quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Essa é notícia no Portal V&C Garanhuns, que traz uma serie de reportagens sobre: OBRAS PARADAS OU NÃO INICIADAS EM GARANHUNS

Prevista para ficar pronta em 2017, Reforma da Ceaga se arrasta há cinco anos

A partir de hoje, , o Portal V&C inicia uma série de publicações sobre obras paradas, não concluídas ou não iniciadas em Garanhuns. Foram, e serão, visitados pelo portal vários canteiros de obras inacabadas e locais onde deveria ter sido erguido uma benfeitoria pública. Dentre estes locais estão creches na Cohab III e Manoel Xéu, novo Colégio Municipal, Pórtico de Entrada do Magano, Campo do Parque Euclides Dourado, Reforma da Ceaga, quadra do Letácio Brito, entre outras, essas de responsabilidade do Governo Municipal. Já do lado do Governo Estadual temos as não iniciadas, e sabe-se lá Deus quando vão começar, construção do novo Hospital Regional e reforma do aeroporto de Garanhuns, promessas feitas pelo governador Paulo Câmara no seu primeiro mandato.


REPORTAGEM (1): REFORMA DA CEAGA
A

A primeira obra a ser abordada pela série de reportagens do V&C será a reforma da Ceaga. Em outubro de 2016 o Governo Municipal  de Garanhuns estampou a seguinte manchete em seu portal oficial. OBRAS DA CEAGA SEGUEM EM ANDAMENTO E 70% DOS TRABALHOS ESTÃO CONCLUÍDOS. clique AQUI e relembre. Em outra publicação, desta vez feita em fevereiro de 2017, o site governamental dava como certa a conclusão do empreendimento público no segundo semestre daquele ano, o que não ocorreu.

Em julho de 2018, o V&C visitou o canteiro de obras. O local era o retrato do descaso. O galpão encontrava-se abandonado e com um mal cheiro insuportável, principalmente provocado por fezes humanas. Era  grande também o número de menores em situação de vulnerabilidade que usavam o espaço para consumir drogas e cheirar cola. Na época também era comum a ação de marginais que utilizavam os galpões pra se esconder e praticar delitos. Após a visita em  julho 2018 procuramos o Governo Municipal. De acordo esclarecimento da Prefeitura de Garanhuns à época, a obra estava atrasada devido a necessidade de se realizar uma intervenção na rua André Vidal de Negreiros, acima do local do canteiro para uma substituição da drenagem pluvial existente. Feito a intervenção, o retorno da obra estava condicionado a aprovação de uma alteração de projetos que tramitava, na ocasião, na Caixa Econômica Federal e a previsão da própria prefeitura era que o novo complexo da Ceaga fosse entregue ainda em 2019. Não foi.


Nesta segunda, 27 de janeiro de 2020, voltamos ao local. Houve avanços em relação ao observado pelo portal há um ano e meio. Não há mais entulhos no canteiro e a construção está limpa, situação bem diferente da observada em 2018. Há um vigia no local e a porcentagem de serviços concluídos aumentou. Só há um problema. A obra está novamente paralisada aumentando assim a expectativa e ansiedade dos comerciantes de que o trabalho seja finalmente concluído, sobretudo pelas péssimas condições do velho galpão de vendas no atacado, atualmente em uso. O local encontra-se muito deteriorado pela ação do tempo. Alguns dizem que o telhado corre risco de desabar e provocar uma tragédia. "A situação aqui é muito critica. Quando estamos no sol é sol, na chuva é chuva. As telhas voam  e se pegar em alguém pode  matar. Quanto a higiene estamos dentro de um chiqueiro. Estamos abandonados em tudo. O telhado está enferrujado e caindo. Tá tudo acabado e com higiene precária", frisou uma comerciante ouvida dias atrás. 

A população, que é quem realmente paga por estas obras já que tudo é feito com recursos provenientes de impostos arrecadados do povo, espera a conclusão dos trabalhos da Ceaga para que comerciantes e consumidores possam finalmente ter um centro de abastecimento de hortifrutigranjeiros a altura de Garanhuns. No início dos trabalhos, o prefeito Izaías Régis afirmou: "A nova Ceaga irá oferecer aos feirantes e grossistas uma melhor qualidade para a comercialização dos produtos. Esta é uma grande obra para o desenvolvimento de nossa cidade”. É verdade; mas pra ser grande precisa ser concluída. Do contrário será mais um caso triste de desperdício de dinheiro público.


Atual galpão de atacadistas da Ceaga:
Estrutura está quase que totalmente deteriorada

DADOS ADICIONAIS

O QUE DEVERÁ SER ENTREGUE APÓS A  CONCLUSÃO DA REFORMA ( fonte: site do Governo Municipal)

 Um dos prédios que está sendo construído irá abrigar boxes para comercialização de todos os tipos de carne, além de espaços para alimentação, frios e laticínios. Serão 1.658,90m² de área total de estrutura, somando pavimento térreo e pavimento superior. Já o outro espaço será um galpão, servirá para comercialização de hortifrutigranjeiro no atacado.



VALOR DA OBRA ( fonte: Site do governo municipal)

 A reforma foi iniciada em meados de 2015. No local, estão sendo investidos mais de 5 milhões de reais (4.875.000,00 oriundos do Ministério da Agricultura (MAPA) e R$ 239.819,53 de recursos próprios do município. O portal está à disposição do Governo Municipal para esclarecimentos sobre o andamento da obra.


O PORTAL ESTÁ À DISPOSIÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL DE GARANHUNS CASO QUEIRA ESCLARECER À POPULAÇÃO QUANTO AOS FATOS PUBLICADOS NESTA MATÉRIA.


NÃO PERCAM A PRÓXIMA REPORTAGEM SOBRE OBRAS PARADAS OU NÃO INICIADAS EM GARANHUNS.

HOSPITAL MESTRE DOMINGUINHOS 

A próxima publicação do Portal V&C sobre as obras paralisadas ou não iniciadas vai abordar a novela em torno da construção do novo hospital regional de Garanhuns. Batizado de Mestre Dominguinhos, a benfeitoria foi prometida pelo governador Paulo Câmara no primeiro dia de seu primeiro mandato ( 01 de janeiro de 2015). Um terreno chegou a ser escolhido e uma placa foi colocada, mas, cinco anos depois, nada saiu do papel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário