quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Homem com prisão de ventre tem 13 quilos de fezes removidos cirurgicamente

Esta matéria foi originalmente publicada no TonicPor Amber Brenza
Pense na última vez que você teve uma prisão de ventre – o inchaço, a dor abdominal, a sensação de que você precisa cagar, mas não consegue. Agora imagine sentir isso por 22 anos.
Essa era a realidade de um homem chinês até os médicos removerem mais de 76 centímetros de seu intestino inchado, pesando 13 quilos e cheio de fezes que vinham se acumulando desde que ele nasceu.
A Inverse relatou que o homem foi diagnosticado com doença de Hirschsprung, uma condição congênita causada pela perda de células nevosas no intestino, o que resulta em, bom, problemas de movimentação. Num trato digestivo saudável, alimentos e resíduos se movem pelos intestinos por movimentos peristálticos, ou contrações involuntárias dos músculos. Mas em algumas pessoas com a doença de Hirschsprung, os movimentos peristálticos param em partes afetadas do intestino grosso, ou cólon. Os resíduos acabam ficando ali, fazendo o órgão inchar, e se ficarem por muito tempo, isso pode se tornar uma condição apropriadamente batizada de "megacólon". Se o cólon fosse perfurado, ou rasgasse, a liberação de bactérias poderia levar a um choque ou septicemia mortal. Então a cirurgia pode ter salvado a vida do cara.
A doença de Hirschsprung geralmente é vista em recém-nascidos e diagnosticada quando eles não mostram movimentos intestinais em 48 horas depois do nascimento. É uma condição rara – que acontece com um em cada 5 mil recém-nascidos – e pode ser tratada com a remoção cirúrgica da parte do cólon que não possui as células nervosas. Mais incomum é crianças mais velhas serem diagnosticadas depois de mostrarem sintomas como barriga inchada, prisão de ventre crônica e desnutrição. (A doença de Hirschsprung é mais comum em homens e crianças com síndrome de Down e outras condições congênitas.)
Mas esse pobre homem estava bem crescidinho e foi internado em condição grave no hospital: ele estava fraco, mal conseguia andar, estava gemendo de dor e tinha problemas para respirar. Segundo os médicos, seu abdômen estava tão distendido que ele parecia grávido de nove meses.
O homem disse aos médicos que sofreu de prisão de ventre a vida inteira, achando um pequeno alívio em laxantes. (Qualquer tipo de laxante – formadores de volume, solução salina, hiperosmóticos – não vão funcionar direito se seu intestino também não estiver funcionando.) Ainda assim, os pais dele nunca acharam que a situação era séria o suficiente para procurar ajuda médica.
"Parecia que ele ia explodir a qualquer momento", disse Yin Lu do Décimo Hospital Popular de Xangai, onde a cirurgia aconteceu. A operação levou três horas; e no final, os médicos conseguiram remover com sucesso a parte afetado do cólon – junto com a matéria fecal. Ele deve se recuperar totalmente.
Agora vai comer umas fibras e agradeça seu sistema digestivo pelos movimentos peristálticos normais. E se seu filho tem prisão de ventre regularmente, procure um médico, pelamor.
Tradução: Marina Schnoor

Nenhum comentário:

Postar um comentário