pacientes estão internados na Unidade COVID-19 Palmira Sales, sendo que três deles foram diagnosticados com a doença. Ao todo segundo a Saúde Municipal, já foram realizados 8.619 testes pela Rede Municipal e 6.443 pessoas foram atendidas no Centro de Atendimento e Enfrentamento à COVID-19, instalado na Avenida Rui Barbosa. Com informação do Carlos Eugênio.

Ex-Promotor de Garanhuns, Alexandre Bezerra vai disputar eleição que pode levá-lo ào posto de chefe do Ministério Público de Pernambuco

 

No próximo dia 4 de janeiro, promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vão votar para escolher o chefe da Instituição para o período entre 2021 e 2023. O processo eleitoral e a apuração do resultado serão transmitidos ao vivo no YouTube e podem ser acompanhados pela sociedade por meio do canal MPPE Ao Vivo.

No próximo ano, um velho conhecido dos garanhuenses, o promotor Alexandre Bezerra, estará na disputa, e acaso logre êxito se tornará o novo procurador-geral de Justiça de Pernambuco, lugar que é ocupado desde 2017, com recondução em 2019, pelo também promotor de Justiça Francisco Dirceu Barros; ex-promotor de Justiça Criminal de Garanhuns, com passagem pela coordenação das Promotorias de Justiça aqui do município.

COMO SERÁ A ELEIÇÃO:

A participação no pleito é obrigatória e deve ser cumprida das 9 às 17 horas do dia 4 de janeiro. A novidade da votação deste ano, por causa da pandemia da Covid-19, é a adoção do sistema Votus, que permitirá a votação à distância por meio eletrônico.

São quatro candidatos ao total. Cada eleitor poderá votar em até três nomes que irão compor uma lista tríplice. Esta que por sua vez, será encaminhada ao governador do Estado de Pernambuco, a quem cabe escolher um deles para chefiar o Ministério Público no biênio 2021-2023.

ABAIXO, VOCÊ CONFERE O CURRÍCULO
          DO PROMOTOR ALEXANDRE AUGUSTO BEZERRA

Tem 25 anos de carreira de promotor de Justiça e 50 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1994. É especialista em Direito Penal e Processual Penal pela ASCES, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Atuou como advogado de 1994 a 1995.

Tomou posse como promotor de Justiça no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em maio de 1995, inicialmente na Comarca de Floresta. Atuações principais nas Promotorias de Floresta, Águas Belas, Sirinhaém, São Bento do Una, além de diversas outras pelo Sertão, Agreste e Zona da Mata. É titular da Promotoria de Justiça de Bom Conselho, depois de 17 anos atuando em Garanhuns.

Também exerceu a docência como professor de Direito, de 2002 a 2007, nas Faculdades de Direito de Caruaru e de Garanhuns.

De 2017 a 2019, foi designado para o cargo de secretário-geral do MPPE. Em 2019, após ser eleito para o Conselho Superior do Ministério Público, foi escolhido pelo órgão colegiado para o mandato de corregedor-geral, que o exerceu até final de novembro de 2020.

DISPUTA - Concorrem contra Alexandre, os Promotores, Marcos Antônio Matos de Carvalho; Maviael de Souza Silva e Paulo Augusto de Freitas Oliveira.

MAIS UM FEITO: Sivaldo Albino é eleito novo presidente da CODEAM

 Aconteceu, na manhã de ONTEM, a eleição para a nova Mesa Diretora da CODEAM (Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional), para o biênio 2021/2022. O prefeito eleito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), foi eleito por aclamação dos presentes. O vice-presidente será Douglas Duarte (PSB), prefeito reeleito de Angelim.

Sivaldo Albino assume a CODEAM, entidade que congrega 28 municípios filiados, substituindo Neide Reino (PSB), prefeita de Capoeiras, embasado no discurso do fortalecimento regional e reposicionamento de Garanhuns como liderança natural no Agreste, já que é polo para mais de 40 municípios.

A eleição de hoje foi uma convocação dos colegas prefeitos. Segundo Albino, é hora de união pela região. "Vamos juntos pavimentar estes caminhos, buscar investimentos que produzam desenvolvimento integrado, e usar esta entidade para debater as grandes causas regionais do nosso Agreste, e até de outras regiões próximas que temos municípios participantes do consórcio, produzindo propostas e projetos que fortaleçam nossas vocações econômicas”, afirmou o presidente eleito da CODEAM.

Marcos Calado denuncia Duarte por compra de votos em Angelim

 


Derrotado na disputa eleitoral pelo Executivo do município de Angelim, no Agreste Meridional, Marco Calado (DEM) apresentou, hoje, denúncia contra o prefeito reeleito, Douglas Duarte (PSB), por indícios de crime de corrupção eleitoral e abuso de poder econômico configurados em suposta formação de caixa 2 e compra de voto na campanha deste ano.

As notícias-crimes foram encaminhadas ao Ministério Público Federal, Ministério Público Eleitoral, Polícia Federal e Ministério Público de Pernambuco com o devido pedido de investigação e eventual responsabilização de Duarte pelos crimes.

A denúncia reúne provas que indicam a existência de um suposto esquema de corrupção instalado na Prefeitura de Angelim no primeiro mandato de Douglas Duarte. Tal engrenagem incluiria fraudes em licitações públicas que resultariam em vantagens econômicas para o prefeito, que, assim, formaria o capital que abasteceria o caixa 2 supostamente usado na compra de votos na disputa deste ano.

Num dos trechos da denúncia é relatado que Duarte teria recebido de apenas uma das empresas contratadas em licitações nada menos que R$ 100 mil. O montante teria sido omitido nas contas do pleito, uma vez que ele declarou à Justiça Eleitoral que suas despesas de campanha totalizaram R$ 61.998,45 (sessenta e um mil, novecentos e noventa e oito reais e quarenta e cinco centavos). Vale destacar que, segundo conversas anexadas entre o prefeito e correligionários, a campanha do socialista teria formado um caixa 2 de cerca de R$ 900 mil.

A denúncia enfatiza que mensagens de WhatsApp, e-mails, prints e vídeos (anexados ao documento) são indícios de que o prefeito se utiliza do cargo para promover os próprios interesses. “Os e-mails apresentam o que, aparentemente, consiste na realização de fraudes à licitação, com impedimento e frustração deliberada da legítima concorrência nos certames públicos municipais, de forma a viabilizar a exigência, para si, de parcela dos valores a serem recebidos pelo contratado”.

Um dos contratos cujas irregularidades foram divulgadas, de acordo a denúncia, foi celebrado com a empresa Multi Comercial. “O administrador da empresa referida, Jairo Ferreira, é contatado pelo Noticiado (Duarte), em acordo que ajustaria o pagamento de 15% (quinze por cento) do empenho que seria por si, enquanto Prefeito, liberado para utilização na futura campanha, orientando-se que o administrador que combine os pormenores com “o vereador” (como aponta um dos e-mails anexados que mostra a troca de mensagens entre o prefeito e Jairo)”.

A denúncia prossegue relatando, sempre com documentos, a perpetuação da prática fraudulenta das licitações. No contrato de número 031/2019, retirado do portal de transparência do município, indica que o dirigente da empresa contratada teria entrado em contato com prefeito para tratar do acerto. O e-mail anexado (conversa entre o proprietário José Moisés Neto e Duarte) relata o que seria o ajuste de pormenores da fraude, inclusive o que aparenta ser a “bonificação” de 20% do contrato que seria celebrado, o que totalizaria R$ 102 mil reais que seria pago pessoalmente, no estacionamento de uma loja ao prefeito.

“Note-se que os 20% (vinte por cento) combinados e as “102 mil unidades” coincidem exatamente com o montante de 20% (vinte por cento) do valor total do contrato, ora valor de R$ 510 mil reais, pelo que há indícios fortes da participação do prefeito em acerto prévio de contratação da empresa de José Moisés”, diz a denúncia.

Enfatizando que a formação do caixa 2 seria destinada a garantir, “ainda que ilegalmente, o próprio sucesso no pleito eleitoral”, a denúncia detalha conversas sobre o recebimento dos valores previamente acertados com as empresas e a destinação para o que seria a compra de votos. Há referências claras para a obtenção do montante de R$ 900 mil para assegurar mais quatro anos para Douglas Duarte.

Há, inclusive, trechos em que o próprio prefeito dialoga sobre o quanto será pago por cada eleitor. Chega-se a calcular também que se gastaria cerca de R$ 1 mil por casa. “Desde o local, à quantidade de famílias beneficiadas e o valor dado a cada um, teria o Noticiado (o prefeito) controle, no tocante à distribuição dos valores – não declarados e em espécie – que foram dados em troca do voto dos eleitores de Angelim”, frisa a denúncia.

Num dos trechos da conversa o prefeito reeleito teria afirmado que não poderia “tirar nada da prefeitura nesse momento pois uma denúncia acaba comigo”. Tal declaração, segundo a denúncia, “implica que as retiradas aconteceram anteriormente, e somente não tornariam a acontecer para utilização em campanha em razão da intensa vigilância inerente ao pleito eleitoral”.

Diante do que expõe na denúncia, Marco Calado pede a adoção das medidas cabíveis para que as condutas ilegais e criminosas, se ocorridas, sejam punidas, uma vez que aconteceram em detrimento do município e da liberdade de voto. Nos links abaixo, os leitores podem conferir as provas reunidas por Calado:

https://drive.google.com/file/d/1xNfFojOI7bSCYNroNW36PZ5I18dIR4WX/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/12XbFt32Bf7hTwYzWvctVOxD9dZWZW-vu/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1jMJyzw63xlbDRQL6MPYqjN8-Nh6O39Ng/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1rCGVlUPjU_Tv6RlhXeIH_2Vd5OlMghiS/view?usp=sharing

Ministério prevê vacinação entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro


O Ministério da Saúde disse, hoje, que deverá começar a vacinação entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro de 2021, mas que precisa que "os fabricantes obtenham o registro [das vacinas da Covid-19] junto à Anvisa". As declarações do secretário-executivo Élcio Franco ocorrem após posicionamento da Pfizer feito nesta segunda-feira (28), que disse que o Brasil exige "análises específicas" que deixam o processo mais lento.

"Na melhor hipótese, nós estaríamos começando a vacinação a partir do dia 20 de janeiro. Num prazo médio, entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. E no prazo mais longo, a partir de 10 de fevereiro", disse o secretário-executivo.

"Nós precisamos que os fabricantes obtenham o registro junto à Anvisa, e que eles entreguem doses suficientes para que sejam distribuídas. Se o distribuidor obter o registro e eventualmente não tiver dose para distribuir... entenda. O Ministério da Saúde enquanto Ministério da Saúde tem feito a sua parte, fizemos o plano [nacional de imunização], estamos com a operacionalização pronta, nos preparando para esse grande dia, mas precisamos que os laboratórios solicitem o registro".

"A partir do momento que ela [Pfizer] não quiser se submeter ao regramento da Anvisa, eu não posso pegar a Pfizer pelo braço e levar lá, Pfizer, entregue seu relatório para Anvisa. Posso pedir brevidade para a Anvisa, mas ela tem que seguir os seus passos", diz Élcio Franco

As declarações ocorrem enquanto dezenas de países já começaram suas companhas de vacinação - Estados Unidos, China, Canadá, Rússia, assim como a União Europeia. Nesta terça-feira, a Argentina começou a vacinar a população. O Brasil, apesar de ter contrato com a vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford (produção pela Fundação Oswaldo Cruz), ainda não conseguiu aprovar o produto e iniciar a imunização.

Geraldo Julio será secretário de Paulo Câmara

 

Encerrando os trabalhos de 2020, o governador Paulo Câmara enviou ofícios a vários órgãos públicos solicitando a cessão de servidores para compor sua equipe em 2021. Entre os pedidos está um endereçado ao TCE requisitando Geraldo Julio para o primeiro escalão estadual. Geraldo deve assumir a pasta do Desenvolvimento Econômico no lugar de Bruno Schwambach.

Geraldo tem aprovação que o credencia para 2022

Por Edmar Lyra

O Ipespe, em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgou uma pesquisa de avaliação da gestão do prefeito Geraldo Julio, que encerra amanhã seu oitavo ano à frente da prefeitura do Recife. De acordo com o levantamento, 61% dos recifenses aprovam sua gestão, números que evidenciam a sua força política e justificam o fato de ter conseguido emplacar o sucessor.

Os números alcançados por Geraldo Julio são reflexo das entregas desempenhadas pelo gestor, que desde 2013 quando assumiu a prefeitura enfrentou uma sucessão de crises, e ainda assim conseguiu imprimir um modelo de gestão que refletiu na construção de dois hospitais, o da Mulher e do Idoso, o hospital veterinário, as Upinhas 24 horas, dentre outras ações na Saúde. No tocante à cidadania, construiu unidades do Compaz que ajudaram na redução da criminalidade no entorno destas unidades, consequentemente contribuindo diretamente para a melhoria de vida da população recifense.

Nestes oito anos, algumas coisas não foram realizadas, mas quando se coloca na balança o que foi feito e o que deixou de ser feito, o sentimento da população é de que teve mais entregas do que o que não foi possível entregar. Isso faz de Geraldo Julio um nome fortalecido para projetar uma eventual candidatura ao Palácio do Campo das Princesas em 2022.

A construção deste projeto tem o start inicial da aprovação obtida ao concluir o ciclo na prefeitura do Recife, mas demandará ações concretas do futuro ex-prefeito ao longo dos próximos dois anos no sentido de estadualizar seu nome e chegar em condições efetivas de suceder Paulo Câmara em 2022.

Sesc Arcoverde divulga programação das primeiras excursões de 2021

Mesmo em tempos de pandemia, o programa Turismo Social do Sesc Arcoverde está com duas opções de excursões para os primeiros meses de 2021. Os interessados em conhecer as belezas naturais de Pernambuco e Bahia podem escolher entre dois destinos: a Ilha de Rarrá, entre Petrolândia/PE e Glória/BA; e o Vale do São Francisco, entre Petrolina/PE e Juzaeiro/BA. A primeira viagem será nos dias 23 e 24 de janeiro e a segunda, no período de 13 a 17 de fevereiro. Os pacotes de viagem já estão disponíveis na Central de Relacionamento com o Cliente, localizada no Sesc que fica na Avenida Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364, no Centro de Arcoverde. É importante frisar que o Sesc toma todas as medidas de biossegurança para garantir a saúde dos excursionistas e equipe contra o novo coronavírus.

 

No passeio de janeiro, os turistas vão conhecer a Ilha de Rarrá, a Joia do São Francisco, que fica entre as cidades de Petrolândia, no Sertão pernambucano, e Glória, na Bahia. De lá, é possível visitar as ruínas submersas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Na excursão, será possível fazer um passeio de catamarã e tomar banho nas praias de água doce que cercam a ilha. Também terá visita ao artesanato local de Petrolândia, ao Mirante Serrota para ver o pôr-do-sol, e à Orla da cidade. A hospedagem será em pousada com pensão completa e o pacote de viagem inclui ainda guia turístico, ingresso para o catamarã, apresentações culturais e seguro-viagem. O preço é de R$ 10 parcelas de R$ 58; os trabalhadores do comércio e seus dependentes têm desconto com o Cartão do Sesc e pagam 10 parcelas de R$ 43.

 

Em fevereiro, no Carnaval, quando não terá folia de rua por determinação do Governo de Pernambuco, a opção é conhecer o Vale do São Francisco e as belezas históricas e naturais de Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Na programação, passeio de barco pelo Velho Chico; vista do pôr-do-sol na orla fluvial; visita à Vinícola Rio Sol, com passeios à fábrica, vinhedos e à Ilha do Pontal para degustação de vinhos; jantar no Bodódromo; city tours pelas duas cidades para conhecer igrejas, museus, orlas e a Fazenda da Uva, na cidade baiana; banho de rio na Ilha do Rodeadouro e jantar na Cervejaria Artesanal Haus Beer. O pacote de viagem custa 10 parcelas de R$ 159 para o público geral e 10 parcelas de R$ 119 para comerciários e seus dependentes e dá direito a hospedagem no Hotel JB, guia turístico e seguro-viagem.   

 

Sesc - Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

 

Serviço – Primeiras Excursões do Sesc Arcoverde em 2021

Venda de pacotes de viagem: Central de Relacionamento com o Cliente (Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro)

Informações: (87) 3821.0864

 

Programação:

Ilha de Rarrá (entre Petrolândia/PE e Glória/BA)

Data: dias 23 e 24 de janeiro

Preço do pacote de viagem: 10x de R$ 43 (trabalhadores do comércio e dependentes) e 10x de R$ 58 (público geral)

 

Vale do São Francisco (entre Petrolina/PE e Juazeiro/BA)

Data: de 13 a 17 de fevereiro

Preço do pacote de viagem: 10x de R$ 119 (trabalhadores do comércio e dependentes) e 10x de R$ 159 (público geral)