Programação busca alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional
Ao longo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo uma programação em alusão ao Janeiro Branco, que tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Para isso, a equipe da Rede de Atenção Psicossocial segue trabalhando para dar visibilidade máxima ao tema, por meio de reflexões, debates e palestras em diversas instituições do município.
As ações já alcançaram mais de 400 pessoas, em uma
programação voltada para o combate do adoecimento emocional em instituições públicas e privadas; e também para a população, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Os locais têm recebido a intervenção de profissionais das equipes multiprofissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) Flores e AD.
Na sexta (24), o público-alvo foram os colaboradores da Locar, empresa responsável pelos serviços de limpeza urbana no município. A programação também passou por instituições como 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BIMtz), Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Assaí Atacadista, e unidades de saúde no Jardim Petrópolis e Vila do Quartel.
Nesta segunda-feira (27) o Janeiro Branco chega até o
Centro de Referência em Assistência Social (Cras Heliópolis), passando também pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), na terça (28); UBS Heliópolis I e II, na quinta (30); e Parque Fênix, na quinta (06). O encerramento da campanha será realizado no Centro de Atenção Psicossocial Flores, na quarta (29), a partir das 08h30min, em uma ação com atividades físicas, dinâmica corporal, avaliação nutricional, auriculoterapia e sorteio de brindes. O coordenador de Saúde Mental, Raimundo Neto, ressaltou a importância da campanha para se discutir a valorização da Saúde Mental dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “O autocuidado é uma parte muito importante do processo emocional, mas não pode ser visto como um todo. Por isso a Rede de Atenção Psicossocial do município segue empenhada, no âmbito do SUS, para promover políticas públicas voltadas para o bem-estar e saúde mental da população. Entendendo que a promoção e prevenção devem ser estendidas ao longo de todo ano”, pontuou.
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Com informações e fotos da Secretaria de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário