terça-feira, 7 de junho de 2022

A escolha dos vices em Pernambuco

 

Foto: Diego Galba/Vice-governadoria

Por Edmar Lyra

O cargo de vice-governador apesar de sua importância institucional e até mesmo política nem sempre leva em conta questões de ordem eleitoral e as vezes é tido como acessório na hora das definições, mas em Pernambuco tivemos diversos vice-governadores que ascenderam de alguma maneira ao cargo de governador de forma definitiva, a exemplo de Gustavo Krause, que chegou a assumir como vice-governador de Roberto Magalhães quando este disputou o Senado e precisou renunciar, antes, o próprio Magalhães foi vice-governador de Marco Maciel antes de disputar o Palácio do Campo das Princesas.

Depois tivemos os casos de Carlos Wilson, Mendonça Filho e João Lyra Neto que ocuparam os postos com as renúncias dos titulares, Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos, respectivamente. Em 2014, por exemplo, a escolha de vice-governador precedeu a oficialização do nome para governador, antes mesmo de Paulo Câmara ser oficializado já se sabia que Raul Henry ocuparia o posto. Em 2018, foi a vez de Luciana Santos ascender a esta condição, e isso se deu porque ela patrocinou diretamente um entendimento entre PT e PSB que culminou na retirada de Marília Arraes, fator determinante para a reeleição de Paulo Câmara em primeiro turno.

Na disputa deste ano, ainda não há definições de vice-governadores de forma oficial, mas existem indicativos de que alguns nomes estariam no processo de afunilamento para a escolha. Na chapa encabeçada por Danilo Cabral (PSB), Luciana Santos (PCdoB) atual vice-governadora, é opção para continuar na chapa, que tem os nomes dos deputados federais Wolney Queiroz (PDT) e Silvio Costa Filho (Republicanos) como opções.

Na chapa de Raquel Lyra (PSDB), Priscila Krause (Cidadania) já é dada como certa, na de Marília Arraes (Solidariedade) a bola da vez é Sebastião Oliveira, enquanto Miguel Coelho (União Brasil) sinaliza querer uma mulher na vaga, que pode ser a deputada estadual Alessandra Vieira, do seu partido, apenas Anderson Ferreira (PL) não tem um nome especulado para o posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário