quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Ex-Promotor de Garanhuns, Alexandre Bezerra vai disputar eleição que pode levá-lo ào posto de chefe do Ministério Público de Pernambuco

 

No próximo dia 4 de janeiro, promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vão votar para escolher o chefe da Instituição para o período entre 2021 e 2023. O processo eleitoral e a apuração do resultado serão transmitidos ao vivo no YouTube e podem ser acompanhados pela sociedade por meio do canal MPPE Ao Vivo.

No próximo ano, um velho conhecido dos garanhuenses, o promotor Alexandre Bezerra, estará na disputa, e acaso logre êxito se tornará o novo procurador-geral de Justiça de Pernambuco, lugar que é ocupado desde 2017, com recondução em 2019, pelo também promotor de Justiça Francisco Dirceu Barros; ex-promotor de Justiça Criminal de Garanhuns, com passagem pela coordenação das Promotorias de Justiça aqui do município.

COMO SERÁ A ELEIÇÃO:

A participação no pleito é obrigatória e deve ser cumprida das 9 às 17 horas do dia 4 de janeiro. A novidade da votação deste ano, por causa da pandemia da Covid-19, é a adoção do sistema Votus, que permitirá a votação à distância por meio eletrônico.

São quatro candidatos ao total. Cada eleitor poderá votar em até três nomes que irão compor uma lista tríplice. Esta que por sua vez, será encaminhada ao governador do Estado de Pernambuco, a quem cabe escolher um deles para chefiar o Ministério Público no biênio 2021-2023.

ABAIXO, VOCÊ CONFERE O CURRÍCULO
          DO PROMOTOR ALEXANDRE AUGUSTO BEZERRA

Tem 25 anos de carreira de promotor de Justiça e 50 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1994. É especialista em Direito Penal e Processual Penal pela ASCES, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Atuou como advogado de 1994 a 1995.

Tomou posse como promotor de Justiça no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em maio de 1995, inicialmente na Comarca de Floresta. Atuações principais nas Promotorias de Floresta, Águas Belas, Sirinhaém, São Bento do Una, além de diversas outras pelo Sertão, Agreste e Zona da Mata. É titular da Promotoria de Justiça de Bom Conselho, depois de 17 anos atuando em Garanhuns.

Também exerceu a docência como professor de Direito, de 2002 a 2007, nas Faculdades de Direito de Caruaru e de Garanhuns.

De 2017 a 2019, foi designado para o cargo de secretário-geral do MPPE. Em 2019, após ser eleito para o Conselho Superior do Ministério Público, foi escolhido pelo órgão colegiado para o mandato de corregedor-geral, que o exerceu até final de novembro de 2020.

DISPUTA - Concorrem contra Alexandre, os Promotores, Marcos Antônio Matos de Carvalho; Maviael de Souza Silva e Paulo Augusto de Freitas Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário